XII Retiro Nacional: 6 mil pessoas reunidas no despertar para Deus

25/02/2024 às 18:23

No segundo dia de evento, fiéis ouviram as pregações e participaram da Santa Missa de encerramento

O dia dois do Retiro Nacional, que aconteceu neste domingo (25), foi marcado por demonstrações intensas de fé que envolveram adultos, idosos, jovens e crianças de todo o Brasil e do exterior. O evento, que está em sua 12ª edição, ofereceu aos fiéis seis pregações realizadas por Padre Reginaldo Manzotti em seu retorno, após um período de recuperação do tratamento na coluna.

Ao abrir o evento, Padre Francisco conduziu um momento de espiritualidade e fez uma alusão às dificuldades no dia a dia. “Tenho uma folha de papel. Se eu dobrar, ela deixa de ser simples. Se eu dobrar mais uma vez, esta folha ficará mais complexa. Às vezes, acontece isso em nossas vidas. Deus nos chamou para Seu amor simples, mas a gente complica. Para quem veio ao Retiro: ‘Desperta tu que dormes’. Seja simples, pois Deus é simples. Ele descomplica nossa vida. Pode ser que as dobras, as cicatrizes permaneçam, mas só entrará no céu quem é livre”, disse o Sacerdote ao dar as boas-vindas a todos.

Foto: Felipe Gusso

Após, Padre Reginaldo Manzotti chegou ao palco, acolheu os fiéis e relembrou a caminhada espiritual traçada no primeiro dia do Retiro: “Ontem, estávamos no Antigo Testamento e o destaque foi o profeta Elias. Hoje, vamos saudar o Novo Testamento. Qual o tema do Retiro? ‘Desperta, tu que dormes’. Vamos para uma passagem bíblica que pede ‘Lázaro, vem para fora!’ Diga seu nome e grite ‘vem para fora!’”, enfatizou.

Nos dois dias de Retiro Nacional, ele conduziu palestras, pregações e celebrações para cerca de 6 mil pessoas presentes no Centro de Eventos Positivo, em Curitiba (PR). Outros Sacerdotes também participaram do evento, como Padre Jorge Fortunato, que convidou os Mensageiros da Capela de Jesus das Santas Chagas ao palco para uma bênção especial: “Um dos Carismas da Obra Evangelizar é a intercessão. Todo Mensageiro é um intercessor. Nós, que estamos neste local, somos intercessores. Sabemos que muitos estão cansados, mas sejamos intercessores uns pelos outros”.

Foto: Maria Fernanda Mileski

O evento foi transmitido ao vivo pela Rede Evangelizar de Comunicação. Saiba como foi o 1º dia do XII Retiro Nacional aqui e acesse as fotos aqui.

Pregações

A reflexão central das pregações foram passagens do Novo Testamento que invocam aos cristãos uma ação concreta e evangelizadora rumo ao amor de Deus.

4ª palestra | Lázaro, vem para fora!

Padre Reginaldo conduziu a palestra com base no Evangelho de João (11,35-46), que retrata a passagem da morte de Lázaro. Antes de se aprofundar na reflexão, o Sacerdote enfatizou uma frase de Jesus: “Eu dou vida em abundância” (Jo 10,10). Este trecho ecoa no livro do Evangelista. “Significa que Jesus traz vida para nossa vida. O que isso significa? Veremos adiante”, conduz.

A seguir, Padre Reginaldo começa a leitura do Evangelho e conta que Jesus, ao saber do adoecimento de Lázaro, demorou dois dias para vê-lo. Ninguém entende este atraso, de primeiro momento. Ele explica que o episódio foi uma oportunidade para que o Filho de Deus manifestasse a divindade escondida na humanidade de Cristo. Todas as curas que Ele realizou têm este propósito.

“Às vezes, não entendemos o tempo de Deus. Mas, se olharmos a demora de Jesus para ir à Bethânia, entenderemos. Também acontece em nossas vidas. Nosso tempo não é o mesmo de Deus. Ele ouve nossa prece e atende nosso clamor na Sua hora. Lázaro sou e você”, afirma.

