Primeiro dia da Festa de Jesus das Santas Chagas: confira como foi a abertura

19/09/2023 às 10:32

Com uma programação religiosa e cultural, o evento espera milhares de fiéis para sete dias dedicados à devoção

Nesta segunda-feira (19), começou a VIII Festa de Jesus das Santas Chagas, no Santuário Nossa Senhora de Guadalupe e de Jesus das Santas Chagas, em Curitiba (PR). Serão sete dias dedicados a celebrar a devoção a Jesus das Santas Chagas, abraçada pela Obra no ano de 2015. Fiéis de diversas localidades são esperados, inclusive por meio das mais de 70 caravanas confirmadas até o momento, para uma intensa programação religiosa e cultural destinada a toda família, que envolve Missas, Adorações, Novenas, terços, shows, apresentações artísticas e muito mais.

A abertura foi realizada na tão aguardada Santa Missa, celebrada por Padre Reginaldo Manzotti. Com o Santuário cheio, o Sacerdote deu boas-vindas a todos os devotos que lá estavam e se disse muito feliz por ver pessoas do Paraná e também de outros estados do Brasil que acompanharão a Festa de Jesus das Santas Chagas durante toda a semana.

Foto: Felipe Gusso

Na homilia, ele refletiu sobre o Evangelho de Lucas (7,1-10), em que um oficial romano se deparava com o empregado doente e à beira da morte. Ao ouvir falar de Jesus, enviou alguns anciãos para pedir pelo homem. O Sacerdote relacionou a Palavra de Deus com a abertura da Festa: “Quantos hoje não estão doentes? Que maravilha começar trazendo os doentes nas intenções”.

Além disso, ele pediu aos fiéis presentes que relembrassem uma pessoa que precisa da intercessão de Jesus das Santas Chagas. “Para quem você vai pedir? Se coloque como o oficial, alguém que vai interceder por quem precisa. Quando o homem se pôs na presença de Jesus das Santas Chagas e disse: ‘Senhor, não te incomodes, pois não sou digno de que entres em minha casa. Nem mesmo me achei digno de ir pessoalmente a Teu encontro. Mas ordena Tua palavra e meu empregado ficará curado’. O que foi isso? Oração e intercessão. Ou seja, ao dizer uma só palavra em frente d’Ele, seremos curados”, relatou o Padre.

Na Missa, o Sacerdote ainda leu testemunhos de fiéis que receberam graças de Jesus das Santas Chagas e chamou as pessoas para participarem da Festa presencialmente ou pela Rede Evangelizar de Comunicação. Confira aqui a programação completa e os canais de transmissão do evento para acompanhar de casa.

Doação que presenteia com oração

Padre Reginaldo contou, na Missa de abertura, sobre a ação desenvolvida pela Obra nesta semana. Além de Jesus das Santas Chagas, a Obra também comemora a memória do seu intercessor, São Pio de Pietrelcina. Por isso, todas as pessoas que fizerem uma doação extra, entre associados ou não associados, durante a Festa de Jesus das Santas Chagas, terão seus nomes levados à Igreja de São Pio de Pietrelcina, em San Giovanni Rotondo, na Itália.

“Levarei esses nomes na minha mala para a peregrinação que farei na próxima segunda-feira. Não tem presente maior que uma oração e não tem presente mais valioso que uma missa celebrada”, disse o Sacerdote.

Para participar da ação, as contribuições podem ser feitas pelo PIX:
1) Com a chave CNPJ 07634465000143
2) Pela Área do Associado, acessado com o número de associado, e-mail ou CPF e senha.
3) E pelo botão DOAR no WhatsApp (41) 3221-6060.

Fiéis que vieram para pedir e agradecer

A Festa de Jesus das Santas Chagas reúne fiéis de todos os lugares para oração em honra a Jesus das Santas Chagas. Esse é o caso de Luciene Brito, que lidera uma caravana de 10 pessoas, vindas de Itabaiana (SE). A associada relata que esta é sua oitava Festa de Jesus das Santas Chagas e todos estão preparados para vivenciar uma semana intensa de devoção. “Já vi, como Mensageira, muitas pessoas conquistarem graças, curas e libertações por meio da devoção a Jesus das Santas Chagas. Levaremos conosco essa experiência e intercederemos por quem precisa lá em nossa cidade”, conta Luciene.

