Um dia inteiro de bênçãos na XI Festa da Misericórdia

08/04/2024 às 14:27

Confira como foi a programação, que contou com pregações e procissão luminosa

Neste domingo (7), a XI Festa da Misericórdia reuniu milhares de pessoas para um dia de fé e devoção no Santuário Nossa Senhora de Guadalupe e de Jesus das Santas Chagas, em Curitiba (PR). Realizado sempre no primeiro domingo após a Páscoa e transmitido pela Rede Evangelizar de Comunicação, o evento recebeu diversos Sacerdotes e religiosos de todo o Brasil para pregações, louvores e orações, que findaram na celebração da Santa Missa e procissão luminosa pelo centro da cidade, conduzidas por Padre Reginaldo Manzotti.

Na Missa de encerramento, o Sacerdote contou que acompanhou as movimentações no Santuário desde o início do dia. Ele agradeceu a presença dos fiéis e convocou a todos para se abastecerem da Misericórdia Divina na Festa e no restante dos seus dias. “Se olharmos verdadeiramente onde chegamos e como chegamos, agradeceremos a misericórdia de Deus. Olhe para sua vida e o quanto ela te sustentou, te amparou e perdoou”, reflete.

Foi Santa Faustina Kowalska, nos anos 1930, quem recebeu o pedido de Jesus para que não O esqueçamos e O celebremos por meio da Festa da Misericórdia. Padre Reginaldo relembrou a importância da Santa polonesa e a participação dela no reconhecimento da devoção a Jesus Misericordioso, que se firmou com a celebração instituída pelo Papa São João Paulo II no ano 2000.

Foto: Felipe Gusso

Na homilia, explicou o que significa a misericórdia de Jesus e como se materializa na vida e no dia a dia dos fiéis. “Hoje, vivemos graças e bênçãos, porque Ele disse: ‘está nas minhas entranhas derramar a misericórdia na humanidade.’ Aos pecadores, aquelas pessoas com maior dificuldade de encontrar o perdão, se aproximem, não tenham receio de pedi-lo a Jesus. É a base de toda a devoção quando Ele diz: ‘eu lhes darei o perdão’”, afirma.

O Sacerdote relacionou o Evangelho do dia (João 20,19-31) para destacar a misericórdia do Filho de Deus. Na passagem, Jesus Ressuscitado encontra-se com os discípulos, deseja a paz e diz: “Recebei o Espírito Santo. A quem perdoardes os pecados, eles lhes serão perdoados; a quem não perdoardes, eles lhes serão retiros”. Cristo também mostra o lado aberto ao incrédulo Tomé, que pelas Chagas, se dá conta do Milagre da Salvação.

“O Senhor chega até os discípulos com misericórdia. Tendo ressuscitado, ressuscitou-os na misericórdia. Uma vez feito isso, tornou-os misericordiosos. Jesus nos dá três grandes presentes: a paz, o Espírito Santo e as Santas Chagas. Quando, no Evangelho, Jesus diz ‘eu Vos dou a minha paz’, isso é misericórdia. Se você se sente inútil, cheio de problemas, com remorso por algum motivo, lembre-se: deixe Deus agir na misericórdia”, enfatiza Padre Reginaldo.

Programação intensa durante todo o dia

A programação da Festa contou com Terço da Misericórdia, conduzido por Padre Jorge Fortunato, e Santa Missa com Padre Renato Redeson pela manhã. Na homilia, o Sacerdote refletiu sobre a imagem vista na aparição de Jesus a Santa Faustina: sangue e água que saíam do coração do Filho de Deus como raios, que jogavam luz diante da Terra e da escuridão.

“Jesus dizia para Santa Faustina que essa escuridão é a de quem vive na miséria, sob o erro e sob o pecado. Ele disse: ‘Faustina, anuncia ao mundo inteiro que eu derramarei sobre a Terra uma porção a mais da minha misericórdia’. E pediu para ela convocar a Igreja inteira para abrir as portas para todos que estão mal e feridos por qualquer tipo de miséria, desde a material até a maior de todas, o pecado”, explica Padre Renato.

Foto: Felipe Gusso

Ainda pela manhã, houve a pregação “O Bom Samaritano”, com Jorge Pontes, e a pregação “Misericórdia Divina e a vinda de Jesus”, com Padre Cleber Leandro. Pela tarde, houve Terço da Misericórdia com Padre Gino da Imaculada Conceição e Terço de Jesus das Santas Chagas com Padre Renato Redeson. As pregações foram comandadas por Padre Francisco de Assis (“Misericórdia e Confissão”) e Padre Bruno Moreira (“A Misericórdia de Deus para as Famílias”).

Na Adoração ao Santíssimo Sacramento, Padre Jorge Fortunato começou o momento de espiritualidade com um clamor aos milhares de fiéis presentes: que abram espaço para a misericórdia de Deus. “Tua vida precisa de mais misericórdia? É no trabalho ou na empresa que você trabalha? É na universidade que você estuda? É dentro de casa? Pense em qual ambiente precisa de intercessão. Convido a fazer um exercício: olhar mais para dentro de si e praticar mais misericórdia consigo mesmo. Não esqueça de você. Se Deus nos ama da forma que somos, menos o ato pecaminoso, somos templos do Espírito Santo. Significa que você é amado pela infinita misericórdia de Deus”, determina.

Foto: Felipe Gusso

Uma tarde de testemunhos

As cunhadas Dilva Oliveira Nascimento Souza e Rubia Costa Souza participaram da Festa da Misericórdia para agradecer a conquista de um emprego do marido de Dilva, José Rogério Costa Souza, que também estava presente. A família é natural da Paraíba, mas residem em Minas Gerais e Paraná, consecutivamente.

Dilva, que está em férias com a família em Curitiba (PR), aproveitou para participar do evento e agradecer: “Meu marido entregava currículo e nada aparecia. Me mantive de joelho no chão e me agarrei à TV Evangelizar. Meu esposo recebeu uma proposta de emprego em Minas Gerais. Viemos para agradecer. Minha felicidade maior é que acompanhei a Semana Santa na Rede Evangelizar e vim a Curitiba visitar minha família. Não me dei conta que estaria aqui bem no final de semana da Festa. Falei à minha mãe que sempre assisti pela TV e nunca imaginaria que participaria”, confidencia.

Foto: Maria Fernanda Mileski

Também de outro estado, a caravana composta por 54 pessoas e liderada por Eduardo e Zenita Loth, também se juntou aos fiéis da Festa da Misericórdia. De Mafra (SC), a devota conta que fazem viagens regulares para eventos da Obra Evangelizar. No entanto, é a primeira vez que conseguem organizar a caravana para que o grupo possa acompanhar a procissão luminosa ao final da celebração.

“Fazemos isso para agradecer as inúmeras graças em nossas vidas e aumentar nossa fé. Também vim pedir emprego para minha filha. Contribuo com a Obra da maneira que conseguir, nem que seja trazendo mais e mais fiéis para os eventos”, afirma Zenita.

Procissão em noite estrelada

Diferente do ano anterior, a XI Festa da Misericórdia encerrou com uma procissão luminosa sob um céu estrelado. Tradicional no calendário de eventos da capital paranaense, milhares de fiéis acompanharam a passeata pelas ruas e pelas janelas do Centro de Curitiba em coro de oração.

Foto: Felipe Gusso

Reveja este e outros momentos da Festa da Misericórdia pelo YouTube da TV Evangelizar: assista à manhã aqui e aqui, e à tarde aqui. Veja as fotos aqui.