
XI Retiro Nacional: 6 mil pessoas em busca da vida plena em Cristo
27/02/2023 às 12:30
Adultos, idosos, jovens e crianças de todo o Brasil e do exterior participaram de dois dias de intensa experiência de fé, reflexão e renovação. O segundo dia do XI Retiro Nacional, que aconteceu no último domingo (26), foi marcado pela oração, louvores, aprendizados e conversão. Ao abrir o evento, Padre Renatinho conduziu um momento de espiritualidade. “Deus nos convocou para mais um dia, uma nova missão, um novo compromisso e testemunhos de graça”, disse o Sacerdote, dando as boas-vindas aos fiéis.
Depois, Padre Reginaldo Manzotti acolheu os participantes com as perguntas: “Foi bom o dia de ontem? Quem sentiu a presença de Deus?”, questionou. “Hoje será melhor do que ontem, porque você está aqui!”, acrescentou. Depois, com uma música, clamou a presença do Espírito Santo e deu início às pregações.
Durante os dois dias, o sacerdote conduziu palestras e pregações para cerca de 6 mil pessoas que estiveram presentes no Centro de Eventos Positivo, em Curitiba (PR), e também para quem acompanhou a transmissão ao vivo pela Rede Evangelizar de Comunicação. Mesmo com temas diferentes, o sentido foi o mesmo: buscar a vida plena em Cristo.

A Santa Missa fechou o evento de forma especial. “É Deus quem nos reúne, é Ele quem nos trouxe aqui. O Retiro é uma tomada de consciência, é uma pausa restauradora que damos à vida, para retomar a nossa caminhada rumo ao céu”, disse Padre Reginaldo. “A mensagem que quero deixar para esse Retiro é: viva em profunda gratidão, valorize tudo o que você tem, por menor que seja. E acredite, o que Deus te deu é mais do que o suficiente para você ser feliz”, concluiu.
Saiba como foi o 1º dia do XI Retiro Nacional aqui e acesse todas as fotos aqui.
Ações da Obra no Retiro Nacional
Os fiéis que participaram presencialmente do evento puderam usufruir da “experiência Evangelizar”. A Obra promoveu ações que garantiram momentos de descontração, diversão e alegria.
A Associação e a TV Evangelizar organizaram um espaço com os cenários de programas da emissora. Os participantes também puderam girar uma roleta e concorrer a brindes, conhecer os conteúdos do Portal IDe+, aprender como acessar ao IDeplay e também tirar fotos e interagir com a Turma do Manzottinho.
Foi o que fez o casal Vanessa Oliveira Barreto e Jonatas Rodrigues, de Campos Novos (SC). Eles vieram em caravana ao Retiro, acompanharam todas as palestras e aproveitaram para conhecer o personagem infantil da Obra.
Os associados contaram que levarão os aprendizados para a comunidade em que participam e, também, aplicarão na vida pessoal. “O que me marcou foi o entusiasmo do Padre, porque são muitos sacerdotes que estão na Igreja, mas só fazem o básico. Então a forma de fazer diferente chama a atenção, isso contagia muito”, afirmou Jonatas. “O Retiro é uma experiência muito especial. As formações espirituais e o momento de Adoração nos fazem entender que é possível conseguir graças, basta ter fé, persistir, fazer o bem. Levaremos o aprendizado para nossa casa, incentivaremos nossos filhos na fé, e conduziremos nossos aprendizados para outros também, na comunidade”, acrescenta Vanessa.
Além disso, quem esteve no Retiro Nacional pôde garantir itens religiosos na loja da Produtos Que Evangelizam, que esteve presente no evento.
