Corpus Christi 2023: um chamado às vocações

09/06/2023 às 11:13

Considerada uma das maiores festas de Corpus Christi da América Latina, a solenidade reuniu mais de 120mil fiéis em Curitiba (PR)

Quando as ruas ficam coloridas e enfeitadas com símbolos da fé católica, já sabemos: é Corpus Christi. Neste ano, com o tema “banquete da vida, fonte das vocações”, a festa que celebra a presença de Cristo na Eucaristia começou cedo. Às 8h da manhã, cerca de 4 mil voluntários já trabalhavam na confecção de 116 tapetes para a passagem do Santíssimo, numa extensão de 2km, entre a Catedral e a Praça Nossa Senhora de Salette. Todos animados com momento de oração e o som de bandas, cantores e Ministérios de música da cidade.  

Foto: Felipe Gusso

 

“Percorri todo o caminho. Era comovente observar a alegria com que confeccionam os tapetes e a arte com que elaboram colorações e desenhos para ilustrar bem a fé na Eucaristia, nas vocações e o carinho por Nossa Senhora. Devo dizer que, neste ano, o número de pessoas participando é muito superior aos outros anos. Se for assim também à tarde, será uma grande festa da Comunhão, da unidade, e da presença do Senhor Eucarístico entre nós. Precisamos ouvir mais e mais a Sua voz, pois outras tendem a nos dividir. Que seja a voz de Jesus a nos unir”, celebrou Dom Peruzzo ao finalizar sua caminhada pelos tapetes durante a manhã. 

A programação seguiu com o show do cantor Diego Fernandes e animação com Padre Reginaldo Manzotti no palco em frente à Catedral Basílica. “Essa é a nossa festa. A festa do Corpo de Cristo, é a festa da Igreja. Toda essa celebração é um ato de fé a Jesus Cristo. Não é por acaso que você está aqui, coloque a sua intenção, vamos pedir a Deus acreditando que essa é uma tarde de bênçãos e de graças”, disse Padre Manzotti. 

Foto: Felipe Gusso

 

Depois, Dom José Antônio Peruzzo, Arcebispo Metropolitano de Curitiba, presidiu a Santa Missa de Corpus Christi. “O Senhor Deus quer participar dos nossos passos. Um dia Ele se tornou pessoa humana e veio caminhar conosco. Comer da Sua carne, é acolher na própria interioridade o modo humano de Deus. Não somos nós que transformamos os dons de Deus em humanidade, mas a nossa humanidade é transformada pela presença do Pão”, ressaltou Dom Peruzzo. 

Ao fazer uma reflexão sobre o Ano Vocacional, o Bispo convocou os fiéis a voltar suas orações para que Deus desperte e suscite vocações para a Igreja. “O sacerdócio é um chamado a ter o olhar de Jesus Cristo por aqueles que mais precisam. Coloquemo-nos em atitude orante, daqui até ao final da procissão, para que o Senhor suscite vocações sacerdotais. Esse é o compromisso de todos nós nesta celebração: uma grande multidão que ora ao Pai para que tenhamos mais Padres santos. Esta é a esperança e o sonho da igreja”, pediu. 

A Missa foi acompanhada por mais de 100 Padres e Diáconos das paróquias vinculadas à Arquidiocese de Curitiba. Segundo a organização do evento, cerca de mil Ministros Extraordinários da Sagrada Comunhão distribuíram aproximadamente 9 mil hóstias aos fiéis. 

Foto: Felipe Gusso

 

Após a Celebração Eucarística, durante a emocionante procissão, grupos de jovens apresentaram encenações de passagens bíblicas em paradas no trajeto. A Festa de Corpus Christi terminou com a bênção do Santíssimo e show de evangelização com Padre Reginaldo Manzotti, que ressaltou a importância da união da família – também uma vocação da Igreja – nos dias de hoje. “Queria fazer uma prece à família. Vejo muitos casais aqui e quero trazer uma prece ‘renova minha família, Senhor’. Deem as mãos para suas famílias, aqui ou em casa e peça ‘Senhor, abençoe minha família, minha casa e meu lar. A família tem sido um alvo muito grande de ataques do inimigo, que teme um casal que se ama. Família é o bem mais precioso que temos”, reforça Padre Manzotti.  

Veja ou reveja a Celebração Eucarística e a procissão de Corpus Christi pelo YouTube da TV Evangelizar.

E confira aqui os melhores momentos desse dia especial.

Foto: Felipe Gusso

 

Ação e solidariedade 

O evento ficou marcado não só pelo alimento espiritual, mas também corporal. Em uma ação organizada por Diáconos, seminaristas e voluntários, foram distribuídas mais de 500 refeições para pessoas em situação de vulnerabilidade. Também foram arrecadados alimentos que serão destinados a entidades sociais. 

“Quem quer amar a Eucaristia é chamado a amar o irmão, especialmente aquele menos lembrado”, ressaltou Dom Peruzzo durante a homilia. 

Além disso, na Praça Nossa Senhora de Salette foram montadas tendas para o atendimento de confissões. E ainda no período da manhã, Dom Reginei Modolo, Bispo auxiliar de Curitiba, conduziu a visita do Santíssimo aos hospitais e instituições sociais da cidade.  

Confira os melhores momentos desse emocionante passeio do Santíssimo pelas ruas de Curitiba. Assista aqui.   

Santuário  

Ao meio-dia, Padre Reginaldo Manzotti presidiu a Santa Missa no Santuário Nossa Senhora de Guadalupe e de Jesus das Santas Chagas. Durante a celebração, foi montado o tradicional tapete solidário nos corredores do Santuário, com doações de roupas e cobertores que serão destinados a quem mais precisa. 

Foto: Felipe Gusso

 

“Jesus se faz Eucaristia, se faz comunhão e entrega. Ele quer nos alimentar, estar conosco. Portanto, celebrar Corpus Christi é celebrar a expressão do amor de Deus.  Ele disse: ‘Eu estarei convosco até o fim dos tempos’. Nós, cristãos católicos, acreditamos na presença real de Cristo na Eucaristia. Somos os únicos como Igreja que, mesmo tendo cheiro e forma de pão, acreditamos que é Carne”, destacou Padre Reginaldo durante a homilia.  

“A Eucaristia é também um gesto de caridade, por isso, há muitos anos temos este tapete feito de roupas de frio e cobertores, peças que serão destinados à nossa ação social e que, com certeza, irão aquecer a muitos irmãos e irmãs em Cristo neste inverno. Portanto, aproveitemos deste Corpus Christi para despertar em nós a necessidade de estar em Deus, ter fome de Jesus e ter mais desejo de santidade”, completou. 

Assista à Missa aqui.