Vigília: o novo Pentecostes é hoje

30/05/2020 às 23:41

Às 19h do dia 30/5, teve início a palestra de Ironi Spuldaro, que foi transmitida também para a vigília de Pentecostes do Vaticano. A palestra também foi um dos eventos da programação de encerramento de Um Mês com Nossa Senhora. O encerramento teve início com a Missa ao meio dia e contou também com o programa Padre em Missão: Nossa Senhora do Mel.

Em sua palestra, Ironi falou a todos sobre Maria, que Ela nos traz a graça da vitória, do milagre, de um novo Pentecostes. O palestrante também disse que não tem Pentecostes sem Maria, sem a cruz e que o dia de Pentecostes representa o dia que celebramos o nascimento da Igreja. Disse que quando há uma causa impossível, uma situação que parece que não conseguiremos vencer, devemos pedir a Maria, esposa amadíssima do Espírito Santo, para que Ela rogue por nós para que o Espírito venha, em nome de Jesus e para a glória de Deus Pai e nos conceda o milagre de que tanto necessitamos.

Ironi Spuldaro

Ironi explicou que Nossa Senhora tem o poder de pedir e que Deus tem a graça de realizar o que Ela pede, assim como nas bodas de Caná. Ele finalizou pedindo a Maria que interceda por todos nós e que peça a Deus que cure o sofrimento dos desempregados, de todos que estão perdendo entes queridos. À Maria, cabe a unipotência suplicante, que significa que, aquilo que pedimos por Maria, Deus não negará. A nós, Ela pede que façamos tudo que Ele nos disser. “Precisamos andar de mãos dadas com Maria, isso é viver um Pentecostes perene”, disse.

Vigília de Pentecostes

Às 20h, foi a vez da celebração da Missa que deu início à Vigília de Pentecostes. Padre Reginaldo Manzotti nos lembrou que foram colocados no altar do Santuário de Nossa Senhora de Guadalupe e de Jesus das Santas Chagas todos os dons do Espírito Santo, para que eles cheguem a todos nós. Os dons são: sabedoria, inteligência, conselho, fortaleza, ciência, piedade e temor de Deus.

Durante a homilia, Padre Reginaldo disse que a cura da humanidade está no Espírito Santo e que a pandemia fez com que as pessoas voltassem à sua fé, se convertessem. Se nos abrirmos, sentiremos a presença do Espírito Santo transformando, curando e fazendo de nós bons cristãos. Nós podemos sentir o fogo do Espírito Santo e Ele quer dar o batismo a todos nós. O Espírito Santo ajusta, modela e manda seus frutos para dar o acabamento, pois Deus não quer que nós sobrevivamos somente. Um pai quer que eu filho viva bem, que tenha o melhor, e assim é Deus conosco.

O sacerdote disse-nos que devemos abrir nosso coração e dizer “Eu quero experimentar a terceira pessoa da Santíssima Trindade” e pedir à Nossa Senhora que nos leve ao cenáculo. “Se o Espírito Santo é água viva, tenha coragem e se jogue” exclamou. O Padre finalizou dizendo que o grande fruto do Espírito Santo é a perseverança, que é Ele que vem em socorro de nossa fraqueza.

Coroação de Nossa Senhora e adoração ao Santíssimo

Ao fim da Missa, Padre Reginaldo deu início à Coroação de Nossa Senhora. Foram levados ao altar um capacete, representando os motoboys, frutas representando os feirantes e, para representar os jornalistas, um microfone. Também foi levada ao altar a Bíblia Sagrada, simbolizando todos os religiosos e também um globo terrestre.

Para realizar a Coroação, subiram ao altar uma família e dois profissionais da saúde. O chefe da família colocou o manto vermelho de Nossa Senhora e os médicos coroaram a Mãe Santíssima. Após a coroação, houve a exposição do Santíssimo e muita oração.

A efusão do Espírito Santo

Ironi Spuldaro mais uma vez veio falar aos presentes para explicar sobre a efusão do Espírito Santo. Ele deu início à fala contando sobre a beata Helena Guerra, que disse “Sem o Espírito Santo, nós não podemos fazer nada”. Ironi nos explicou que a efusão do Espírito Santo é acreditar no que Ele pode fazer por nós.

O que o Espírito faz é nos tornar uma obra nova. Se o Espírito te incomoda, se age em você, isso significa que você estará pronto para viver a experiência do amor que nos transforma. Devemos aceitar o Espírito Santo, pois sem Ele não podemos fazer nada de bom.

Para exemplificar que a efusão do Espírito é acompanhada de graças sobrenaturais, que confundem a inteligência humana, Ironi contou diversos testemunhos de graças alcançadas, verdadeiros milagres realizados naqueles que se entregaram ao Espírito Santo.

Por fim, houve um momento de adoração ao Santíssimo, com a participação do Ministério da Música. Spuldaro e os cantores fizeram muitas orações, pediram a intercessão do Espírito Santo e mandaram mensagens de fé e esperança para pessoas doentes de câncer, pessoas com depressão, pessoas doentes do espírito e do corpo.

Você pode acompanhar todos os momentos da vigília, que seguirá pela madrugada, pelo Youtube da TV Evangelizar ou pelo site da Obra.