Primeiro dia de Retiro Nacional: veja como foi a volta do evento presencial

25/02/2023 às 18:30

Neste sábado (25), aconteceu o primeiro dia do Retiro Nacional 2023. Essa foi a 11ª edição. Com todos os ingressos esgotados, cerca de 6 mil pessoas, de todo o Brasil e do mundo, vieram ao centro de Eventos Positivo, localizado em Curitiba (PR), para participar de dois dias de formação espiritual na orientação do Padre Reginaldo Manzotti. “Vida plena em Cristo” é o tema deste Retiro, que ofereceu uma oportunidade aos fiéis de experimentarem o efeito transformador da fé, da humildade, dos valores cristãos, da caridade e da gratidão em suas vidas.  

No início, o Sacerdote agradeceu a presença de todos e ressaltou a alegria com a volta do evento presencial, depois da pandemia da Covid-19. Além disso, pontuou que via do palco milhares de rostos esperançosos por viver esse momento de fé. No evento de 2023, inúmeras caravanas chegaram a Curitiba de diversos lugares do Brasil, como dos estados: Espírito Santo, Ceará, São Paulo, Minas Gerais, Mato Grosso, Pernambuco, Santa Catarina e muito mais.

Foto: Felipe Gusso

Além do Brasil, fiéis de outros países também compareceram ao Retiro Nacional, como o casal Márcio e Laiane André, que moram em Massachusetts, nos Estados Unidos, e vieram ao Brasil especialmente para participar desse evento tão importante para a Obra. O devoto de Jesus das Santas Chagas esteve no último Retiro presencial, que aconteceu em 2020, e deixou como propósito pessoal participar de todas as edições assim que a pandemia passasse. Assim o fez. Acompanhado da esposa, os dois são Mensageiros Líderes e fazem parte da Missão USA, que tem como objetivo ampliar a presença da Obra e a devoção a Jesus das Santas Chagas nas comunidades norte-americanas. 

“Estamos nós dois aqui e queremos levar para os Estados Unidos a experiência, tudo o que vivenciamos, as coisas que ouvimos, para manter a chama acesa na nossa comunidade de lá. Em agosto teremos nosso Retiro com a Missão USA, em setembro a nossa Festa de Jesus das Santas Chagas. Então, queremos mostrar que, independente de estarmos longe fisicamente da Obra, estamos juntos com a mesma fé”, contou Laiane. Além disso, Márcio contou que a intenção é que, em 2024, venham ao Brasil e participem do Retiro Nacional acompanhados de mais pessoas dos Estados Unidos. “No ano que vem, será uma grande felicidade nos reencontrarmos aqui com uma grande caravana de pessoas envolvidas na Missão USA”.  

Durante o Retiro Nacional, nos dois dias de evento, terão palestras com temas diferentes, mas com o mesmo objetivo: que os participantes se desconectem com a rotina e se dediquem em um final de semana repleto de reflexão, meditação e renovação da espiritualidade. Confira a seguir como foi o primeiro dia. 

1ª palestra: busca do sentido da vida 

“Deus quer que sejamos curados no corpo, na mente e em espírito”. Essa foi a frase com que Padre Reginaldo iniciou a palestra, que focou sobre a saúde, não somente física, mas também o estado completo de bem-estar. O Sacerdote afirmou, diante da plateia, que estar doente não é só a presença da enfermidade. “Quero insistir nisso, pois somos uma religião que tem Jesus Cristo como médico dos médicos. Não pense que doença é apenas sofrimento físico, é o todo: corpo, mente e espírito”. 

Depois de fazer a introdução, se aprofundou sobre a importância em ressignificar a vida. Segundo ele, cada vez mais as pessoas são chamadas a repensar sua própria história. Isso não se resume somente as boas experiências vividas. “Ressignificar é dar um sentido até a algo negativo que aconteceu. Todos temos partes da vida que não nos orgulhamos. Algo que é negativo pode se tornar um exemplo. Você pode escolher fazer com que a experiência negativa se torne um aprendizado. Você tem aprendido com as besteiras que fez? Se tivermos conexão com Deus, podemos ter novas perspectivas. Quem está em Deus tem o poder de modificar as adversidades, aprender com a força interior”, refletiu. 

