VEM 2023 bate recorde de inscrições e entra na reta final. Conheça os candidatos!

09/08/2023 às 14:09

Festival de música católica contemporânea da Associação Evangelizar É Preciso recebeu mais de 500 composições inéditas de todo o País e 16 canções foram selecionadas para a etapa eliminatória de agosto

Quem são, onde vivem e quais as histórias de vida e as motivações por trás das 16 composições católicas selecionadas para lançamento no VEM 2023? Essas informações já estão disponíveis para o público na página oficial da terceira edição do Festival VEM – Voz, Evangelização e Música, e têm sido atualizadas no Instagram do Festival. Autores e intérpretes de canções inéditas, selecionadas entre 508 músicas inscritas, virão a Curitiba nos próximos dias 18 e 19 de agosto para a semifinal do VEM, com apresentações que serão transmitidas para todo o Brasil por meio da Rede Evangelizar de Comunicação.
Os escolhidos pelo júri técnico do Festival, promovido pela Associação Evangelizar É Preciso, são músicos de 18 a 37 anos, de vários estados brasileiros, que colocam seu talento a serviço da missão evangelizadora nas paróquias que representam. Com a apresentação do cantor, compositor e instrumentista Danilo Dyba, a semifinal vai acontecer a partir das 19h. A cada uma das duas noites, oito candidatos vão subir ao palco do VEM. Para a final, no dia 26 de agosto, serão selecionados seis participantes que irão concorrer em três categorias: Melhor Composição, Melhor Intérprete e Intérprete Mais Querido Pelo Público.

Desafio da seleção
A escolha de 16, entre as 508 composições inéditas enviadas para a produção do VEM 2023, foi tarefa desafiadora para a equipe de pré-seleção, formada por 13 profissionais reconhecidos na indústria fonográfica nacional. Inicialmente, a produção do Festival distribuiu cerca de 40 canções para cada um dos convidados avaliar e selecionar cinco.
As 65 escolhidas na primeira etapa eliminatória passaram por mais uma análise técnica quanto ao formato, estrutura e perspectiva de projeção no cenário da música católica contemporânea. Depois, foram novamente submetidas a um debate conjunto da equipe de pré-seleção com a produção do Festival para se chegar as 16 selecionadas. “Foi interessante perceber o compromisso de tantos talentos e referências da indústria fonográfica, que empenharam seu conhecimento e visões no processo de seleção e fizeram verdadeiras defesas das composições”, conta o diretor da TV Evangelizar e jornalista José de Melo.
Entre os profissionais do corpo de jurados do VEM 2023 está o produtor musical Ricardinho Lopes, que agrega em seu currículo a dedicação às carreiras de cantoras famosas como Adriana Arydes e Paula Fernandes, além de atualmente lapidar os talentos vencedores do programa The Voice Brasil, da TV Globo. Em sua estreia no time de pré-seleção do VEM, ele avalia como enriquecedora a experiência de vivenciar o universo da música católica. “Na verdade, todos os cortes doeram muito, porque estavam ali os corações das pessoas, seus projetos de vida, resumidos na música inscrita. Deixar cada um de fora não é tarefa fácil”, avalia.
Para o produtor musical, o VEM proporciona uma experiência com efeitos positivos não apenas nas carreiras dos escolhidos, mas de todos os participantes. “O Festival pode ser encarado como uma chance de se dedicar de corpo e alma a esse trabalho tão bonito, sem a imposição de simplesmente vencer ou conquistar o primeiro prêmio de uma competição, para definir sua trajetória. O importante ali são os contatos e a exposição do trabalho realizado. Vencendo ou não, já é uma grandiosa experiência”, afirma.

Sonho de retribuir
Coube ao coordenador de produção do VEM 2023, Jefferson Genta, a parte mais agradável e emocionante da escolha dos 16 candidatos que avançaram no Festival: dar a boa notícia aos selecionados. “Liguei para todos com a desculpa de pedir para confirmarem dados e eles nem suspeitaram. Para cada um que anunciava – ‘parabéns, você foi um dos 16 selecionados’, a reação era diferente. Alguns choraram, outros ficaram sem reação, outros gritaram de alegria ou chamaram alguém da família para ter a certeza de que entenderam certinho”, conta.
A cantora e compositora da cidade de Mundo Novo (MS), Adriana de Paiva, é autora de uma das composições selecionadas. O sonho dela, que canta na igreja desde os nove anos é ampliar o alcance do trabalho artístico que dedica à evangelização. “Para retribuir a Deus o dom que Ele me deu e, assim, levar a palavra d’Ele por meio da minha voz e do meu canto. É a melhor forma de ser grata”, afirma.
A dupla Raíssa e Mateus, de Jundiaí (SP), recebeu a notícia da seleção quase simultaneamente. Como os dois trabalham próximos, a comemoração, logo após as ligações da produção do VEM, aconteceu no meio da rua. “A gente espera que esta seja uma oportunidade que Deus colocou nas nossas vidas para fazer a vontade d’Ele e que seja também um momento de muita conquista, felicidades e graças”, diz Raíssa.

