XIV Evangelizar É Preciso Fortaleza: um pouco de como foi esse dia tão especial

18/10/2021 às 13:11

“Mesmo sem poder lotar a Praia de Iracema, estamos unidos”: com essas palavras e um vídeo que mostrou importantes momentos da história deste evento tão importante para a Obra, o XIV Evangelizar É Preciso Fortaleza começou.

Da mesma maneira de 2020, o evento foi em formato de live, mas a animação e a participação do público não deixaram a desejar, assim como todo o espetáculo montado diretamente do Santuário de Nossa Senhora de Guadalupe e de Jesus das Santas Chagas.

 

 

A apresentação foi conduzida por Ricardo Vilches e Carol Tormena. “Nós estamos aqui e vamos viver intensamente um dos maiores eventos católicos do Brasil”, como iniciou a Carol, com muita alegria, contando um pouco sobre tudo que ainda estava por vir no dia, nos dois palcos, pois uma estrutura especialmente para o evento também foi montada na capital do Ceará.

 

 

Para começar, tivemos a Oração do Terço de Jesus das Santas Chagas, com Padre Renato Redeson. Em seguida, participação da Arquidiocese de Fortaleza, show com a cantora Ticiana de Paula e recados especiais de parceiros que nos ajudam a realizar todos os anos o Evangelizar Fortaleza, como a equipe do Sistema Jangadeiro de Comunicação e o governador do Ceará, Camilo Santana.

 

 

Padre Reginaldo assistiu aos recados com muita emoção e agradeceu por todo apoio a esse dia de chegar ao coração de uma verdadeira multidão, mesmo online, e explicou o significado do tema e do lema escolhidos para esta edição: “A esperança que vence batalhas” e “Sejam alegres na esperança, pacientes na tribulação e perseverantes na oração” (Rm 12,12), respectivamente.

Ao iniciar a Santa Missa, o Sacerdote nos trouxe a reflexão:

“A proposta é a esperança que vence batalhas, mas de qual esperança estamos falando? Será que nossa esperança não tem que ser a esperança cristã? Quem quer ser o primeiro vai ser último. Quem quer ser grande coloca-se a serviço. Nós, como cristãos, temos que ter a esperança onde as pessoas são tratadas iguais, onde o amor é transbordado e dado sem distinção. Quando a Covid-19, os problemas financeiros, os problemas com droga sugam a nossa esperança nos levando a desistir, há um processo de paralisação, de desacreditar. Quando se perde a esperança é porque se perdeu a fé em Deus”.

 

 

Na sequência fez a leitura do Evangelho de Marcos (10,35-45):

Naquele tempo, Tiago e João, filhos de Zebedeu, aproximaram-se de Jesus e disseram-lhe: “Mestre, queríamos fazer-te um pedido.” E Jesus respondeu: “Então, digam lá o que querem que eu vos faça. “E eles disseram: “Deixa-nos ocupar os dois primeiros lugares quando estiveres no teu Reino glorioso. “Jesus voltou a responder: “Vocês nem sabem o que me estão a pedir. Julgam que podem beber o cálice de amargura que eu tenho de beber e ser batizados como eu vou ser?” “Podemos, sim!” – disseram eles. Então Jesus acrescentou: “Realmente, ainda hão de beber o cálice de amargura que eu vou beber e ser batizados como eu vou ser, mas isso de ocuparem os dois primeiros lugares não depende de mim. Esses lugares são para quem Deus os preparou.” Os outros dez discípulos ouviram a conversa e ficaram indignados com Tiago e João. Então Jesus chamou-os a todos para perto dele e disse-lhes: “Como sabem, os que governam os povos têm poder sobre eles, e os grandes são os que mandam neles. Mas entre vocês não pode ser assim. Pelo contrário, aquele que quiser ser grande deve servir os outros, e aquele que quiser ser o primeiro deve ser o criado de todos. Pois também o Filho do Homem não veio para ser servido, mas para servir e dar a sua vida para resgatar a humanidade.”

 

 

A partir da Palavra de Deus, Padre Reginaldo nos alertou sobre a importância de manter o ânimo em nós mesmos e na Promessa: “Você está bêbado, mas você não é bêbado. Você está no pecado, mas não precisar estar. A esperança te faz sair disso. Se você perde a esperança, você larga a família, o casamento, a comunidade. A esperança é o segundo grau. O primeiro é a fé, que gera esperança. Meu filho, fé e esperança. Chega de desânimo”!

O Sacerdote explica que quando nós ficamos desalentados pelos erros que cometemos, por não vislumbramos mais a grandiosidade de Deus no mundo, nós nos afundamos nos bens materiais. É perigosíssimo o desalento, o desânimo, pois nós perdemos a visão do todo. A esperança traz alegria. Basta lembrar que depois da Sexta-Feira Santa veio a Ressurreição. Depois da Cruz veio a vitória. Que façamos da tribulação a perseverança e que jamais podemos desistir de rezar, de conversar com Deus.

Testemunhos

Antes do Momento de Adoração ao Santíssimo, vimos testemunhos inspiradores de graças alcançadas a partir de pedidos feitos durante o Evangelizar É Preciso Fortaleza do ano anterior.

O casal Cândido e Francisca compartilhou a graça da cura da filha, que com apenas 12 anos, tinha recebido o diagnóstico de leucemia. “No começo, eu não tinha forças para nada. Minha esposa foi uma guerreira; nossas famílias ajudaram e o Padre Reginaldo Manzotti nos deu esperança. Hoje estou sorrindo”, contou Francisco, muito emocionado.

 

 

Os fiéis lembraram a importância da parceria do evento com o Centro de Hematologia e Hemoterapia do Ceará (Hemoce) pelo oitavo ano consecutivo.

Para encerrar este dia tão cheio de fé e alegria, houve o Momento de Evangelização pela Música, com Padre Reginaldo, com participação de gente do Brasil inteiro e até de outros países, acompanhando de casa e em família. Pelas imagens, foi possível ver a imagem de Jesus das Santas Chagas abençoando vários lares.

 

 

Por aqui, batemos nessa tecla: fé e esperança. Se você terminou o Evangelizar Fortaleza com mais coragem, esperança, fé e empenho, valeu a pena! O mundo pode trazer muitas tristezas, mas coragem: lembre-se que Ele venceu o mundo (Jo 16,33).

 

Quer ver a cobertura fotográfica completa do evento? Clique aqui.