Na mesma caravana estava Maria Elenilde Moraes, conhecida como Dida. Ela participa da Festa de Jesus das Santas Chagas para agradecer e testemunhar uma graça. A sergipana afirma que foi diagnosticada com um câncer raro na coluna e, no meio do tratamento, teve um acidente vascular cerebral (AVC). Foi quando começou o milagre.

“O médico fez exames no meu cérebro, que apontaram o lado esquerdo todo entupido. Era para eu não estar viva ou, ao menos, em estado vegetativo. Não foi o que aconteceu. Ninguém soube como explicar. Procuramos outros especialistas e tive o mesmo diagnóstico. Ouvi que sou um milagre e que a medicina não sabe o que fazer comigo. Já conhecia a Obra desde 2014, quando passei por outro problema de saúde. Me tornei associada e, em 2020, conheci a Luciene. Me tornei Mensageira e estou aqui para agradecer minha vida”, testemunha Dida.

De Divinópolis (MG), o casal Flávio Clementino e Rosimeire Silveira participa e organiza caravanas para a Festa de Jesus das Santas Chagas desde 2017. Neste ano, são 25 pessoas que trouxeram para o evento. Associados fiéis, eles deram mais um importante passo como devotos ao se tornarem Mensageiros de Jesus das Santas Chagas.

Com a Capela Peregrina recém-recebida em mãos, eles estão felizes com a conquista: “Nos tornamos Mensageiros Líderes pelo compromisso em espalhar a devoção. Sentimos que somos uma ponte para oferecer às pessoas a vivência de cura e libertação de Jesus das Santas Chagas, que muda vidas. Nossa caravana é a primeira que chegou, ontem [17/9], e iremos embora somente no próximo domingo”, informa Flávio.

Atividades culturais gratuitas para a comunidade

Além da programação religiosa, a VIII Festa de Jesus das Santas Chagas conta com uma programação cultural repleta de atividades gratuitas. São shows e apresentações culturais abertas para a comunidade.

O primeiro dia do evento contou com shows do Padre Francisco e amigos, Larissa Blanco, Gringo Violeiro (Torrilhas e Pimentel) e Álvaro e Daniel. A segunda-feira terminou com o programa “Noite de Louvor – especial Jesus das Santas Chagas”, com Padre Marcio Almeida e Irmã Greice. Também teve transmissão pela TV Evangelizar, que está disponível pelo YouTube da emissora.

O que vem por aí

A programação da VIII Festa de Jesus das Santas Chagas continua com uma extensa programação religiosa e cultural durante toda a semana. Na terça-feira (19), acontece a Novena e passeio do Ícone de Jesus das Santas Chagas com Padre Marlom Cunha, Contemplação das Santas Chagas com Padre Douglas Pinheiro, além de Santa Missa com Padre Reginaldo Manzotti. Também tem Terço de Jesus das Santas Chagas com Padre Leandro Duarte e Eduardo Oliveira, Adoração ao Santíssimo Sacramento com Frei Anderson Santos e Santa Missa Jesus das Santas Chagas – virtude da Mansidão – com Padre Douglas Pinheiro.

Além disso, acontece o 5º Encontro dos Mensageiros Líderes das Capelinhas de Jesus das Santas Chagas, no Anfiteatro de Jesus das Santas Chagas, com a participação presencial e online de Mensageiros Líderes inscritos. Na programação cultural, terão apresentações e atividades com o Palhaço Alipio, Adri Melo, aula de Salsa e Orquestra Viola Curitibana.

Para mais informações sobre a Festa de Jesus das Santas Chagas, clique aqui. Assista a Missa de abertura no YouTube da TV Evangelizar e veja as fotos.