Foto: Felipe Gusso

O Sacerdote segue a reflexão para o momento da morte de Lázaro, presente no Evangelho. Ele destaca a impressão de que a doença venceu, que os sonhos foram cessados, que Marta e Maria não foram valorizadas e que a oração não teve sucesso. De repente, acontece o inesperado, assim como pode acontecer na vida dos fiéis. “Para Jesus, Lázaro estava dormindo. Qual o tema do Retiro? ‘Desperta, tu que dormes’. Por vezes, achamos que estamos no sepulcro e, para Deus, não. Ele vem para trazer vida em abundância”.

O público, que acompanhava a palestra do Sacerdote, foi convidado a interpretar as atitudes de Marta e Maria diante da morte de Lázaro. Marta vai ao encontro do amigo Jesus quando Ele chega, pois é a resposta para sua oração. Já Maria, permanece indiferente. E pergunta: “Qual a nossa atitude? Acredito que o Filho de Deus pode fazer algo em nossas vidas? Nos tirar da morte, do sono, do leito?”, afirma Padre Reginaldo. Ao olhar para a imagem de Jesus das Santas Chagas, ele chama a atenção dos fiéis para o simbolismo da pedra do sepulcro, que enfatiza a vitória do Filho de Deus sobre a morte.

“Um verbo destaque neste texto de João é ‘vem’. Vem para fora. ‘Lázaro, vem para fora, sai da morte e sai deste momento de escravidão’. Elias, que falamos ontem, também tem uma ação por trás. Ele vai à Carit. Lázaro está vivo no lugar de morto. Às vezes, é onde eu e vocês estamos, com alcoolismo, drogas, pecado e derrotismo. Cada um pode se perguntar sobre si mesmo, sobre a sociedade em que está vivendo. Jesus nos diz que, de vez em quando, saímos de nossos sepulcros, mas trazemos na vida atitudes de morte. Como cristãos católicos, é necessário passar por um processo de purificação”, finaliza.

5ª palestra | Sono Espiritual

Na segunda palestra do dia, Padre Reginaldo destacou a passagem bíblica de Atos dos Apóstolos (20,7-10), que faz uma metáfora do sono espiritual. No entanto, antes de começar, mais uma vez ele retoma o tema do XII Retiro Nacional: “Desperta, tu que dormes”, e convoca todos a acordarem do sono espiritual. “Pecados e atitudes de desobediência crescem. As escrituras alertam que é preciso acordar do sono espiritual. Vou citar São Pio, nosso grande intercessor. Ele diz ‘na vida espiritual, quem não avança, retrocede’”, sinaliza o Sacerdote.

Para explicar a metáfora do sono espiritual, ele chama a todos para o combate à morte espiritual. Isso se faz com o conhecimento mais intenso da fé. Na leitura bíblica de Atos dos Apóstolos, Êutico nos é apresentado. Ele apareceu morto próximo de uma janela. Paulo diz aos que viram para que não se assustassem, pois ele estava vivo. Êutico é a personificação do sono espiritual.

Padre Reginaldo explica mais a fundo o trecho: “É um exemplo de todos os que dormem na vida espiritual e dentro das igrejas. O diabo não precisa nos tirar da igreja para nos perder e colocar em sono espiritual. Êutico representa toda a postura errada que pode nos levar à morte”.

Além disso, o Sacerdote destaca que, quando encontrado, o morto estava ao lado de uma janela. Representa aqueles que estão dentro e fora da fé. Para ele, significa o não firmamento do pé na caminhada, a atitude de quem não está disposto a ouvir Deus. É o sono da indiferença, destruidor e maligno.

Foto: Felipe Gusso

Na sequência, o Padre pergunta: “O que gera este sono? É a mesmice. O que acontece é que não nos reinventamos em nossas próprias pastorais. Ficamos em grupos da igreja que parecem mais comadres e compadres reunidos para banquetes. Só! E o Espírito Santo passa longe. A pessoa que não se compromete com Deus é perigosa para a paróquia e pastoral. Isso não é Igreja, não é obra evangelizadora”, destaca.

O Sacerdote, então, relembra que o Retiro Nacional é para todos, não só para quem está fora da Igreja, mas para aqueles que já fazem parte dela. E traz uma nova palavra a ser refletida pelos fiéis: a tibieza. Êutico, para Padre Reginaldo, é o exemplo daquele que dorme por falta de oração e por ter escolhido o lugar errado. Ele diz aos fiéis que para despertar é preciso lutar contra a tibieza.

