Fazer o bem e ajudar quem mais precisa é sempre preciso! Para promovê-lo, a Associação Evangelizar É Preciso atua em diversas frentes para contribuir com necessidades de filhos e filhas de Deus do Brasil inteiro. A caridade como fruto da Justiça é um dos nossos carismas e ele se transforma em obras nos mais diversos formatos e ações por meio da área de Projetos Sociais, que faz parte do setor de Captação e Relacionamento.

Antes chamada de Responsabilidade Social, a área foi reestruturada e tem como foco promover projetos de transformação social de maneira ampla e sólida. A busca é por transformar realidades de maneira ativa: na arrecadação e doação de alimentos, no acompanhamento da saúde física e mental de pessoas em situação de vulnerabilidade social e diversas outras frentes, além de campanhas importantes realizadas em períodos específicos do ano, como a Páscoa da Vida, Dia das Crianças e Natal de Verdade.

20201210_084842

CONHEÇA TODAS AS FRENTES DE ATUAÇÃO DE PROJETOS SOCIAIS

Business teamwork join hands together. Business teamwork concept

SERVIÇOS VOLUNTÁRIOS DE PSICOLOGIA

atenção à necessidade dos serviços de saúde mental para a comunidade, a Associação Evangelizar disponibiliza, por intermédio de seus voluntários Psicólogos, sessões gratuitas de Em Psicoterapia, que trabalham a prevenção e o tratamento das doenças mentais, distúrbios emocionais e de personalidade, atendendo a população mais vulnerável e em situação de risco social.

Os serviços de psicologia têm, entre sua proposta, minimizar danos psicológicos, por meio do acolhimento e apoio, auxiliando as pessoas a enfrentarem seus problemas cotidianos com mais segurança e autoconhecimento, favorecendo para a promoção da qualidade de vida e bem-estar.

SERVIÇOS VOLUNTÁRIOS NA ÁREA JURÍDICA

Os serviços de orientações jurídicas também são prestados à comunidade, realizados por advogado voluntário, visando o acesso aos direitos e prestando informações pertinentes para o exercício da cidadania de pessoas que se encontram em situação de vulnerabilidade social e risco. Esses atendimentos são prestados de forma gratuita nas esferas civil, penal, de família, do trabalho e Previdência Social.

Serviços juridicos
20190911_144555

SERVIÇOS NA ÁREA NUTRICIONAL

A nutrição também está diretamente relacionada à saúde, bem-estar e qualidade de vida, e integra uma poderosa ferramenta na prevenção, controle e combate de diversas doenças. Atentos a essas questões, a Associação Evangelizar oferece à comunidade o serviço de orientação nutricional realizado por nutricionista voluntária.

Trata-se de um acompanhamento técnico complementar aos tratamentos medicamentosos e outras intervenções médicas visando o reestabelecimento da saúde.

Todos os atendimentos voluntários são formulados e desenvolvidos em consonância ao Serviço Social da Associação Evangelizar para a garantia da integralidade do acesso aos direitos dos cidadãos. A atuação do serviço social também garante a exclusividade dos atendimentos ao público em situação de vulnerabilidade social e risco, o que é realizado por meio de triagem e análise socioeconômica.

ATENDIMENTO DO SERVIÇO SOCIAL

 Acompanhando as demandas das expressões das questões sociais, a Associação Evangelizar É Preciso presta, por meio de profissional do Serviço Social, diversos serviços à comunidade, no que tange o acesso aos direitos e promoção da dignidade humana. Esses atendimentos acontecem por meio dos processos de acolhimento e escuta, principalmente voltados aos cidadãos em situação de vulnerabilidade e ou risco social.

Prestamos orientações relacionadas aos atendimentos dos serviços voluntários, às violações de direitos, divulgação de benefícios sociais, programas e projetos socioassistenciais, encaminhamentos a órgãos públicos de referência, entre outras intervenções pertinentes à prática do serviço social.