Testemunhos
Muitas graças alcançadas foram testemunhadas no evento. Elisete de Paula Pires, de Cachoeiro de Itapemirim (ES), veio ao Retiro Nacional para agradecer a cura do câncer de mama e, com a graça de Nossa Senhora de Guadalupe, a estabilidade de um nódulo no pulmão. Porém, uma das palestras do Padre Reginaldo, fez com que ela refletisse sobre outra situação que enfrentou. “Na palestra onde ele falou de relacionamento tóxico e sobre as doenças emocionais, mexeu comigo. Hoje, reconheço que o relacionamento que vivi não era só eu quem sofria, mas fazia o outro sofrer também. Perceber isso me libertou. Espero que essa e outras palestras também toquem as pessoas e façam despertar um novo olhar para nós mesmos e para o nosso próximo, porque Cristo é o irmão que está ao nosso lado”, relatou Elisete.
Caravanas de vários estados do Brasil chegaram até o Parque Barigui para vivenciar momentos de espiritualidade. Uma delas foi organizada pelo Flávio Clementino. Com ele, 52 pessoas saíram de Divinópolis (MG) para participar do Retiro Nacional. “Eu e a minha esposa somos coordenadores dessa caravana desde 2017. Graças a Deus, à devoção a Jesus das Santas Chagas e à Nossa Senhora de Guadalupe, conseguimos fazer com que inúmeras pessoas se tornassem Mensageiras e abraçassem com a gente essa missão de propagar a devoção. Hoje, estamos aqui buscando uma vivência mais intensa dessa missão”, relatou o devoto.
Na mesma caravana de Divinópolis, Quênia Araújo veio ao Retiro para agradecer, mas também para pedir pela conversão do filho. “Estar aqui é uma graça muito grande. Meu filho teve um problema, mas hoje está aqui comigo, graças a Deus. Ontem pedi a Jesus das Santas Chagas um sinal pela conversão dele, para livrá-lo das más amizades e das drogas. Durante a Adoração, Padre Reginaldo tocou na cabeça do meu filho. Entendi como um sinal e tomo posse da graça, acredito na conversão do meu filho, pois sou uma mulher de fé”, confessou Quênia.
Agda, que veio do Paraguai, testemunhou a cura de um câncer pela intercessão de Jesus das Santas Chagas. “Em julho de 2018 fiz uma cirurgia para retirar um tumor maligno do meu intestino. Padre Reginaldo falava no programa sobre as maravilhas que Deus pode fazer por nós e eu tomei posse. Naquele dia, vivi em estado de graça e, num estalo, percebi a minha cura. Enfrentei todo o tratamento. A cada radioterapia sabia que era uma gota do sangue de Jesus que vinha sobre mim. Hoje estou curada! Eu sou um milagre de Jesus das Santas Chagas”, relatou.
Maria da Conceição Ribeira, do interior de São Paulo, participou do Retiro para agradecer às diversas graças que alcançou com a intercessão de Jesus das Santas Chagas. A primeira foi sobre o seu casamento. Casada há 23 anos, ela conta que rezou pela conversão do marido e lutou pela felicidade em seu matrimônio. Hoje, seu parceiro também é companheiro de fé. Além disso, a associada também compareceu no evento para testemunhar a cura de um câncer de mama. “Em 2020, vindo para o Retiro, eu aguardava o resultado de uma biópsia. Chegando aqui, o tema foi: ‘Eu e minha casa serviremos ao Senhor’. Eu rezava muito a Deus, pedi o sangue d’Ele naquela quimioterapia. E eu estou curada”.
Maria da Conceição e Pedrinho, de Porto Velho (RO), testemunharam a conversão do homem, que era viciado em jogos e foi libertado do vício, depois que participou do Retiro Nacional, em 2020. “Nós viemos ao evento e o tema era ‘Eu e minha casa serviremos ao Senhor’. Meu marido olhou para nós e disse que a partir daquele dia não jogaria mais e nem apostaria mais dinheiro. Hoje, ele reza todos os dias e faz a Quaresma de São Miguel Arcanjo. Para honra e glória do Senhor, ele está liberto”, contou Maria. “Me sinto muito aliviado, muito melhor. Hoje consigo ajudar a Obra Evangelizar e contribuo com o dízimo todo mês, graças a Deus”, acrescentou Pedrinho.
