Sábado de família e fé

24/09/2022 às 19:19

VII Festa de Jesus das Santas Chagas reuniu milhares de fiéis que vivenciaram e testemunharam a devoção 

Neste sábado (24), a VII Festa de Jesus das Santas Chagas foi das famílias, com uma programação religiosa e cultural que motivou inúmeros fiéis a viverem uma tarde de fé com a Associação Evangelizar É Preciso. O dia começou com a Novena e passeio do Ícone com Frei Renan Barros e o 3º dia do Tríduo em honra a Jesus das Santas Chagas e Santa Missa com Padre Jorge Fortunato. Pela tarde, aconteceu o Terço de Jesus das Santas Chagas com a participação dos Ministros Extraordinários da Sagrada Comunhão do Santuário Nossa Senhora de Guadalupe e de Jesus das Santas Chagas.

Ao final do dia, os fiéis acompanharam a grande Via Sacra, com o Padre Reginaldo Manzotti. Foram dez palcos espalhados pelo centro de Curitiba (PR), com encenações sobre Paixão, Morte e Ressurreição de Jesus. “A Via Sacra é uma fonte inesgotável de elevação espiritual, em um ato unitivo com o Cristo”, falou o Sacerdote ao iniciar o caminho de fé acompanhado de uma multidão de devotos, iluminados pela luz de velas. Padre Tiago Henrique Medeiros, da Paróquia de São Sebastião, de São José do Rio Preto (SP), presenteou a Obra com um fragmento da Cruz de Cristo, uma das relíquias mais preciosas da Igreja.

 

Graças concedidas 

Quem acompanha a festa de Jesus das Santas Chagas no Santuário de Nossa Senhora de Guadalupe e de Jesus das Santas Chagas vem para pedir ou agradecer uma graça concedida. São inúmeras as histórias de fiéis ouvidas. Uma delas é a da Lídia Guimarães Vasconcelos, de Sobral (CE), é associada há 11 anos e revendedora da Produtos Que Evangelizam. Ela testemunhou uma graça com seu filho, concedida por Jesus das Santas Chagas. “Meu filho teve uma doença chamada vitiligo. Começou um tratamento em Fortaleza, mas entrou em uma depressão muito forte. Eu me apeguei a Jesus das Santas Chagas. Isso foi em julho e vim à Curitiba para o Retiro Nacional. Logo depois ele começou a melhorar e dar resultado no tratamento. Com a graça de Deus. Por isso, vim agradecer. Vou acompanhar todos os dias de Festa, rezando, testemunhando e adorando Jesus das Santas Chagas”.

Bazelissa Sarmento, também de Sobral (CE) contou a história de conversão de seu marido, que faleceu de complicações da Covid-19, mas não sem antes se converter. “Padre Reginaldo ajudou muito. Quando chegamos a Curitiba, ficamos seis anos para ele fazer tratamento de câncer. Eu sou carismática e ele ficava implicando que eu sou muito devota. Meus olhos viram a conversão dele, que passou a fazer o Terço de Jesus das Santas Chagas todos os dias com Padre Reginaldo Manzotti. Percebi que ele foi mudando, até mesmo em sua aparência. Por meio da doença, ele abriu seu coração. A última coisa que falei para meu marido antes dele falecer foi “aconteça o que acontecer, eu nunca deixarei de amá-lo. Tenho certeza que Deus o acolheu e deu a salvação. Eu orei toda a vida pela conversão”.

Terezinha de Paula Almeida, associada da Obra Evangelizar há três anos, veio do Rio de Janeiro para agradecer a graça da cura. Ele deu seu testemunho no 1º dia do Tríduo de Jesus das Santas Chagas diante do Padre Reginaldo. Ela conta que seu filho pegou Covid-19 e ficou entubado por alguns dias. “Mesmo depois de sair do hospital, ficou com sequelas. Uma delas foi a voz. Ele ficou sem falar e depois de um ano fez uma cirurgia. Eu o entreguei a Jesus das Santas Chagas. Fiz o Terço e a Novena. A cura veio. No dia 1º de setembro deste ano voltou a trabalhar. Meu filho é um milagre de Jesus das Santas Chagas”, relata ela.