Atendimento social 2

PARCERIAS

terceiro setor 2

PARCERIA COM INSTITUIÇÕES DO TERCEIRO SETOR

A relevância do terceiro setor está relacionada ao impacto que estas organizações geram na sociedade e na sua capacidade de garantia dos direitos dos cidadãos. Atuam em diversos segmentos que buscam pelo desenvolvimento e transformação social por meio da assistência social, saúde, educação, cultura e meio ambiente.  Essas instituições trazem propostas de enfrentamento aos diversos problemas sociais buscando minimizar suas consequências. Além do atendimento às comunidades, elas também geram empregos e estimulam o serviço de voluntariado.

Sabendo do potencial transformador dessas organizações, a Associação Evangelizar desenvolve parcerias que fortaleçam a atuação dessas instituições sociais, promovendo a cidadania e a dignidade humana por meio da união de diferentes potencialidades, buscando impactar um número cada vez maior de pessoas.

Essas parcerias possibilitam atender diferentes públicos, considerando principalmente suas necessidades e especificidades, como os atendimentos aos idosos, às pessoas com deficiências, migrantes, crianças e adolescentes, pessoas em situação de rua, dependentes químicos e famílias em situação de vulnerabilidade social e risco.

PROJETO ABRACEI – PARCERIA COM A PASTORAL DA CRIANÇA

 O Projeto ABRACEI é uma parceria entre a Associação Evangelizar e a Pastoral da Criança que teve início em 2012 e consiste no apoio ao atendimento de 10 mil crianças a partir de atuação das equipes da Pastoral da Criança. Há nove anos, a Associação repassa um valor financeiro anual correspondente a esse número de atendimentos e os recursos são aplicados nos projetos sociais desenvolvidos pela Pastoral que atendem essas crianças bem como na implantação de novas atividades, selando o compromisso das duas organizações com a garantia dos direitos de crianças e adolescentes.

A Pastoral da Criança, organismo de ação social da CNBB (Conferência Nacional dos Bispos do Brasil), atua desde 1983 em âmbito nacional, desenvolvendo um amplo trabalho de orientação e acolhimento às famílias em ações básicas de saúde, educação, nutrição e cidadania, com o objetivo de desenvolvimento integral das crianças, famílias e comunidades, sem distinção de raça, cor, profissão, nacionalidade, sexo, credo religioso ou político.

Pessoa idosa

PARCERIA COM PASTORAL DA PESSOA IDOSA 

Fundada em 2004 pela médica pediatra e sanitarista, Dra. Zilda Arns, a Pastoral da Pessoa Idosa, Organismo da CNBB (Conferência Nacional dos Bispos do Brasil), atua na atenção, cuidado e acompanhamento ao idoso, realizados com visitas domiciliares feitas periodicamente pelos líderes voluntários que atuam em todo o Brasil. Assim, são assistidas mais de 170 mil pessoas idosas que são orientadas no âmbito da saúde e bem-estar, levando afeto, esperança e fortalecendo vínculos com esses que, muitas vezes, estão em situação de abandono, vulnerabilidade social e risco. Além disso, a Pastoral da Pessoa Idosa desenvolve ações que valorizam o idoso, promovendo a dignidade e o exercício da cidadania por meio do acesso aos seus direitos.

Enaltecendo todo o trabalho que a Pastoral da Pessoa Idosa vem desenvolvendo frente aos desafios impostos ao idosos, a TV Evangelizar apoia e contribui com suas ações, com a produção e transmissão do Programa “Envelhecer de Bem com a Vida”. Programa que faz parte da grade da emissora desde 2016 e que traz uma abordagem direcionada a este público, tratando de diversos assuntos como saúde, educação, nutrição, cidadania, fé e espiritualidade. É a voz da Pastoral que alcança outras comunidades, favorecendo o acesso à informação, promovendo mais qualidade de vida e bem-estar a essas pessoas e valorizando o processo de envelhecimento, como forma de contribuição à sociedade, fomentando a autonomia e o protagonismo da pessoa idosa.

CAMPANHAS

Arrecadação de alimentos

CAMPANHA DE ARRECADAÇÃO DE ALIMENTOS 

A Associação Evangelizar realiza campanha permanente de arrecadação de alimentos, diante do compromisso e responsabilidade com a sociedade, buscando viabilizar a segurança alimentar de pessoas em situação de vulnerabilidade social e risco. Materiais de higiene pessoal e limpeza também são arrecadados e doados, buscando atender necessidades básicas dessa população.