“Nós, católicos, somos muito tíbios. Somos fortes, mas desorganizados. Quero que cada um se pergunte: ‘eu sou uma pessoa fervorosa?’. Desperta, tu que dormes. Os sintomas da tibieza são de alguém que está dormindo. Frieza, apatia, desânimo, insatisfação com Deus. Tudo doença espiritual. Um dos aprendizados de Lázaro foi a confiança incondicional na ação de Deus”. E reforça: “O remédio e antídoto para essa situação é o Espírito Santo. É preciso tomar consciência. Neste Retiro, passamos por Elias, Lázaro e Êutico a fim de pensar como está o seu estado de vida. Como vai conduzir seu 2024? Teu comprometimento e vida de oração, serão quais? Sua participação na igreja e vida de Jesus Cristo serão como? É preciso o clamor constante”.

Terço de Jesus das Santas Chagas e testemunhos

Padre Reginaldo retornou ao palco e conduziu o Terço de Jesus das Santas Chagas, intercalado com testemunhos de fiéis. Para isso, ele chamou a todos para refletirem sobre a importância da devoção. “Como se começa uma devoção às Santas Chagas? Clamando e rezando à elas. Não por acaso, todos os dias temos o Terço transmitido pela Rede Evangelizar de Comunicação. Olhem para a imagem de Jesus, que está no palco, e clame ao Senhor por Seu amor, bondade e misericórdia. Pensem em alguém que quer conhecer os frutos deste Terço”, chama.

A seguir, convidou a fiel Roberta, de Joinville (SC), para contar a graça alcançada por seu filho: “Fazia mais de um ano que não conseguíamos tirar ele do quarto. Vim para o Retiro e quando Padre Reginaldo passava com o Santíssimo, veio em minha direção. Eu segurava a foto do meu filho e ela voou longe. O Vinicius, da sua banda, disse ‘mãe, seu filho tirará as algemas’. Hoje, meu filho passou na universidade e trabalha na Igreja. Graça atendida, graça testemunhada”.

Elielma, de Fazenda Rio Grande (PR), contou que teve depressão e participou do Retiro para agradecer a cura da doença. “Graças à minha mãe, devota de Jesus das Santas Chagas, que rezava dia e noite para que eu estivesse aqui hoje. Deus me disse: ‘Elielma, levanta’, pois eu estava na tibieza. Deus permitiu que eu estivesse aqui para dizer às pessoas que passam por depressão: ‘você pode!’. Hoje estou curada em nome de Jesus”, conta.

A cura da filha foi o que levou Eliana, de Curitiba (PR), a participar do evento. Ela relatou que a moça foi diagnosticada com síndrome linfocítica em 2018: “Os médicos disseram que ela não voltaria para casa. Eu me ajoelhei e entreguei minha filha. Sou Mensageira Líder e liguei para as outras Mensageiras colocarem ela aos pés de Jesus das Santas Chagas. Minha filha foi curada e hoje participa do Ministério de Música. Meu grupo tem mais de 90 pessoas. Confiem, pois Jesus das Santas Chagas é poderoso e misericordioso”.

Brendo e sua mãe, Idinéia, de Sorriso (MT), contaram a Padre Reginaldo sobre seu testemunho. “Em 2020 fui diagnosticado com câncer. Eram 20 nódulos no sistema linfático. Minha mãe me apresentou a Jesus das Santas Chagas e, desde então, foi muito joelho no chão. Passaram dois anos de tratamento e, graças a Deus, os últimos exames foram feitos e revelaram nenhum pingo de câncer. Estou no último ano de tratamento e sinto que estou curado”, diz emocionado.

Foto: Felipe Gusso

Do Paraguai, Lourdes participou do Retiro para agradecer uma cura. “Em 2020, caí de uma escada e fraturei a cervical. Fiquei paralisada e, neste momento, pedi aos Santos um milagre. Clamei muito a Jesus das Santas Chagas. Quando cheguei no hospital, pedi ao meu filho para acender uma vela. Eis que Ele me concedeu a graça de estar aqui. Me comovi quando o Padre falou sobre não conseguir e poder fazer de novo é uma graça. Muita gente rezou por mim e hoje estou aqui testemunhando”.

