Dia do Voluntário: Santa Missa celebra Vocação Leiga

01/09/2022 às 10:05

Padre Reginaldo Manzotti abençoou os voluntários presentes e ressaltou a importância desse trabalho na Associação

No dia 28 de agosto, celebramos a Vocação Leiga e o Dia do Voluntário. Para comemorar a data, foi realizada uma Missa especial no Santuário de Nossa Senhora de Guadalupe e de Jesus das Santas Chagas, em Curitiba (PR). Padre Reginaldo Manzotti conduziu a celebração e homenageou as pessoas que se dedicam com paixão ao próximo e à Igreja por meio do voluntariado.

O Sacerdote ressaltou a importância do trabalho dos voluntários para a Obra Evangelizar e fez um convite.

“Temos quase 600 voluntários, que trabalham gratuitamente, sendo pedras vivas e atuantes. E eu digo: há vagas! Seja bem-vindo. A Igreja e a Obra vivem pelo trabalho que cada um faz.”.

Dentro da Associação, os voluntários atuam nas seguintes áreas:

– Advogados, nutricionistas e psicólogos podem ajudar com atendimentos gratuitos à população. Oferecemos espaço adequado para os voluntários, que podem atender em horário comercial;

– Prestação de serviços sociais às entidades carentes;

– Apoio na captação de novos associados e na evangelização por todos os meios e lugares;

– Apoio em eventos dentro e fora de Curitiba, cooperando na acolhida, resolução de dúvidas e demais necessidades da Obra. Nas Caravanas Missionárias de Jesus das Santas Chagas, no Retiro Nacional e no Evangelizar Fortaleza, por exemplo, precisamos de muitos voluntários.

O voluntariado também é peça-chave para os diversos serviços nas igrejas. São pessoas que doam seu tempo e seu empenho para ajudar o próximo, com uma palavra de afeto, a evangelização, o amparo e muito mais. O casal Julio dos Santos e Gisele Dantas são voluntários do Santuário de Nossa Senhora de Guadalupe e de Jesus das Santas Chagas há 6 anos, atuando como Ministros Extraordinários da Sagrada Comunhão, na Pastoral do Dízimo, no Movimento de Conscientização Cristã e no Movimento das Capelinhas.

“Nos dedicamos à Igreja como forma de gratidão a Deus por tantas graças recebidas. Ainda achamos pouco diante das bênçãos que temos! Se pudéssemos, seríamos voluntários em mais áreas”, contam. “É uma alegria servir e doar nosso tempo aqui”, pontua Gisele.

 

Foto: Associação Evangelizar É Preciso

 

Baseando-se na Primeira Leitura da celebração (Eclo 3,19-21.30-31), Padre Reginaldo Manzotti complementa na homilia que duas virtudes são essenciais para o trabalho voluntário: caridade e humildade. “Você será respeitado na medida que for humilde”. Em seguida, falou sobre o Evangelho (Lc 14,1.7-14):

“Não busque os primeiros lugares. Não fale o quanto você faz, não é assim que evangelizamos. Temos que dar o nosso melhor, não buscando medalhas. Faça por Jesus!”.

Ao fazer uma alusão ao ponto em que o Evangelho cita que se deve convidar os coxos, aleijados e pobres para o banquete, o Padre disse:

“Devemos acolher a todos. A Igreja não é para alguns. Não há pecado moral que justifique a exclusão. Não se deve queimar o pecador, mas sim o pecado.”

Os Leigos receberam uma bênção especial e, após a Missa, os voluntários da Obra que atuam em Curitiba ganharam novos aventais para desempenhar suas funções. Juliane Gonçalves, coordenadora da área de Projetos Sociais da Associação Evangelizar É Preciso, conta sobre a emoção desse momento. “Que dia especial, dia de agradecer a vida e a missão daqueles que caminham conosco, dedicando seu tempo e partilhando seu amor por uma causa. Todo esse trabalho nos emociona e nos motiva a perseverar no nosso compromisso, que é fazer desse mundo um lugar melhor.” finaliza.

 

Foto: Felipe Gusso

 

Confira a galeria completa de fotos clicando aqui

 

Um agradecimento a mais para quem faz acontecer 

Confira o vídeo de agradecimento feito pelo Padre Reginaldo Manzotti aos voluntários da Obra, que ressalta o valor desse trabalho, sobretudo nos momentos de ápice da pandemia.

 

 

Seja voluntário! 

Que tal se tornar um voluntário da Obra? Você pode buscar a forma que mais tem afinidade de atuar e fazer parte desse time do bem. Para isso, entre em contato pelos telefones (41) 98760-0624 / (41) 3221-6030 ou pelo e-mail: [email protected] .