Compreendendo o novo contexto social e a crescente demanda da necessidade de alimentação entre a população, a Associação Evangelizar, por meio de seu Presidente, o Padre Reginaldo Manzotti, vem promovendo desde o ano de 2020 Lives Solidárias, com o intuito de ampliar a arrecadação de alimentos e, consequentemente, expandir a abrangência da Associação Evangelizar para outras regiões do país. Torna-se uma alternativa de fomentar a solidariedade, priorizando o atendimento às famílias impactadas pela pandemia da Covid-19.

Assim, se criou uma rede solidária com a parceria de diversas Paróquias ligadas às Arquidioceses de outros municípios e estados do país, que desempenham um papel social dentro das comunidades periféricas em que atuam.

projeto leitura 2

DIA DAS CRIANÇAS E DIA NACIONAL DA LEITURA

Celebrado em 12 de outubro, mesmo Dia das Crianças, o Dia Nacional da Leitura ressalta a importância da oferta da leitura na primeira infância, promovendo a cultura da leitura no país.

Pensando em uma articulação com essas datas tão importantes no calendário nacional, e nos múltiplos benefícios da prática da leitura entre as crianças, como a melhora na escrita, o desenvolvimento de vocabulário, a estimulação da criatividade e imaginação e a aquisição de cultura, a Associação Evangelizar unificou as ações que promovem não só o entretenimento mas como também o incentivo à leitura entre as crianças. Nesse período são arrecadados livros infantis de literatura que são doados às crianças que também são envolvidas em dinâmicas lúdicas de contação de histórias, leitura e construções criativas, propondo maneiras mais atrativas de fomentar essa cultura na primeira infância.

Lacre amigo

CAMPANHA LACRE AMIGO

 A Concessionária Arteris é uma Companhia do setor de concessões de rodovias do Brasil que administra rodovias localizadas nos Estados de São Paulo, Minas Gerais, Rio de Janeiro, Santa Catarina e Paraná.

O Projeto Lacre Amigo é desenvolvido pela Concessionária Arteris que tem parceria com outras organizações, como escolas, empresas privadas, instituições e comércios, e consiste na troca de lacres de alumínio por cadeiras de rodas. A cada 90 quilos de lacres é possível fazer a troca por uma cadeira.

A Associação Evangelizar, comprometida tanto com a causa da pessoa com deficiência ou mobilidade reduzida, como com o cuidado ao meio ambiente, iniciou em 2019 a parceria com a Concessionária Arteris, por meio do Projeto Lacre Amigo, e desde então, já beneficiou 13 pessoas com cadeiras de rodas.

A Associação Evangelizar arrecada os lacres de alumínio, os repassa à Concessionária, que encaminha em troca, cadeiras de rodas, que posteriormente são destinadas às pessoas que não tenham condições de adquirir esse material pelos meios próprios.

Essa mobilização reflete o desejo da comunidade em ajudar outras pessoas com algum tipo de limitação e que necessitam da cadeira para melhor se locomover, proporcionando mais autonomia, qualidade de vida e conforto a essas pessoas.

Além disso, é uma maneira de contribuir de forma concreta com o cuidado ao meio ambiente, a partir do compromisso com a sustentabilidade e a correta destinação dos resíduos descartados.

IMG-20210727-WA0051

GESTOS QUE ACOLHEM

Na perspectiva da acolhida às mães gestantes que se encontram em situação de vulnerabilidade social, a Associação Evangelizar desenvolve permanentemente a campanha de arrecadação de roupas e outros itens para compor enxovais para os bebês que vão nascer. Valorizando a vida, em todas as suas fases, a Associação busca apoiar essas gestantes, nesse momento especial, proporcionando mais conforto e segurança a essas famílias.

