Veja como foi o encerramento da VIII Festa de Jesus das Santas Chagas

24/09/2023 às 21:03

O último dia do evento reuniu milhares de fiéis e coroou Jesus das Santas Chagas em celebração emocionante e repleta de testemunhos

Depois de uma semana cheia de atividades religiosas e culturais, chegamos ao último dia da Festa que glorificou a devoção da Associação Evangelizar É Preciso. Esta edição foi marcada pelo recorde de público, com mais de 55 mil fiéis de diversas localidades do Brasil e do mundo. Nem mesmo o dia de sol e calor impediu que devotos lotassem o Santuário de Nossa Senhora de Guadalupe e de Jesus das Santas Chagas para agradecer e pedir graças, inspirados nos inúmeros testemunhos emocionantes ouvidos durante o dia.

O encerramento começou com Santa Missa, com Padre Jorge Fortunato, Novena e passeio do Ícone de Jesus das Santas Chagas, conduzidos por Padre Ubiratã Tiburcio. Às 11h, Padre Reginaldo Manzotti celebrou a Santa Missa com um agradecimento especial a todos aqueles que participaram da Festa durante toda a semana. Ele relembrou que dezenas de caravanas e fiéis chegaram ao longo de toda a semana para se reunirem neste domingo, para coroar Jesus das Santas Chagas.

Foto: Rosane Moreira

O Sacerdote também contou uma grande novidade: que a partir da Festa de Jesus das Santas Chagas 2023, a Obra dá início ao ano de São Pio de Pietrelcina, por isso, aconteceram celebrações especiais dedicadas ao Santo durante a semana. “A intenção é marcar, com esta Festa, uma preparação para os 20 anos da Obra. Nossa prece é para que São Pio nos ajude a conquistar a Terra Prometida, assim como recebeu de Deus San Giovanni Rotondo. Por isso, São Pio de Pietrelcina, está em suas mãos”, afirma.

Na homilia, Padre Reginaldo refletiu que o Evangelho (Mateus 20,1-16ª) mostra a imagem de Deus que é perene, mas não ausente. É poderoso, mas também misericordioso. Ele explica que o Pai quer todos os Seus filhos na messe. Isso se faz com o chamado. Esse pedido aparece nos Carismas da Obra Evangelizar.

Foto: Associação Evangelizar É Preciso

“Como fiéis, temos que ser reflexos de Deus. E como Obra Evangelizar, temos que arregaçar as mangas e evangelizar. Quando falo da Obra, você que está com a fita amarela dos Mensageiros de Jesus das Santas Chagas faz parte disso e é invocado. Temos que ser o reflexo do Evangelho de hoje, desse Deus procurador de almas, que são pessoas que estão à beira do caminho, à margem da fé e distantes da vida sacramental”, comenta.

Pregações e orações marcaram o restante do dia

Após a Missa com Padre Reginaldo, os fiéis participaram da Contemplação das Santas Chagas de Jesus, com Padre Everson Kloster; pregação das Santas Chagas de Jesus, com Padre Rodrigo Natal; e Terço de Jesus das Santas Chagas, com Irmã Andrea dos Reis e Ironi Spuldaro.

Às 16h, Padre Pierre Mauricio conduziu uma pregação sobre as Virtudes atribuídas às Santas Chagas. Ele refletiu sobre cada uma das Virtudes: Caridade, Mansidão, Fé, Esperança e Humildade e reforçou que o amor de Deus nos chama. É a Fé que faz todos os fiéis presentes estarem ali no Santuário para um dia de oração. O que cultiva é a Virtude da Esperança.

Foto: Associação Evangelizar É Preciso

O Sacerdote ainda relembrou a passagem bíblica do milagre na cidade de Naim (Lc 7,11-17), que mostra quando Jesus ordenou ao filho morto de uma viúva que levantasse. “A chegada de Jesus gera no coração daquela mulher a esperança. Quantas pessoas nesta Igreja estão com o coração movido pela esperança? Saber a Palavra de Deus não significa que experimento e sinto Deus como aquela mulher experimentou. Não posso só saber a Palavra, mas é preciso permitir que Jesus das Santas Chagas me visite e me cubra de esperança.”

Padre Pierre ainda completa: “A viúva de Naim decidiu acreditar. É o que eu desejo para cada um que aqui está, tenha coração cheio de esperança. Permita que a Virtude chegue em sua vida. Peça que seja humilde e diga ‘sem Jesus das Santas Chagas não consigo’. Saiba que a sua dor encontrará remédio nas Chagas de Jesus. Isso é ser humilde, saber que sozinho não é nada. Que você precisa d’Ele”, finaliza.

Testemunhos de fé

Rosana dos Santos é Mensageira há três anos e devota de Jesus das Santas Chagas. Testemunhou uma graça que pediu para seu filho de coração, Everton Rodrigo da Silva, de 25 anos. Em 2021, ele sofreu um acidente de moto. O rapaz ficou em coma na UTI e ela pediu a Jesus das Santas Chagas pela cura do filho.