Ainda na sequência da palestra, Padre Reginaldo mobilizou os fiéis com um assunto que faz parte da vida de inúmeras pessoas: traumas. Ele destacou essa palavra, para evidenciar que todos podem passar por situações traumáticas no casamento, na vida familiar, no trabalho e até mesmo com a própria autoestima. No entanto, Deus pode ser um aliado para curar os traumas. Nas palavras do Sacerdote, as feridas não desaparecem. É somente Cristo quem tem a capacidade de transformar a ferida em cicatriz indolor.  

“Se aceitar Jesus na minha vida e o Seu poder curativo, a pessoa consegue dominar. O problema é que quando não faz isso, busca fugas do mal não resolvido, como o alcoolismo, as drogas, o tabagismo. Tantas coisas ruins no mundo causam um mal espiritual. Há muita coisa que mais atrapalha que ajuda. Tudo posso, mas nem tudo me convém. Então, a religião é para curar a pessoa como um todo. Religião não é só ir à missa. Precisamos ser persistentes”, defende. 

Para dar continuidade na reflexão, o Padre oferece alguns conselhos para quem busca o sentido da vida. Entre os conselhos estão: conectar-se com Deus diariamente; tirar um tempo para realizar o que gosta; ter coragem para dizer não àquilo que não faz bem; criar hábitos de autoconfiança; ter a mente ocupada com coisas boas; criar uma rotina positiva e estabelecer compromissos que dão vontade de viver; desenvolver atividades que permitem fazer algo bom e que preenchem a alma; e ter diálogos internos bons. 

Por fim, o sacerdote realizou um momento espiritual para estimular a cura interior, com música e oração. “Senhor Jesus, eu peço a cura. Vem Jesus comigo, curar todo o meu passado. Cura minhas mágoas, minhas feridas, meus traumas, meus medos, minhas carências afetivas. Cure tudo aquilo que me faz estar infeliz”, concluiu. 

Foi pela busca do sentido da vida, que está sendo alcançado, que Rita de Cássia Sugiyama veio ao Retiro Nacional. Ela, que mora na Flórida, nos Estados Unidos, veio ao Brasil somente para participar de uma Missa com Padre Reginaldo Manzotti, a cumprir uma promessa realizada pela cura da hérnia de disco de seu irmão. Logo que soube da realização do Retiro Nacional, garantiu o seu ingresso.  

Rita conta que é Mensageira Líder e só tem o que agradecer pela intercessão de Jesus das Santas Chagas em sua vida. Depois que conheceu a Obra e se tornou associada, muitas graças foram alcançadas. Além do testemunho do irmão, ela conquistou uma promoção profissional pela entrega na fé e o conforto diante do falecimento do pai. Como forma de agradecimento, quando encontrou o sentido da vida na oração, ela se propôs a evangelizar na comunidade norte-americana. “Faço a tradução para o inglês de orações e materiais da Obra. Não quero somente que brasileiros nos Estados Unidos conheçam a Associação, mas também os americanos. A fé pode transformar uma vida e eu sou prova disso”, testemunha a mulher. 

2ª palestra: valores morais 

No início da segunda palestra, com os olhos repletos de esperança, os fiéis ouviram os ensinamentos de Padre Reginaldo que fez a seguinte pergunta: “Quando falamos em Jesus Cristo, temos de nos perguntar por que Ele morreu na Cruz?”. A resposta veio logo em seguida, quando o Sacerdote explicou que o Filho de Deus foi obediente ao Pai e não cedeu à proposta do maligno. “Ele morreu por valores que eu e você somos chamados a seguir. A base dos valores morais e éticos é para todos”, afirma.  

O Sacerdote relembrou os acontecimentos que afligem o Brasil e o mundo, como a guerra na Ucrânia e os desentendimentos nas famílias pela política brasileira. Segundo ele, os valores são importantes na orientação para uma vida guiada em Cristo. “Se Jesus teve valores morais e éticos, também somos chamados a ter. Deus quer curar nossas feridas por meio dos valores. Quando direcionamos nossa vida neles, nos libertamos, quem não faz, se deixa escravizar. São uma defesa e um crescimento à própria dignidade”, defende. 