IMG-20200828-WA0022

ATENDIMENTO ÀS PESSOAS COM DEFICIÊNCIA, MOBILIDADE REDUZIDA E OUTRAS COMORBIDADES – CUIDAR É PRECISO

 Proporcionar qualidade de vida às pessoas com deficiência ou com mobilidade reduzida – essa é a missão a Associação Evangelizar, que realiza permanentemente a campanha de arrecadação de materiais hospitalares, como cadeiras de rodas, cadeiras de banho, andadores, muletas, bengalas, colchões e camas hospitalares, entre outros itens que ofereçam mais conforto a essas pessoas, buscando minimizar as dificuldades enfrentadas diariamente.

Materiais escolares

CAMPANHA DE ARRECADAÇÃO DE MATERIAIS ESCOLARES

 A Associação Evangelizar promove anualmente a “Campanha do Material Escolar”, com o objetivo de arrecadar materiais escolares que são destinados às crianças e adolescentes de 6 a 14 anos de famílias em situação e vulnerabilidade social.

A proposta é contribuir materialmente para o incentivo à educação desse público oferecendo os recursos necessários para o início do ano escolar, favorecendo o processo de aprendizagem.

Pascoa da vida

CAMPANHA PÁSCOA DA VIDA

 É pela partilha que a Associação Evangelizar propõe uma nova perspectiva da celebração da Páscoa. O intuito é arrecadação de doces e chocolates que são distribuídos às crianças em situação de vulnerabilidade social, levando alegria para quem mais precisa. Assim, a Associação promove anualmente a “Campanha Páscoa da Vida”, que traz uma mensagem de solidariedade e empatia, evidenciando a passagem de Jesus na Terra, que nos proporcionou uma vida mais fraterna e humana.

Campanha do cobertor 2

CAMPANHA DO COBERTOR

 Celebrado em 13 de maio, o Dia da Fraternidade Brasileira enfatiza a fraternidade como um valor que mantém a união e a paz na sociedade. A partir dessa referência, a Associação Evangelizar lança, anualmente, sua “Campanha do Cobertor”, pois com a chegada do frio, muitas pessoas em situação de vulnerabilidade social passam por dificuldades em se aquecer, não tendo roupas adequadas para enfrentar as baixas temperaturas.

Motivados por essa necessidade, a Associação Evangelizar arrecada cobertores novos que são entregues à comunidade. Com esse gesto concreto de fraternidade, buscamos levar um pouco de conforto, cuidado e atenção aos que mais necessitam.

Concientização 3

AÇÕES DE CONSCIENTIZAÇÃO PARA A POPULAÇÃO

 Além das Campanhas permanentes que a Associação Evangelizar desenvolve no decorrer do ano, a Associação ainda promove diversas ações no intuito de conscientizar a população sobre questões importantes do cotidiano, como a preservação dos recursos naturais em momentos como comemorações pelo Dia do Meio Ambiente e Dia da Árvore, o cuidado com a saúde, ou como em ações pelo Dia Nacional da Saúde Bucal, por exemplo. Além de comemorações que evidenciam a fraternidade como um alicerce da sociedade, como é o caso das ações pelo Dia Internacional da Paz e Dia da Caridade.

natal de verdade 2

CAMPANHA NATAL DE VERDADE

Promover momentos de confraternização, fomentando a solidariedade de pessoas que queiram proporcionar a crianças e idosos um Natal mais alegre e cheio de esperança. Motivados por esses sentimentos, a Associação Evangelizar promove, anualmente, a “Campanha Natal de Verdade”, que prevê a arrecadação de brinquedos, doces, meias e produtos de higiene pessoal contemplando esse público.

Em uma época que inspira a partilha, o amor e o cuidado com o próximo, a Associação convida as pessoas a participarem da campanha de arrecadação de presentes e tornar o Natal de alguém mais especial.

Outubro rosa

CAMPANHA DO OUTUBRO ROSA

O Movimento Outubro Rosa também é evidenciado anualmente pela Associação Evangelizar chamando a atenção para a conscientização do controle e prevenção do câncer de mama. Nesse movimento, que também é solidário e altruísta, a Associação arrecada lenços, cabelos, chapéus, gorros e outros acessórios que possam elevar a autoestima de mulheres que estão passando pelo tratamento da doença.

Entre em contato com a área de Projetos Sociais da Obra:
(41) 3221-6030
[email protected]