ONG recolhe lixo eletrônico no Santuário de Guadalupe

04/11/2016 às 17:37

Coleta, que dará destino correto ao material, será realizada nos dias 26 e 27 de novembro

Sete quilos por habitante. Essa é a quantidade de lixo eletrônico que, segundo dados da Organização das Nações Unidas, o Brasil produz anualmente. Mas para onde esse material vai quando é descartado? Por conter substâncias tóxicas para a natureza, o lixo tecnológico pode causar graves danos ao meio ambiente. Para dar uma solução a esse problema, a Associação Evangelizar É Preciso e o Santuário Nossa Senhora de Guadalupe, em parceria com a ONG E-lixo, realizarão a coleta desses materiais eletrônicos.

O recolhimento, que dará a esse material um destino ecologicamente correto, vai acontecer nos dias 26 e 27 de novembro, das 9h às 17h, em frente ao Santuário (Rua Senador Correia, 128 – Centro).

Os materiais coletados passarão por uma triagem, em que serão separados por categorias de acordo com o componente. Dessa maneira, elementos químicos como mercúrio, chumbo, cádmio, níquel não ficarão expostos à reciclagem e terão o destino correto.

O que é lixo eletrônico?
Aparelhos celulares, computadores, notebooks, impressoras, máquinas fotográficas,  aparelhos  de DVD, aparelhos de fax,  aparelhos de som, aparelhos e controles de videogames, aquecedores, ar-condicionado, baterias de celulares, cabos, caixas de som, carregadores, CD-ROM, centrais telefônicas, chapinhas, placa de computadores,  conectores, CPU, disco   rígido, estabilizadores, fios, fontes, memórias, modem, monitores, mouse, no breaks, pen drive e similares.