“Desperta, tu que dormes”: confira como foi primeiro dia do Retiro Nacional

24/02/2024 às 21:52

Pregações, música e Adoração marcam primeiro dia da 12ª edição do Retiro Nacional da Associação Evangelizar É Preciso 

Acolhidas com muita fé, louvor e entusiasmo, cerca de 6 mil pessoas, do Brasil e do exterior, se uniram para vivenciar uma experiência de imersão espiritual com orientação do Padre Reginaldo Manzotti. Com o tema “Desperta, tu que dormes” (Ef 5,14), o Retiro Nacional da Associação Evangelizar É Preciso aconteceu nos dias 24 e 25 de fevereiro, no Centro de Eventos Positivo, em Curitiba (PR). 

Para dar início ao primeiro dia, Padre Reginaldo deu as boas-vindas aos participantes e ressaltou a alegria de poder conduzir o momento após o período de recuperação de uma cirurgia na coluna. “Vocês que estão aqui e aos que acompanham de todo o mundo pela Rede Evangelizar de Comunicação, obrigado pela presença. Também agradeço pelas orações, porque eu sei que você rezou e pela graça e intercessão de São Pio de Pietrelcina, São José e Nossa Senhora do Carmo é que estamos aqui hoje neste Retiro Espiritual”, agradeceu o Sacerdote.

Foto: Felipe Gusso

 

Depois, ele motivou os fiéis a pensarem e colocarem suas intenções em oração. “Não quero que você comece esse Retiro derrotado. Você é filho da Promessa, de Jesus Ressuscitado, de Jesus das Santas Chagas. Por isso, comece decidido: qual é a graça que você vai pedir neste Retiro, hoje e amanhã?”, questionou.

A programação do sábado teve show de evangelização com o cantor Tony Allysson que, por meio da música, convidou os fiéis a rezarem e se clamarem pelo Espírito Santo. “O Retiro está sendo uma bênção com a pregação da Palavra e os momentos de oração. E a música está dentro da nossa vida, ela é um instrumento de evangelização. É uma alegria estar aqui e poder evangelizar assim. Deus não faz milagres por fazer, Ele faz com propósito, para nos levar a algum lugar, e aqui no Retiro não é diferente”, comenta o cantor.

Foto: Felipe Gusso

 

Para fechar o dia com chave de ouro, aconteceu uma encenação sobre o “despertar” para Deus e, em seguida, a emocionante Adoração ao Santíssimo, que tocou o coração de todos os que participaram. 

O primeiro dia de Retiro Nacional contou ainda com apresentação de Carol Tormena e William Teixeira, momentos de animação e louvor com o Ministério Evangelizar e de oração com Padre Renato Redeson. Quem esteve também pôde participar de ações especiais, como o Cine São Pio, interagir com a Turma do Manzottinho e visitar a loja da Produtos Que Evangelizam, marca parceira da Obra.

Saiba mais sobre o segundo dia de evento aqui. Veja as fotos aqui.
Assista ao 1º dia (parte 1 e parte 2) e ao 2º dia (parte 1 e parte 2) do XII Retiro Nacional no canal do YouTube da TV Evangelizar.

Pregações 

A reflexão central das primeiras pregações foi na história de Elias, um dos maiores profetas de Israel, que denunciou a idolatria, se levantou contra os governantes e foi um homem ungido com o poder de Deus. 

1ª palestra | Elias no Carit: em busca da fonte

Com iluminação bíblica de 1Reis 17,1-4, Padre Reginaldo refletiu com os fiéis sobre o cuidado de Deus conosco. Assim como o Senhor orientou Elias a ir para Carit até passar o período de seca, Ele também prepara nosso caminho com zelo. “Filhos, nada na vida acontece por acaso, Elias estava no olho do furacão e Deus sabia que ele passaria por provações e o preparou para o que iria acontecer. Todos precisamos de um Carit e Deus nos proporciona. Nos momentos mais difíceis, não nos deixa sem cuidado, proteção e zelo”, afirmou o Sacerdote. 

Ele perguntou aos presentes se conseguiam ver nas suas vidas quando Deus os forma para um período de seca e escassez. “É o mesmo que aconteceu neste texto que refletimos. Deus sempre nos prepara para uma missão. O Senhor tirou Elias da zona de conforto e também faz isso comigo e com você, mas não nos deixa sem amparo”, explicou o Sacerdote.

