20º Natal Solidário reúne milhares de pessoas e arrecada mais de 1 tonelada de alimentos

18/12/2023 às 10:37

Na programação, Santa Missa, Adoração ao Santíssimo e Auto de Natal, além de grandes nomes da música nacional e serviços gratuitos para comunidade

Fé, caridade, diversão e cidadania embalaram a 20ª edição do Natal Solidário, realizada neste sábado (16), em Curitiba (PR). Milhares de pessoas participaram da programação que teve início às 13h e seguiu até à noite, com direito a fogos de artifício no encerramento. Ao todo, foram arrecadados 1,470 quilos de alimentos, que serão doados para instituições atendidas pela Obra.

Transmitido pela Rede Evangelizar de Comunicação, o evento contou com Terço de Jesus das Santas Chagas, conduzido pelo Padre Jorge Fortunato e Ironi Spuldaro, Adoração ao Santíssimo com o Padre Renato Redeson e Santa Missa, presidida pelo Arcebispo de Curitiba, Dom José Antônio Peruzzo.

Dom Peruzzo, Arcebispo de Curitiba, presidiu a Santa Missa. Foto: Felipe Gusso

 

Dom Peruzzo destacou que Natal é tempo de paz. “Que possamos levar para a nossa família a paz que o Presépio sugere. Que nossas palavras sejam de paz e de esperança, ainda que os tempos não sejam tranquilos”, ressaltou o Arcebispo.

O evento marcou ainda a renovação do Projeto Abracei, em parceria com a Pastoral da Criança, que apoia mensalmente mais de 10 mil crianças de todo o Brasil.

José de Melo, diretor geral da TV Evangelizar, e Irmã Veneranda, da Pastoral da Criança. Foto: Felipe Gusso

 

“Agradeço, em nome da Pastoral da Criança e das crianças atendidas pelo projeto, a toda a família Evangelizar, que muito nos ajuda. Há 11 anos, renovamos essa parceria que faz tão bem aos pequeninos do Reino de Deus”, disse a Irmã Veneranda Alencar, coordenadora nacional da instituição.

Além de shows com grandes nomes da música nacional, como Péricles, Thiago Arancam, Mel Fernandes e a dupla Bruno Cézar e Leandro, os fiéis também acompanharam ao Auto de Natal, para celebrar o nascimento do Menino Jesus.

Sucesso nacional, Péricles animou os fiéis. Foto: Felipe Gusso

 

Comunidade animada

A dona de casa Lusmir Marcondes, associada da Obra há 16 anos, trouxe a neta Manuela, 6, para participar do evento. “A Manu ouviu a programação na Rádio Evangelizar e ficou muito ansiosa para vir brincar”, disse a avó. “Ela tem um carinho muito grande pelo Padre Reginaldo, tanto que escreveu uma cartinha para ele”, completa.

Dona Lismir e a neta Manuela, que escreveu carta para o Padre Reginaldo.

 

Devota de Nossa Senhora de Guadalupe e Nossa Senhora do Carmo, a lavradora Josefina Luz saiu cedinho de Mafra (SC) e veio ao evento em caravana com mais 30 pessoas. “Essa é a terceira vez que participo do Natal Solidário. Cheguei antes de começar e vou ficar até o final”, garantiu.

E para que um evento tão grande como esse aconteça, muitas pessoas precisam colocar “a mão na massa”. Além dos colaboradores da Obra, as voluntárias são parte essencial do processo. “Quando precisei, o Padre Reginaldo me ajudou e nunca mais esqueci. Me sinto muito feliz em poder retribuir”, disse Aluísia Ceron, voluntária há 18 anos.

Da esquerda para direita, as voluntárias: Aluísia Ceron, Cleusinha Fais e Benedita da Luz Santos.

 

A aposentada Benedita da Luz Santos é Mensageira de Jesus das Santas Chagas e voluntária da Obra há um ano. “Em 2019, sofri um infarto e fui desenganada pelos médicos. Porém, me recuperei e hoje estou aqui. Sei que vivi um milagre e sou socorrida em tudo que preciso. Jesus é minha salvação e sempre que eu puder ajudar, o farei.”

Serviços e atividades gratuitas

Esta edição do Natal Solidário também foi marcada pela cidadania. No local, um Feirão de Empregos ofereceu mil vagas de trabalho para quem deseja começar o novo ano de carteira assinada.

Feirão de Empregos ofereceu mil vagas com carteira assinada.

 

Desempregada há dois anos, Cléia Cordeiro veio em busca de trabalho como auxiliar de restaurante e de serviços gerais. “Essa é a última oportunidade do ano de conseguir um emprego e tenho muita fé que vai dar certo”, afirmou ela, que saiu do local com entrevista agendada.

O Senac-PR levou instrutores e alunos para oferecer serviços de esmaltação, barbearia e cortes de cabelo para a comunidade. “A parceria com a Associação Evangelizar É Preciso faz muito sentido para gente, porque temos os mesmos valores de atender as pessoas e transformar vidas”, destacou Luciano Castro, técnico de relações com o mercado do Senac-PR.

Comunidade teve acesso a diversos serviços gratuitos, como corte de cabelo.

 

As crianças também puderam aproveitar as atividades voltadas para elas. Entre as atrações, cama elástica, xadrez gigante, basquete, contação de histórias e o simpático e divertido Manzottinho, sucesso entre a garotada.

Manzottinho cercado de crianças.

 

Premiadas

Todos que doaram 1kg de alimento ganharam uma vela para acender durante a celebração, além da oportunidade de participar do sorteio de prêmios. As ganhadoras da promoção foram:

– Terezinha Pereira Gomes, ganhou 1 Air Fryer, 3,2 litros;

– Ana Clara Cabral, levou para casa 1 TV LED 40 polegadas;

– Jurema Santos Marsi, ganhou 1 TV LED 40 polegadas.

Ana Clara Cabral, ganhadora da TV, com a mãe, Janete Gluszka.

 

Assista no YouTube

Não pode participar e perdeu a transmissão ao vivo? Não se preocupe! Clique aqui e acompanhe tudo que rolou no evento.