Além de Adriana, Raíssa e Mateus, os perfis dos demais candidatos selecionados para a próxima etapa do VEM já estão disponíveis no site do Festival. São eles: Adílson Júnior, de São Lourenço da Mata (PE), Ariane Subtil, de Ipatinga (MG), Caio Cirqueira, de Vila Velha (ES), Camila Fragoso, de Fraiburgo (SC), Fábio Scatambulo, de Maringá (PR), Jean Carlos, de Girau do Ponciano (AL), John Lima, de Ponta Grossa (PR), Kellyane Oliveira, de Marechal Deodoro (AL), Max Caleb, de Barra de São Francisco (ES), Paula Alves, de São Miguel do Guamá (PA), Sara Elis, de Primavera do Leste (MT), Thy Lima, de Sorriso (MT), Vanessa Gomes, de Bauru (SP) e Veronica Dias, de Engenheiro Caldas (MG).

As semifinais estão marcadas para 18 e 19 de agosto, às 19h, e a final para 26 de agosto no mesmo horário, com shows imperdíveis de Eugênio Jorge, Rodrigo Torres, Marilia Melo e a grande final com Padre Reginaldo Manzotti. A grande, e boa notícia, é de que a participação do público na plateia, no Auditório Jesus das Santas Chagas, em Curitiba (PR), será aberta mediante inscrição. Afinal, as vagas são limitadas. Para garantir a sua, entre em contato pelo (41) 3221-6037 ou pelo WhatsApp (41) 8711-0371.

Conheça os 16 participantes do VEM 2023:

Adilson Júnior
Tem 32 anos, é de São Lourenço da Mata (PE) e inscreveu a composição Eu quero me lançar. “Sou ministro de música há mais de 15 anos, casado, pai, e fui salvo pela música católica! Por isso, arde em meu coração o desejo de evangelizar e ser canal de resgate de muitas almas para o Senhor”.

Diocese: Olinda e Recife
Paróquia: Nossa Senhora Aparecida do Parque Capibaribe
Pároco: Davi Gonçalves

Adriana Amanda
Tem 37 anos, é de Mundo Novo (MS) e inscreveu a composição A Mão de Deus. “Sou cantora e compositora desde os oito anos. Hoje, participo da equipe de canto na Capela Santa Cruz. Por um bom tempo fiquei afastada. Mas o chamado de Deus não me deixou ficar calada. Enquanto não voltei a cantar, Deus me chamou insistente. Por isso, me inscrevi nesse festival”.

Diocese: Navirai
Paróquia: Nossa Senhora das Graças
Pároco: Padre Bernardus

Ariane Subtil
Tem 36 anos, é de Ipatinga (MG) e interpreta a canção do compositor Arthur Sampaio, chamada Doces Pezinhos. “Sirvo a Igreja desde criança, participando dos corais infantis e ministérios de música. Meu pai foi um excelente violeiro e cantor e, a partir desta influência musical em casa, percorrer o caminho da arte foi o mais natural. E foi na Igreja Católica que me deparei com a vocação e chamado para cantar o amor de Deus. Então, o sonho pela missão musical cresceu em mim, mas só a partir de 2021 começou a se tornar solo, com o projeto Coração de Teresinha. Tudo iniciou com apresentações e, em 2022, realizamos a gravação do EP com faixas inspiradas na vida e obra da Santa, que em 2023 comemora seu jubileu de 150 anos de nascimento. Acredito que a arte é um canal de expressão, beleza e encontro, capaz de acalmar os corações sem esperança. Reconheço que o meu dom nasceu da fonte da Água da Vida, que é Cristo”.

Diocese: Governador Valadares
Paróquia: Santa Teresinha
Pároco: Eduardo Vasconcelos de Souza

Caio Cirqueira
Tem 30 anos. Nasceu em Itagimirim (BA), mas vive em Vila Velha (ES) e inscreveu a composição Santo Espírito. “Já quis ser e sonhei muitas coisas, mas descobri que fazer a vontade de Deus é também um sonho, um desejo do Seu coração. Quem é o Caio? Apesar das minhas limitações, sou alguém que busca fazer a vontade Deus”.