No local para onde o Senhor mandou Elias, Ele enviou corvos para o alimentar com pão e carne e ele bebia água do riacho. Deus não nos manda para um lugar que não terá a fonte, Ele sempre providencia tudo. “Pão, carne e água não te fazem lembrar de algo? O que Deus nos deixou como sustento? A Eucaristia e a água que jorra do Seu lado aberto. Ele nos alimenta espiritualmente. Se você está fraco, cedendo às tentações, é porque está numa dieta espiritual equivocada. Dizem que você é aquilo que come, no espiritual é a mesma coisa, se não reza, não lê a Bíblia, não comunga, vai ser o quê?”, refletiu.

O Padre ainda completou dizendo que para aqueles que buscam a intimidade com o Senhor, Ele oferece uma torrente para você ficar pleno, encharcado e lavado no Espírito Santo. E deixou um convite: “venham para a fonte, mergulhem no Espírito Santo e recebam a unção do Senhor, esta é a chave. Deus toca o nosso humano para nos tornar mais divinos”, disse. 

Elias foi levado para o Carit para ter autoridade em Deus, para ser capacitado a realizar obras extraordinárias. O Sacerdote concluiu dizendo que a unção já estava com Elias e que nós, como batizados, também somos ungidos. E a unção é poderosa, serve para quatro coisas: fazer em Deus o que jamais faria, ter o que jamais teria, chegar onde jamais chegaria, e principalmente, o ponto maior, ser quem jamais seria. “Precisamos tomar uma decisão: ir pro Carit e ter uma vida profunda de oração, onde Deus vai alimentar e ungir para tomar posse das quatro coisas que a unção nos permite”. 

Foto: Felipe Gusso

 

2ª palestra | Elias e os profetas de Baal: o grande conflito, a quem adorar?

“Na história da Salvação sempre há uma batalha, e não é por terras, é pela alma da pessoa”. Esta foi a frase que abriu a segunda pregação do Padre Reginaldo Manzotti, ao refletir a passagem bíblica de 1Reis 18,17-19, onde o Rei Acabe chamou Elias de causador de problemas e a resposta dele foi: “eu sigo a Deus, quem é causador de problemas é você e seu pai que se afastaram d’Ele.”

O Sacerdote chamou a atenção para o que é ser um causador de problemas: “Hoje se posicionar, questionar, ter coragem de dizer certas coisas, é ser visto como retrógrado, criador de problemas. Mas eu digo: se for por causa de Deus, não recue!”, incentivou. Padre Manzotti citou Papa Bento XVI ao mencionar que “o grande satanás dentro da igreja se chama relativismo”. Para o Sacerdote, não existe meio termo na fé: ou se é cristão integralmente, ou não se é nada.

Ainda sobre a mesma leitura, Padre Reginaldo falou sobre a grande batalha no monte Carmelo onde, de um lado estava Elias, sozinho, a favor de Javé e, do outro, 450 sacerdotes com Baal. O profeta, então pediu que fizessem o sacrifício primeiro em nome do deus que adoravam, porém não tiveram resposta. Assim que Elias clamou ao Senhor, os sacerdotes diziam “O Senhor é Deus, só o Senhor é Deus”.

“Vocês entendem que não precisa sair da igreja para se afastar de Deus? O consumismo, as redes sociais e a busca por prazeres são o que o Diabo gosta. Somos chamados a viver uma grande batalha”, explicou ao refletir sobre o desfecho da batalha de Elias, que derrubou todos os sacerdotes.

A pregação terminou com um chamado ao compromisso e à reflexão: “Até quando vocês vão ficar em dúvida do que vão fazer?”. Padre Manzotti instigou os fiéis a abandonarem a indecisão e a superficialidade na prática da fé, enfatizando que a verdadeira felicidade e plenitude espiritual só podem ser alcançadas por meio da entrega total a Deus, ao rejeitar as meias-medidas e a superstição. “Se patinar na vida espiritual, não progride, não alcança a felicidade. Vai ser católico pela metade? Santo pela metade? Temos que tomar a decisão de quem adorar: só o Senhor é Deus”, finalizou.

 

Foto: Felipe Gusso

 

3ª palestra | Elias na caverna: o que fazes tu?