Ao recordar os Mandamentos, o Padre explica que Deus não obrigada a ninguém seguir valores. Todos são chamados a escolher seguir aquilo que pregou Jesus: respeito, tolerância, lealdade, solidariedade, entre outros. No entanto, é o amor que gera os valores, inspirado nos Mandamentos de amar a Deus sobre todas as coisas e amar ao próximo como a nós mesmos. 

Foto: Felipe Gusso

“Qual o maior bem moral do cristão? É amar. Justiça, honestidade, bondade, generosidade, perdão, humildade, paciência, pureza, fidelidade, esses são valores que norteiam. Deus quer que nós, como comunidade, construamos um mundo melhor. Por isso, Ele nos dá valores. Nós temos essa missão”, falou o Sacerdote na sequência da palestra. 

Para ele, o Deus do amor não é um juiz que sentencia aqueles que não seguem os valores de Jesus. Padre Reginaldo orienta que a justiça de Deus vem do arrependimento das pessoas diante dos pecados. Deus é Pai, não é opressor. Ele quer a responsabilidade, não a culpabilidade. E a partir de todos esses ensinamentos, ele finaliza ao sinalizar a importância da confissão. “O Sacramento da Confissão ajuda a ter uma consciência mais aberta, disse papa Bento XVI”, é assim que o Sacerdote termina o discurso.  

Foi para oportunizar momentos de espiritualidade e conversão, a partir das orientações do Padre Reginaldo, que Sandro organiza a caravana para o Retiro Nacional anualmente. De Itabaiana (SE), ele veio com mais 46 pessoas para vivenciar o evento. Essa é a oitava vez que o sergipano participa dos dois dias de formação espiritual. Em 2022, mesmo online, ele organizou uma caravana para Curitiba, mesmo que para assistir pela TV Evangelizar. Mas nada supera o evento presencial.  

“Ouvir essa segunda palestra revigorou a alma. No meu grupo, existem inúmeros testemunhos muito fortes. Um deles, por exemplo, é de uma pessoa que venceu a Covid-19. É uma graça muito grande tê-la aqui hoje, para agradecer a vida. É por isso que nós viemos de tão longe para esses dois dias de Retiro Nacional”, confidencia.  

Ações da Obra no Retiro Nacional 

Durante o evento, a Obra Evangelizar ofereceu aos participantes inúmeras ações para que o dia fosse, não só de formação na fé, mas também de diversão e alegria. Quem veio ao Retiro Nacional pôde garantir itens religiosos na loja da Produtos Que Evangelizam, que esteve durante todo o dia repleto de fiéis.  

Além disso, a Associação e a TV Evangelizar organizaram um espaço único com os cenários de programas da emissora, como o Papo IDe+, e da Turma do Manzottinho. Os fiéis que compareceram ao local puderam girar uma roleta e concorrer a prêmios especiais da Obra, se cadastrar para ter acesso a conteúdos do IDe+, aprender como acessar ao IDeplay e, por fim, tirar fotos e interagir com o Manzottinho. 

Danielle Romanel Batista, associada desde 2020, veio ao Retiro Nacional para agradecer o resultado positivo de uma cirurgia realizada no útero. Seu desejo era dar esse testemunho, que foi conquistado graças às orações a Jesus das Santas Chagas. Ela conta que veio ao evento junto da irmã. Ela lê mensalmente o Jornal do Evangelizador e quer associar seus sobrinhos para receber a revista da Turma do Manzottinho. É um chaveiro da turminha que ela leva para casa depois de girar a roleta ao participar da ação.  

“Eu adorei o mimo que ganhei. O Manzottinho é tão lindo e levar uma lembrança desse dia tão especial, foi incrível para mim. Vou até chamar a minha irmã para vir aqui participar também”, confidencia ela.  

Veja as fotos da primeira e da segunda palestra do 1º dia do Retiro Nacional 2023. Veja também o vídeo da transmissão completa, no YouTube da TV Evangelizar. Confira como foi o 2º dia do evento aqui.