Diocese: Arquidiocese Vitória
Paróquia: Santo Antônio de Pádua
Pároco: Adriano

Camila Fragoso
Tem 21 anos, é de Fraiburgo (SC) e inscreveu a composição Meu Lugar. “Canto desde pequena. Comecei nas Missas com meu pai e alguns amigos, e ali nasceu um sonho e uma vocação. Com 15 anos, comecei a estudar um pouco mais sobre técnica vocal e isso me despertou um desejo de ajudar outras pessoas com a mesma vocação. Por isso, comecei a dar aulas. Em 2021, consegui realizar o sonho de abrir uma Escola de Música em parceria com a minha Paróquia e, hoje, permaneço como instrutora de música, com o sonho de evangelizar por meio da minha voz.

Diocese: Caçador
Paróquia: Paróquia Imaculada Conceição
Pároco: Ederson Iarochevski

Fábio Scatambulo
Tem 18 anos, é de Maringá (PR) e inscreveu a composição Creio em Ti. “Sou estudante de medicina, e espero que Deus fale, por meio das minhas composições, com pessoas que estão sem esperança e com sede Dele. Esse é o propósito da música na minha vida”.

Diocese: Maringá
Paróquia: Santa Maria Goretti
Pároco: Padre Reginaldo Teruel

Jean Carlos
Tem 21 anos, é de Girau do Ponciano (AL) e inscreveu a composição Agora Sei Quem Sou. “Sou católico e integrante do Ministério de música Instrumentos de Salvação, compositor, baixista e vocalista”.

Diocese: Penedo
Paróquia: Nossa Senhora Imaculada Conceição
Pároco: Tiago Nobre

John Lima
Tem 33 anos, é de Ponta Grossa (PR) e inscreveu a composição Apaixonado Por Jesus. “Sou casado há nove anos com Adriane, pai da Ana, da Luísa e da Manu. Cantor, compositor e produtor musical. Faço parte da equipe diocesana de catequese de Ponta Grossa e trabalho como analista de pastoral do Centro Social Marista Santa Mônica”.

Diocese: Ponta Grossa
Paróquia: Medianeira
Pároco: Daniel Farago

Kellyane Oliveira
Tem 30 anos, é de Marechal Deodoro (AL) e inscreveu a composição Estou Contigo. “Nasci em Maceió. Aos 10 anos, entrei na escolinha de música São Pedro e comecei minha história. Estudei teoria musical e clarinete, depois aprendi sax-tenor e toquei em orquestras carnavalescas. Por algum tempo, me dividi entre composições seculares e religiosas, mas pedi a Deus que me ajudasse a perseverar no caminho da salvação. Segui meu coração e escolhi evangelizar almas por meio da música católica, com a qual busco exercer meu ministério”.

Diocese: Arquidiocese de Maceió
Paróquia: Paróquia Nossa Senhora do Perpétuo Socorro
Pároco: Padre Márcio Roberto

Mateus e Raissa
Têm 20 anos, são Jundiaí (SP) e interpretam a composição do Seminarista Carlos Henrique, chamada Diálogo. “Nos conhecemos cantando, quando fomos convidados para o grupo de oração São Miguel Arcanjo, da Paróquia em que participamos. A partir daquele momento, nos tornamos amigos. Depois de muita oração e direção, começamos a namorar e, desde então, estamos sempre juntos nas atividades paroquiais. Começamos a participar do Setor Juventude da nossa Diocese, com a missão de evangelizar por meio da música e mostrar para os jovens que a verdadeira felicidade não está nesse mundo. No Setor, nos aproximamos do Seminarista Carlos, que nos apresentou ao VEM e tem nos apoiado com sua composição e suas orações, para que seja feita a vontade de Deus nessa nova missão”.

Diocese: Jundiaí
Paróquia: Cristo Redentor
Pároco: Padre Anderson Ricardo

Max Caleb
Tem 37 anos, é de Barra de São Francisco (ES) e inscreveu a composição O Teus Amor Supera Tudo. “Nascido e criado em família Evangélica, sou músico desde os 14 anos. Sempre toquei em bandas seculares, mas aos 18 anos tive a oportunidade de conhecer a Igreja Católica, por meio da Renovação Carismática, e tive um encontro com o Senhor Jesus que me impulsionou a deixar o meio secular. Me deixei ser levado por Ele em missão por meio da música. Sirvo até hoje no meu grupo de oração, minha casa “Caminho De Deus”, em minha cidade”.