“Fui na Obra, abençoei uma água e levei ao hospital uma imagem de Jesus das Santas Chagas. Não podia entrar com nada, por isso, colocamos abaixo da cama. Pedi o milagre e Jesus das Santas Chagas atendeu. Estou aqui com ele para agradecer”. Rosana é de Jandaia do Sul. Ela, seu filho e a mãe biológica dele, Fernanda Rosa da Silva, vieram à Festa de Jesus das Santas Chagas em uma caravana de 44 pessoas para agradecer.

Foto: Associação Evangelizar É Preciso

Maria José Pereira, de Uberlândia (MG), deu um testemunho durante a Santa Missa, diante do Padre Reginaldo Manzotti. Ela contou que teve câncer em 2010 e procurou o Sacerdote para um conselho e oração. A mulher voltou ao Santuário de Nossa Senhora de Guadalupe para testemunhar a graça da cura. Confira abaixo o testemunho:

Maria Gerlane Alves de Oliveira, de Bezerros (PE), veio com o marido, Jardel de Oliveira, para participar da Festa de Jesus das Santas Chagas. Ela foi convidada pela Obra para participar da celebração, por ser uma associada fiel. A pernambucana conta que se tornou associada depois de uma graça conquistada: “Estamos levando para casa muita paz, bênção e amor. A devoção só aumenta. Estamos aqui, pois me tornei associada depois de um grande milagre que foi uma cirurgia no coração de meu pai. Somos uma família de associados, meus pais, meus irmãos e eu”.

Foto: Associação Evangelizar É Preciso

Reta final

O encerramento da VIII Festa de Jesus das Santas Chagas se deu com a Adoração ao Santíssimo Sacramento, Santa Missa e Coroação de Jesus das Santas Chagas, com Padre Reginaldo Manzotti. O Sacerdote chamou outros Padres e Religiosos para participarem e auxiliarem na condução do momento. Padre Renato Redeson falou aos fiéis sobre a importância de deixar Jesus atuar em nossas vidas de forma ativa.

“Se o Senhor é alguém e a Palavra d’Ele não entrar em nosso coração, você vai terminar adorando um fantasma. Portanto, o Senhor toca em você e diz ‘Eu não sou um fantasma, sou Eu e não me trate como qualquer um’. Não fuja d’Ele e não saia da Sua presença. O escute quando falar com você. Quando te tocar, O receba e obedeça as verdades que Ele entrega”, afirma.

Foto: Associação Evangelizar É Preciso

O pregador Ironi Spuldaro complementa Padre Renato, ao dizer que somos ovelhas que Jesus não quer perder. “Eu tive uma visão de anjos ajoelhados diante de Jesus, pedindo para Ele deixar sofrer como seres humanos sofrem. Jesus disse que nem os anjos podem ter a graça que todos têm, de passar pelo sofrimento, pois só assim todos podem entender que Deus não é um fantasma. Não é aquele que castiga, mas que cura. Nunca reclame da tua dor, não tenha olhar de urubu que só enxerga o que não presta. Seja um beija-flor que sabe que de Deus só tem amor, bênção e milagre”.

Na celebração, Padre Reginaldo voltou a agradecer todos os fiéis que estiveram presentes na Festa. Lembrou também dos voluntários, colaboradores, Padres e pregadores que se dedicaram em fazer acontecer este momento especial por Jesus das Santas Chagas. Além disso, ele relembrou que a Obra faz 18 anos em 2023, e começa a se preparar para a grande festa de 20 anos. Mas, para acontecer, ele reforçou que é preciso um lugar maior, para receber mais e mais pessoas.

Durante a solenidade, o Sacerdote recebeu o garoto Gabriel Santos Miranda, que trouxe em mãos um envelope da Turma do Manzottinho com uma doação para a Terra Prometida, da Obra Evangelizar. Veja a seguir o momento em que Padre Reginaldo o recebe:

Na sequência, Padre Reginaldo Manzotti enaltece as Chagas de Jesus e a gota do Preciosíssimo Sangue. “Você ouviu testemunhos. Tudo provém das Santas Chagas, a misericórdia de Deus vem das Santas Chagas de Jesus. A Obra ajuda a fazer um movimento que é de puxar o Sangue e enviá-lo. Como assim? O nosso coração precisa ser uma bomba e fazer um movimento de puxar e bombear, para irrigar todos os membros. Se falhar, dá infarto, aneurisma. Hoje, estamos no momento de acolher, e temos claro a necessidade de ir e enviar. Por isso, temos as Caravanas Missionárias e os Mensageiros de Jesus das Santas Chagas. Esse movimento de ir, de anunciar e se movimentar. Pois o Evangelho não mostra Deus como estático”, conclui.

Foto: Associação Evangelizar É Preciso

Deseja conferir o que aconteceu nos outros dias da Festa de Jesus das Santas Chagas? Leia aqui e veja mais no canal do YouTube da TV Evangelizar.
Quer ver as fotos da programação religiosa e cultural nos sete dias de evento? Acesse aqui.