Coronavírus altera a programação do Tríduo Pascal em Curitiba (PR)

09/04/2020 às 16:37

As celebrações do Tríduo Pascal serão realizadas sem público no Santuário de Nossa Senhora de Guadalupe e de Jesus das Santas Chagas, em Curitiba (PR). A decisão foi tomada a fim de evitar aglomerações, como forma de prevenção ao novo coronavírus. A Arquidiocese de Curitiba suspendeu a presença de público, mesmo que pequeno, nas celebrações desde o dia 19 de março.

Padre Reginaldo Manzotti, pároco reitor, explica que a principal orientação é para que todas as celebrações sejam transmitidas pela TV ou por meio das plataformas digitais, como o YouTube. “Para levar a Palavra de Deus a todos os nossos fiéis, reformulamos nossa programação e liberamos a transmissão para as redes sociais, YouTube e também pelo aplicativo da Associação Evangelizar É Preciso”.

O sacerdote explica que algumas orientações foram repassadas pela Arquidiocese para que o público continue participando das celebrações eucarísticas, mesmo de casa.

Na quinta-feira Santa, às 19h, a celebração da Ceia do Senhor não terá o tradicional lava-pés e a procissão do Santíssimo Sacramento. Na sexta-feira Santa, às 15h, teremos a narração da Paixão e Adoração da Cruz e não será realizada a via sacra e a procissão do Senhor Morto. Uma novidade é a inclusão de uma oração especial da Arquidiocese de Curitiba pelos doentes no momento da Oração Universal.

Já no sábado Santo, a Vigília Pascal será celebrada dentro do Santuário, sem a bênção do “fogo novo” e a procissão de entrada, a partir das 19h. No Domingo de Páscoa, a celebração acontece às 18h, presidida por Dom José Antônio Peruzzo, Arcebispo de Curitiba, com transmissão pela TV Evangelizar e Rádio Evangelizar, além das redes sociais.

A novidade desta Páscoa será o Drive Thru para distribuir a sagrada comunhão eucarística, das 9h às 12h, no Santuário.  A orientação é que as pessoas permaneçam dentro dos carros e o sacerdote irá até eles para que os idosos fiquem protegidos. Todas as recomendações sanitárias serão seguidas, como uso de álcool em gel, luvas, máscaras etc.

Para o Padre Reginaldo Manzotti, as medidas determinadas priorizam a saúde e bem-estar de todos os fiéis. “Sabemos que é a celebração mais aguardada pela maioria, mas precisamos respeitar as recomendações dos órgãos públicos. Hoje, ficar em casa é o maior ato de amor e carinho ao próximo que podemos demonstrar”, diz o sacerdote.