 

Por fim, Omar Cabral Lima é associado há mais de 14 anos e voluntário nos eventos da Obra Evangelizar há cerca de 3 anos. Ele marcou presença e contribui na captação de novos associados em quase todos os dias da Festa de Jesus das Santas Chagas. Segundo ele, já participou de vários eventos com muita devoção a Jesus das Santas Chagas, para agradecer uma intercessão. “Eu fiz consulta médica pois tenho um probleminha de saúde. Fui ao médico e ele me passou um medicamento. Comecei a tomar e quando fiquei bom, larguei o medicamento. Um dia, ao vir à Igreja, na frente da imagem de Jesus das Santas Chagas, senti Ele conversar comigo. Ele me pediu para eu voltar a tomar o medicamento. Depois disso, voltei a melhorar. Por isso, comecei a ser voluntário, para agradecer. Eu sou muito emotivo. Quando trabalho sou muito contente e sinto a emoção de servir”.

Caravanas 

Rita de Cássia, que já conversou com o Padre no 3º Encontro de Mensageiros Líderes, é de Ipatinga (MG) e veio com a caravana da cidade com uma lista de pedidos de oração vindos até mesmo de outros países. A história dela com a Obra começou em 2008, quando voltou do exterior para viver no Brasil. “Tinha um restaurante e ficava brava, pois a minha irmã – que era minha principal ajudante – parava tudo às 11h para acompanhar a bênção do Padre Reginaldo. Um dia, resolvi acompanhar com ela e nunca mais parei. Minha vida se transformou e recebi muitas graças, inclusive por intercessão de São Pio. Meu filho e a esposa, que vivem nos EUA, resolveram ter filho e são muito saudáveis. No dia que decidiram tentar engravidar, consagrei o ventre dela a Nossa Senhora. Em um mês, ela engravidou. Porém, nos últimos meses da gravidez, descobriram que a bebê estava com água no cérebro e aumentou de uma semana para a outra. Não era possível fazer nada até o nascimento, apenas monitorar em exames semanais. Chamei a sogra do meu filho, ele, a esposa, e começamos a Novena de São Pio. Na segunda semana de orações, estabilizou o volume de água. No Dia de São Pio, senti uma paz muito grande e conversei com ele, pedi bem séria para ele colocar a mão com a chaga na cabeça da minha neta. Mais tarde, minha nora me ligou e contou que não tinha mais líquido na cabeça da bebê. Ela nasceu no Dia de Nossa Senhora Aparecida e hoje tem um ano, sem sequelas”.  

 

Com ela, veio Nilma de Almeida, que também teve a vida transformada pela Obra, por meio do Padre. Na semana que o grupo de Mensageiros da cidade dela estava aqui em Curitiba, ela sentiu que rezava e não era ouvida por Deus, pois queria um milagre para uma pessoa que precisa superar o vício com o álcool. Mas tudo mudou no dia do grupo de oração, que levou a filha. Lá, encontrou uma imagem de Nossa Senhora das Graças, que a filhinha reparou por ser idêntica à que elas têm em casa. “Ela pediu para deixar dinheiro para a Mãezinha do Céu. Como no dia não tinha nada, voltaríamos no dia seguinte na Missa para deixar a oferta. Na homilia, o Padre falou ‘você que está aqui e sente que reza, mas Deus não te ouve. Você está rezando pouco. Aqui tem um grupo de Mensageiros que se reúne para rezar por quem tem vícios’. Ali, fui bem recebida e minha vida como católica mudou completamente. Deus fez uma diferença muito grande na minha vida e trouxe forças para lutar e entender que esse milagre vai acontecer na hora certa. Tinha a Comunhão, Crisma, mas não era uma católica muito envolvida. Hoje estou na Pastoral do Dízimo, sou catequista e Mensageira”.  