Diocese: Diocese de São Mateus
Paróquia: Paróquia São Francisco de Assis
Pároco: Belmiro Ohnezorge

Paula Alves
Tem 25 anos, é de São Miguel do Guamá (PA) e interpreta a composição do Padre Pablo Misley, chamada Minha Vida é uma Adoração. “Exerço meu ministério na minha cidade e faço parte da Renovação Carismática. A música católica faz parte da minha vida desde pequena e, com 13 anos, comecei a servir na igreja cantando na Santa Missa, louvores e outros eventos da igreja e servir ao Senhor por meio da canção”.

Diocese: Bragança
Paróquia: Nossa senhora do Rosário -catedral
Pároco: Padre Raimundo Elias

Sara Elis
Tem 19 anos, é de Primavera do Leste (MT) e inscreveu a composição Planos do Senhor. “Sou artista de múltiplas artes: música, dança, desenho e atuação. Fui criada em berço católico, sempre engajada na igreja.
Canto desde os três anos de idade e, aos 12, comecei a animar casamentos com meu irmão. Logo, formamos uma dupla sertaneja até 2019. Em 2020, comecei carreira solo sertaneja. Cantei com famosos e cresci muito no Instagram. Em maio de 2022, me mudei para Primavera do Leste e fui atraída para uma paróquia. Fiz o acampamento juvenil e ali começou minha verdadeira conversão. Depois disso, me sentia incomodada quando cantava sertanejo. Em setembro, durante um evento, Deus me escolheu e não tinha mais como escapar. Dei meu SIM e me entreguei completamente ao querer dEle. Estou iniciando uma vida missionária para levar a Palavra de Deus por meio da minha voz. Sou apenas instrumento e, sem Ele, não sou nada”.

Diocese: Diocese de Primavera do Leste
Paróquia: Nossa senhora de Caravaggio
Pároco: Dom Dereck

Thy Lima
Tem 33 anos, é de Sorriso (MT) e inscreveu a composição Estou Contigo. “Sou natural da cidade do interior do Mato Grosso, chamada Juara. Canto e me dedico a obra desde os 10 anos, sempre envolvido em encontros de evangelização como cantor e em Santas Missas. Componho e, como meu sonho sempre foi expandir meu dom de ministração e louvor, este ano estou tendo a oportunidade de gravar algumas músicas. Tenho cinco filhos, e dois deles estão na caminhada servindo ao Senhor comigo. Evangelizar e alcançar vidas pela música é meu lema. Tendo a oportunidade de apresentar melhor meu trabalho, tenho certeza que poderei alcançar este sonho e colocar em pratica esse dom que Deus me deu”.

Diocese: Sagrado Coração de Jesus
Paróquia: São Pedro Apóstolo
Pároco: Padre Valdir Luiz Koch

Vanessa Gomes
Tem 36 anos, é de Bauru (SP) e inscreveu a composição Vale a Pena Viver. “Iniciei na música por volta dos oito anos, cantando em um coral de crianças na Paróquia que frequentava com minha família. Minha grande inspiração sempre foi minha mãe, que cantava e tocava na igreja. Minha primeira composição foi por volta dos 14 anos e, durante toda
A minha adolescência, participei de ministérios de música. Comecei a fazer aluas de canto e teclado aos 13 anos, e cheguei a fazer conservatório de canto Erudito. Comecei a lançar meus primeiros trabalhos como cantora solo em 2019. Desde a adolescência, sempre me identifiquei com as comunidades. Por alguns anos fui voluntária na Missão Canção Nova São Paulo e, hoje, faço parte da Comunidade Shalom de Bauru. Sigo levando a palavra de Deus por meio da música nas igrejas e na Policia Militar, onde hoje trabalho e, pela graça de Deus, também canto em diversos eventos e Missas da Corporação”.

Diocese: Diocese Do Divino Espírito Santo Bauru
Paróquia: Santa Clara De Assis
Pároco: Padre Thiago Freitas

Veronica Dias
Tem 31 anos, é de Engenheiro Caldas (MG) e inscreveu a composição Nova Criatura. “Minha experiência com a música iniciou muito nova. Com doze anos, comecei a cantar na igreja e me encontrei. Desde então, Deus foi me moldando e me formando por meio da musicalidade. Canto, toco violão, tenho algumas composições ligadas à minha experiência de vida. Dentro do meu ministério, procuro ter muito zelo ao que Deus me pede. Tento ao máximo ser fiel à vontade dele pra mim e para quem é alcançado pelo meu servir. Sou mãe e, ainda com os desafios da maternidade, vivo a experiência de ser cuidada por Deus, ao mesmo tempo cuido dos que precisam de um encontro pessoal com Ele”.

Diocese: Governador Valadares
Paróquia: Santa Bárbara
Pároco: Padre Ernandes Manuel Camargo