O XII Retiro Nacional terminou com a celebração da Santa Missa e Adoração ao Santíssimo Sacramento, abertos ao público em geral. Na homilia, Padre Reginaldo Manzotti refletiu sobre o caminho espiritual realizado no domingo. “Celebramos a Eucaristia, de onde todos somos chamados a buscar nossas forças. Ponto de chegada e ponto de partida. É tão bonito pensar isso. Para vocês que vieram de longe, começamos o dia de hoje sendo Lázaro. Quantas vezes o Senhor vai dizer ‘tire as amarras’, pois saímos do pecado e o pecado não sai de nós. Êutico, que estava dentro, mas olhando para fora, nos lembrou que, às vezes, estamos em um lugar, pensando em outro. Depois, nos aprofundamos no perigo de nossa alma: a tibieza. Fiz em poucas palavras o percurso do dia. De repente, a liturgia nos apresenta a transfiguração”, explica.

Por fim, finaliza: “É impressionante que o Evangelho tem coisas escondidas. Jesus se transfigura em nossos momentos de cruzes, incertezas, dores, episódios em que eu e você vivemos o estado de desfiguração das nossas cruzes e calvários. Isso para lembrar d’Ele e que a vitória vem depois da Cruz. Depois daqui, vem a glória”.

Histórias de fé

Daniela Cristina da Silva, de Monte Carmelo (MG), é associada há um ano e participou da ação especial “Cine São Pio”, disponível para os participantes do Retiro Nacional. Ela contou que ficou tocada com a iniciativa da Obra Evangelizar, pois se tornou devota do Santo por uma graça.

“Tem alguns anos que ouço o programa do Padre Reginaldo. Ouvi na Rádio Evangelizar um testemunho de uma pessoa que recebeu a graça. Eu desafiei São Pio e pedi que me desse um milagre. Quando terminou o programa, meu telefone tocou e a graça veio. Eu lembro que tremi e falei ‘o Senhor é poderoso mesmo’. Desde então, rogo muito a ele e peço a intercessão por tudo o que preciso. A graça foi para minha mãe. Ela estava aguardando a aposentadoria e recebeu um benefício”.

Foto: Maria Fernanda Mileski

É a primeira vez que Daniela participa do evento, e veio a Curitiba pois ganhou o ingresso como presente de aniversário. “Tinha vários pedidos, e o mais especial é que queria uma bênção do Padre Reginaldo. E veio. Recebi a bênção por meio de uma assinatura dele no novo livro”, relata entusiasmada.

Outros espaços interativos estavam disponíveis para os participantes do Retiro Nacional, como da Turma do Manzottinho e da Produtos Que Evangelizam, marca parceira da Obra. Confira aqui mais informações sobre essas iniciativas.

Violanta Di Barros é natural de Cabo Verde e tornou-se Mensageira Líder de Jesus das Santas Chagas nos Estados Unidos. Neste ano, participou pela primeira vez do Retiro Nacional na companhia de amigos que também espalham a devoção no país norte-americano. Tudo começou em 2019, quando conheceu Jesus das Santas Chagas por intermédio de uma conhecida que, hoje, considera como uma mãe. Esta mulher a convidou para participar do Terço e acompanhar a Obra Evangelizar pela internet. Tempo depois, formou um grupo de oração e a atitude evangelizadora, que começou pequena, ganhou força e proporção.

Foto: Maria Fernanda Mileski

“Hoje, sou Mensageira Líder com três Capelas Peregrinas e cada grupo com 15 pessoas. Cada vez que sinto vontade de desistir, tenho mais vontade de continuar. É uma alegria estar aqui hoje e testemunhar esta missão. Ser Mensageira Líder é reto, é compromisso e precisa ser levado a sério, para evangelizar e podermos alcançar cada vez mais pessoas. Eu levo a sério essa devoção”, afirma.

Se você se sentiu tocado, assista ao 1º dia (parte 1 e parte 2) e ao 2º dia (parte 1 e parte 2) do XII Retiro Nacional no canal do YouTube da TV Evangelizar.