E as bênçãos em Ipatinga são tantas, que outra colega da Caravana também testemunhou. Maria da Conceição Jacob veio pela primeira vez para agradecer. Em 2019, ela estava com tudo pronto para vir à Festa e o sonho foi adiado por um AVC que seu esposo teve pela manhã. “Ele caiu cadeira de um jeito estranho e achei que era brincadeira. Quando vi que ele estava todo torto, com a língua grossa, face estranha. Corri para o quarto, peguei o terço e a Água Benta. Desci, comecei a molhar o terço na Água Benta para massagear ele, coloquei a Água para ele beber. Pedi ajuda para minha filha e meu genro, fomos ao hospital. Chegamos lá, minha filha entrou com ele na consulta. Logo ela voltou e me pediu para falar com o médico, para saber o que havia dado ao meu marido e o doutor disse ‘ele pode ter tido um AVC, mas agora está normal, lembra de tudo. O exame constatou que foi um AVC, mas graças a Deus não ficou com sequelas. Como não pude vir naquele ano, hoje estou aqui para testemunhar que a Água Benta e o terço de Jesus das Santas Chagas nos deram essa graça”.  

Silvia Cristina Lobo, de Amabai (MS), conheceu Padre Reginaldo pela rádio antes mesmo da Obra. Com uma lista de graças, de Novena em Novena, quando surgiu a Capela, ela resolveu se tornar Mensageira Líder. Hoje, a comunidade está com 22 Capelas e um grupo de Mensageiros Líderes que trocam por WhatsApp as graças recebidas, e uma Missa mensal na Paróquia Nossa Senhora Auxiliadora pela devoção. “Foi assim que surgiu a ideia da Caravana para a Festa e viemos em 59 pessoas. É a nossa primeira vez aqui, saímos às 15h ontem e chagamos aqui hoje cedo, direto para o Santuário. Muitos vieram para agradecer as bênçãos”.  

Maurina Gorges é de São Aberto, no Paraguai, e veio com a Caravana de lá mais uma vez. Agora, para agradecer a cura milagrosa. “Vim sempre para o 24 Horas em Oração, mas dessa vez foi especial. Sou associada, recebo duas Capelas na minha casa, a normal e a dos enfermos. Tive câncer, operei e fiz quimioterapia. Ele sumiu. Depois de um tempo, voltou. Em 2020, voltou maior ainda. A médica me deu 60 dias de vida. Desisti do tratamento, busquei remédios naturais, rezei e preferi ficar com a minha família. Porém, o tumor estourou. Voltei ao médico, operei, voltei para a quimio. No dia do meu aniversário, o médico me chamou e disse que meu caso era um milagre. Estava totalmente curada e ninguém acreditava. Na minha cabeça e no meu coração, nunca pensei que perderia essa batalha”.  

Manzottinho e a turminha 

As crianças puderam aproveitar a programação da Festa de Jesus das Santas Chagas com apresentações culturais, como show de Kung-Fu e teatro de bonecos. Além disso, o Manzottinho também prestigiou o evento para a alegria dos pequenos. Alexandre, de 11 anos, veio de Americana (SP) com os pais na quinta-feira para a Festa. Hoje, encontrou pessoalmente um amigo que chega à sua casa todos os meses: o Manzottinho. “Gosto muito das brincadeiras e das historinhas da Turma. Fui conversar com o Manzottinho e perguntar o pastel favorito dele pra dar de presente”.  

 

No domingo (25), será o último dia da Festa de Jesus das Santas Chagas. A programação religiosa começa com a Novena de Jesus das Santas Chagas e passeio do Ícone com Padre Márion Cunha, Irmão Luis Maria e Irmão Gabriel Maria, do instituto Hesed. Além disso, tem Santa Missa com Padre Reginaldo, Contemplação, pregações, momento de oração e a Missa de Encerramento e Coroação de Jesus das Santas Chagas. Confira a programação aqui.