Voluntários do XVI Evangelizar É Preciso Fortaleza se reúnem em momento de fé

27/10/2023 às 23:31

Em Missa de Envio, voluntários rezaram pelo sucesso do evento e pelo dia que se dedicarão em ajudar a Obra

Nesta sexta-feira (27), aconteceu a Missa de Envio para voluntários do XVI Evangelizar É Preciso Fortaleza, que será realizado amanhã (28) no aterro da Praia de Iracema, localizado na capital cearense. A solenidade marca o fim dos treinamentos e aumenta as expectativas das pessoas que se prontificaram em ajudar a Obra no tão esperado evento.

Foram cerca de 1300 voluntários inscritos e em torno de 400 participaram dos encontros formativos realizados nos dias 24, 25 e 26 de outubro. Estes treinamentos tinham como objetivo prepará-los para atuar nos cadastros de novos associados, na coleta, nas ofertas e na divulgação das ações da Obra e da Produtos Que Evangelizam.

Centenas de fiéis lotaram a Catedral da Sé, no Centro de Fortaleza, para se unirem em emoção e devoção durante a Missa de Envio. No início da celebração, Padre Reginaldo Manzotti destaca que os cearenses são exemplos de cristãos.

“Para vocês, povo do Ceará, a religião é muito forte. E não tem como imaginar algo diferente do que acontece no evento. Aqui é o segundo estado mais católico do Brasil. Mas fiquem atentos, se não educarmos nossos filhos como o Ceará foi educado, o valor da fé irá se perder. Então, repartam e saibam confiar no encontro com Deus”, afirma.

Padre Reginaldo iniciou a celebração com um agradecimento ao Ceará. Foto: Maria Fernanda Mileski

 

Ao receber a palavra, Padre Clairton Alexandrino, Pároco da Catedral, relatou a alegria em receber a Missa de Envio. “Hoje, nos unimos em Eucaristia e honra a este caríssimo irmão, Padre Reginaldo, que tem coberto os céus do Brasil com a mensagem de evangelização, paz e esperança no mundo novo que o Senhor nos dará”.

Na homilia, Padre Reginaldo faz referência ao Evangelho de hoje (Lc 12,54-59) para defender a importância da fé. “Uma pessoa que não a tem na doença, no desemprego e na tribulação, desespera. Com a fé, há esperança. Esta, por sua vez, nos faz ter coragem e disposição para mudar”.

E o Sacerdote volta a agradecer a cidade pela recepção, ressalta a fé dos cearenses e explica porque o XVI Evangelizar É Preciso Fortaleza acontece no final de outubro. “Desde que cheguei aqui, encontro testemunhos de superação. Evangelizar é uma caminhada. Aí está a credibilidade do evento de amanhã. Não é só a partir do meio dia do sábado, dia 28. O que acontece ali é o ápice de toda a evangelização. Portanto, não é por acaso que o Evangelizar É Preciso é realizado em outubro, no mês missionário. É exatamente para que compreendamos que somos Igreja e nascemos com a missão de evangelizar”.

Voluntários

Pessoas de fé são movidas pela devoção e pelas graças alcançadas. A cada grupo de voluntários, é possível achar testemunhos daqueles que desejam retribuir a conquista com o trabalho e tempo no XVI Evangelizar É Preciso Fortaleza. Entre eles está a Maria Luiza Linhares, que saiu de Curitiba (PR) para uma viagem à Fortaleza e aproveitou para ser voluntária.

Maria Luiza realizava cadastros durante a Missa de Envio. Foto: Maria Fernanda Mileski

 

Ela, que também é associada e Mensageira, conta que ajuda a Obra em todos os eventos que pode. Neste ano, já contribuiu na Festa da Misericórdia, no “24 Horas em Oração na Presença do Senhor” e na Festa de Jesus das Santas Chagas.

“Em 2016, cheguei na Obra ruim do joelho, não conseguia nem andar. Pedi a graça e ainda não tinha a devoção. Fui até a Igreja de Nossa Senhora de Guadalupe e de Jesus das Santas Chagas, em Curitiba, e, de lá pra cá, fui só melhorando. Comecei servindo na Igreja, depois me tornei associada e, agora, voluntária”, detalha.

Amigas no voluntariado

Na Catedral, três voluntárias que se tornaram amigas durante os treinamentos também contaram seus testemunhos. A primeira é Claudinaria da Silva, que contribui desde o primeiro Evangelizar É Preciso Fortaleza. Ela conta que seu marido fez oito cirurgias de um câncer e recebeu a graça depois de se aproximar da fé.

“Eu me ajoelhei e pedi a Jesus das Santas Chagas por sua cura. Quando ele se convenceu que tinha de rezar, a graça veio. Eu vendo bancos e acordo quatro horas da manhã para trabalhar. Atualmente, ele trabalha comigo e doamos mensalmente para a Obra Evangelizar, como agradecimento. Me tornei voluntária pela obrigação em retribuir o que recebi”.

Da esquerda para a direita estão: Claudinaria, Maria Félix e Rita Maria. Foto: Maria Fernanda Mileski

 

Além dela, Rita Maria também trabalhará na coleta do XVI Evangelizar É Preciso Fortaleza, pela gratidão no tratamento da depressão enfrentada durante o último ano. “Ainda estou tratando. E pedi a Deus para aguentar. Eu aguentei e estou aqui para testemunhar. Me tornei voluntária, pois acredito muito no trabalho do Padre Reginaldo. Antes mesmo de me tornar associada, eu já realizava ações de caridade e hoje isso ainda acontece. Como o voluntariado é uma ação de ajuda ao próximo, foi consequência”, avalia.

Por fim, Maria Félix Rodrigo, que também se voluntaria desde os primeiros eventos em Fortaleza, descreve que ajuda devido a uma graça de cura alcançada. “Foi em 2014 a primeira vez que vi Padre Reginaldo Manzotti na televisão. Eu estava passando por um problema sério no joelho e lembrei que, em um momento de oração, ele falou de haver uma pessoa sendo curada sobre uma doença como a minha. Eu senti algo, senti que era eu”.

Assim como elas, milhares de voluntários se mobilizarão e ajudarão a tornar o XVI Evangelizar É Preciso Fortaleza mais grandioso e emocionante. Confira aqui as fotos da Missa de Envio.