3ª palestra: aspectos pessoal e relacional
No domingo, os fiéis que acompanharam o Retiro puderam se aprofundar e refletir em mais momentos de formação espiritual. Na primeira pregação do dia, Padre Reginaldo abordou a importância de controlar as emoções dentro das relações familiares. Ele frisa que muitos casamentos não dão certo porque não vivem aquilo que o Senhor preparou. “Para o casamento dar certo, o casal precisa fazer vencer o amor que os uniu. Dentre tantas coisas, esquecemos de pedir para Deus curar nossas emoções. A pessoa é tão dependente emocionalmente, que aceita qualquer coisa”, afirma.
O Sacerdote continuou a reflexão com um alerta: “nunca compare seu parceiro com outra pessoa. Toda comparação é perigosa, nossa vida não é uma rede social, como na internet”. Ele afirmou que Deus quer curar o casamento, mas que para isso é preciso fortalecer o amor, o perdão, a compreensão e a oração. Também citou o trecho de Efésios (4,31-32) que diz: “Sejam bondosos e compassivos uns com os outros perdoando-se mutuamente, assim como Deus perdoou vocês em Cristo”.

Ao longo da palestra, Padre Reginaldo ressaltou que é preciso construir uma relação baseada no diálogo e na gentileza. Segundo ele, brigas e discussões surgem porque os assuntos não estão bem definidos e qualquer desrespeito é uma violência. “Lembre-se: uma vez perdoado, não se volta o assunto, quem fica recordando, cria inimizade. Não faça com que a ferida sangre de novo”, orienta.
Num segundo momento, Padre falou sobre a relação entre pais e filhos, e explicou como uma educação baseada na fé pode fazer com que as crianças cresçam fortes e autoconfiantes. “Educar é uma tarefa difícil, há coisas que precisam ser moldadas. Ensine sobre empatia aos seus filhos, isso ajuda a entender o sentimento dos outros, mas também os próprios sentimentos. Fale sobre humildade, pois pessoas humildes tendem a ser mais felizes. Ensine seus filhos sobre caridade, a dividir, a doar e mostre que as coisas não caem do céu. O exemplo é a melhor forma de ensinar. Conte histórias edificantes, leia a Bíblia, forme nele uma consciência cristã, de valores. A infância é a melhor oportunidade de semear a fé”, finalizou.
4ª palestra: emoções
“A vida plena em Cristo abrange nossas emoções. As angústias? Ele quer curar. Os medos e as incertezas? Ele quer libertar”. Foi com essas palavras que Padre Reginaldo deu início à quarta palestra do Retiro. Ele reforçou que para conquistar uma vida plena, é necessário encontrar a paz interior. Afirmou, ainda, que um cristão não se deixa dominar pelas emoções ruins, ele as substitui pelas boas.
“Deus quer que você seja uma pessoa com saúde física, emocional e espiritual. Ou você gasta tempo agora para cuidar da sua saúde ou você vai gastar tempo para cuidar da sua doença. O que você está fazendo hoje para que, no futuro, você seja uma pessoa melhor fisicamente e psicologicamente? A espiritualidade pode te ajudar, ela traz paz interior e com isso você terá a vida plena”, assegura.

Ainda na sequência, o Sacerdote refletiu sobre a individualidade e a importância de ter consciência daquilo que se é sem precisar da aprovação dos outros. “Você é único, Deus não te compara a ninguém, ele quer que você seja a sua melhor versão. Não espere reconhecimento dos outros, você não precisa provar a ninguém que é digno de ser amado, pois já é amado por Deus, por isso se valorize”, reitera.
Para finalizar, Padre Reginaldo realizou um momento espiritual com música e oração. “Eu abro mão de querer ter o controle de tudo e por isso, por eu não ter controle, eu entrego para Deus. Somente n’Ele encontro a paz, é d’Ele que vem a minha salvação, somente Ele é a rocha que me salva, Ele é meu protetor e eu nunca serei derrotado. Deus me cura e quer que eu seja a melhor versão de mim mesmo”, concluiu.
Assista ao 1º dia e ao 2º dia do XI Retiro Nacional no canal do YouTube da TV Evangelizar.