Para dar continuidade à reflexão do livro de 1Reis 19, onde Elias se vê em uma batalha espiritual, Padre Reginaldo falou sobre o medo e o desânimo que podem levar muitos a um estado de desesperança e isolamento. Jezabel, a rainha que prometeu matar Elias, o fez fugir e se esconder, desacreditado e amedrontado, uma estratégia que o inimigo muitas vezes usa em nossas vidas para nos desviar do caminho da fé. No entanto, mesmo no momento de maior desolação, sob a árvore, Deus se fez presente ao oferecer a Elias alimento e força para continuar sua jornada, assim como para nós hoje Ele deixa a Eucaristia e a Palavra que nos sustenta.

“Sempre terá uma Jezabel em nossa vida, para nos tirar as forças, mas Deus nunca nos abandona. Quando Elias pediu pra morrer, Deus disse: ‘levanta e coma’, e aqui faço referência ao nosso tema: ‘desperta, tu que dormes’. Quando somos alimentados por Deus, somos capazes de caminhar além daquilo que podemos imaginar. Lembrem de uma das funções da unção: fazer o que jamais faríamos”, relembra o Sacerdote.

Padre Reginaldo complementa ao falar sobre o despertar, que é o mesmo que sair da caverna e fazer algo para Deus, como a caridade e ajudar o próximo. “Temos que sair das nossas cavernas, dos esconderijos, das vitimizações, do derrotismo. Lembra que falei que somos filhos da promessa? Temos que sair dos nossos medos e confiar em Deus. Elias tem muito a nos ensinar, a experiência dele na caverna é um exemplo do que podemos passar na vida. Ele foi um dos homens que viveu de forma extraordinária o poder de Deus, tanto que apareceu na Transfiguração do Senhor. Ele tinha tanta intimidade com Deus que não havia lugar pra ele na Terra, então o Senhor mandou uma carruagem de fogo para levá-lo junto d’Ele”, exalta. 

Para finalizar, o Sacerdote resumiu quatro lições das pregações. Primeiro: Elias aprendeu que Deus não está limitado a apenas uma maneira de agir, ele age de diversas formas e pode nos surpreender. Segundo: Elias sabia que precisava voltar pelo caminho, por isso temos que pedir a direção e o conselho de Deus como o fez. Terceiro: Elias pensava ser seu fim, mas Deus tinha outros planos para ele, por isso, quando pensarmos ser o nosso fim, se abra a graça de Deus e pergunte “Deus, qual o teu querer em mim?”. Quarto: Elias pensava estar só, mas estavam 7 mil sacerdotes do Senhor com ele, isso nos diz que nunca estamos sós de Deus.

Foto: Felipe Gusso

 

Testemunhos de fé

Mateus, Renata e Laura Magatão são de Balsa Nova (PR) e associados há cinco anos. Mateus, que veio pela primeira vez e Renata pela segunda, comentaram sobre a participação no evento. “Estou adorando! Não pudemos vir no ano passado e neste conseguimos conciliar os compromissos para participar. Minha irmã e meu cunhado disseram que não poderíamos perder este Retiro de jeito nenhum. Trouxemos mais cinco pessoas com a gente”, comenta Mateus. “Queremos estar na presença do Espírito Santo para se manter nesse mundo que necessita de fé, apego e coragem em Deus. Isso é muito importante para nós”, complementa Renata.

Foto: Larissa Nicolosi

 

Associada há oito anos, Rosemeire Rodrigues, veio de Fortaleza (CE) para participar pela primeira vez do Retiro Nacional. “Vim buscar Deus, a paz de Espírito que inova e renova a nossa fé. Estou amando”, confidencia. Ela participou da Missa de Envio na sexta-feira (23) e da inauguração da Capela de Jesus das Santas Chagas no Santuário. Além disso, chama o Padre Reginaldo de “filho do Ceará”. 

Foto: Larissa Nicolosi

 

Katiuscia e Kemilly de Oliveira são de Curitiba (PR). Mãe e filha vieram pela primeira vez ao evento buscar uma intimidade maior com Deus. “Minha filha foi quem me incentivou a participar do Retiro. Desde o início se mostra um evento muito abençoado e dá para sentir Deus em Sua presença real. Até agora já chorei muito”, comenta Katiuscia, emocionada.

Foto: Larissa Nicolosi