X Retiro Nacional: confira como foi o segundo dia do evento

20/02/2022 às 18:07

“Das Trevas Para a Luz”. O tema continuou a conduzir os ensinamentos do segundo dia do X Retiro Nacional Evangelizar É Preciso. Neste domingo (20), o Padre Reginaldo Manzotti apresentou mais três palestras às milhares de pessoas que acompanhavam o evento pela Rede Evangelizar de Comunicação, devido à pandemia da Covid-19.

A realização do evento em formato virtual não impediu que a Palavra de Deus ultrapassasse as fronteiras geográficas e chegasse a todo o Brasil. No início, o Sacerdote relembrou as palestras do primeiro dia de Retiro e os símbolos que nortearam as reflexões de fé, que podem contribuir e abençoar a vida de todos.

“Começamos falando sobre enfrentar as tribulações e a importância de ter um farol e uma luz, que é Jesus. Depois falamos dos desafios da juventude para quem está educando e tem a proposta de evangelizar. Vimos a importância de ter um leme que nos direciona nos contratempos da vida. A terceira colocação foi sobre lideranças na Igreja, assim como no trabalho, no mundo político, entre outros. Vimos a importância de termos remos que sejam compartilhados, pois liderança não se faz sozinho, como exemplo de Jesus”, relata Padre Reginaldo.

O Sacerdote também relembrou que a Obra, preocupada com a situação das vítimas das chuvas em Petrópolis (RJ), se empenha em uma ação para ajudá-las. Desta forma, parte das contribuições daqueles que se associaram durante os dois dias de Retiro estarão auxiliando essas famílias, inspiradas no exemplo da caridade que Jesus Cristo nos ensinou.

Após a abertura, foram realizadas mais palestras, que totalizaram seis momentos de trocas em fé, junto de oração, intercessão e Adoração. A Santa Missa fechou o evento de forma especial. “Melhor seria se tivesse aquela multidão de gente no Retiro Nacional, mas não tem problema. Foi muito bom, pois estivemos na companhia do Senhor”.

Foto: Carina Basso

4ª Palestra | Conselhos bíblicos para CASAIS

Usando dos elementos que nortearam as palestras desta edição do Retiro Nacional, foi a âncora que exemplificou a mensagem da quarta fala. “A qual temos como âncora da alma, segura e firme, e que penetra até ao interior do véu. Onde Jesus, nosso precursor, entrou por nós, feito eternamente sumo sacerdote, segundo a ordem de Melquisedeque” (Hebreus 6,19-20). Segundo o Padre Reginaldo Manzotti, a âncora é um símbolo para a família. Quando uma família passa por tribulações, Jesus é a esperança. “Quando a família titubeia, segure a âncora”, afirma.

Para um casamento feliz, os conselhos podem ser encontrados na Bíblia Sagrada. O primeiro deles é o amor. “Amem uns aos outros com amor de irmãos em Cristo e se esforcem em tratar uns aos outros em Cristo” (Romanos 12,10). Por isso, o Padre enfatiza a importância de alimentar o amor entre os casais e demonstrar isso constantemente.

Após, o Sacerdote recorre a mais um símbolo: a rocha. “Quem ouve esses meus ensinamentos e vive de acordo com eles, é como um homem sábio que construiu a sua casa na rocha” (Mateus 7,24). Assim, o Padre enfatiza que para um casamento crescer de forma forte, é preciso haver pontos em comum. Um deles é Deus.

“Um casamento santo é o que ama, que perdoa, que escuta e que tem proximidade. Porque o casal terá que enfrentar problemas. E o que vai sustentar esse casamento? Tem que ter outros elementos que são rochas”, defende. O Padre Reginaldo ainda cita o exemplo da pandemia da Covid-19, em que muitos casais passaram por problemas conjugais, mas aqueles que confiaram em Jesus enfrentaram de frente as adversidades.

Ciúme, posse, discórdia, falta de entendimento e indiferença são atitudes que representam o inimigo dentro de casa. Nesse momento, a obediência a Deus é a melhor forma de caminhar em direção à luz, assim como fez Jesus Cristo e Nossa Senhora. “Portanto, obedeçam a Deus e enfrentem o Diabo, que ele fugirá de vocês” (Tiago 4,7).

Ao longo da palestra, o Sacerdote ainda explica que todo o relacionamento é um acordo entre duas pessoas. É preciso relembrar que são dois indivíduos com histórias que precisam ser respeitadas. Por isso, um combinado entre pessoas na trajetória de uma união é importante. “Não basta andar juntos, esse andar tem que ter um propósito. Para a família cristã, é a fé em Deus”, enfatiza Padre Reginaldo.

Por fim, a âncora volta a aparecer na apresentação. Para o Padre, descuidar dos valores de Deus e dos valores para a família é abrir brecha para o inimigo. Quando o barco está agitado, a âncora dá estabilidade. Ele finaliza: “Dos conselhos que apareceram na palestra, é para pegar a âncora do seu relacionamento e jogar no céu”.

Foto: Carina Basso

5ª Palestra | Ainda direcionada aos CASAIS

Na continuação da palestra “Conselhos Bíblicos para Casais”, o Padre Reginaldo Manzotti segue nas pontuações direcionadas àqueles que estão em uma união. Para isso, ele enfatiza a importância da humildade. “Ninguém é dono da verdade. Falemos da verdade e da Palavra de Deus. A humildade é um conselho para o casal e a família”.

Desta forma, esse conselho revela que todos erram, mas no matrimônio, o exercício de admitir o erro, ser sincero e falar a verdade, pedir desculpa e se comprometer a não mais errar é fundamental. “Portanto, confessem seus pecados uns aos outros” (Tiago 5,16).

Por outro lado, além de admitir o erro, é preciso que a outra pessoa esteja disposta a perdoar. O Sacerdote relata que aquele que não perdoa não consegue se olhar no espelho com verdade. Segundo ele, o perdão é um mandamento de Deus e a base da fé.

Um ponto importante, é que o perdão não pode vir depois das discussões entre os casais. Em uma família cristã não há gritarias e insultos, como revela o conselho presente em Efésios. “Abandonem toda a amargura, tire todo o ódio e raiva. Nada de gritarias, insultos e maldades” (Efésios 4,31-32). Para isso, a resposta está na calma, na reflexão, na empatia, no amor e na conversa.

O Padre Reginaldo mostra o símbolo da bússola, para exemplificar como a Palavra de Deus é um mapa. Obstáculos em um relacionamento existem, mas a partir do caminho sagrado, os problemas são solucionados. “Dialoguem no amor sem acusar. É fácil enxergar o defeito dos outros. Difícil é enxergar os nossos. Ser cristão é acolher a pessoa como um todo. E como melhorar? É na conversa, sendo claro, específico, objetivo e sendo positivo. Sempre respeitando o sentimento do outro, permitindo a ele que fale”.

Além da conversa, o Padre ainda chama atenção para a oração entre os casais. “Marido e mulher, mesmo que estejam brigados, rezem antes de dormir. A pior coisa é dormir com raiva. Será o veneno que irá nos matar”.

Foto: Carina Basso

6ª Palestra | Conselhos bíblicos para a PERSEVERANÇA

O caminho cristão é sempre em frente. Para isso, diferente da instantaneidade da vida atual, é preciso calma, pois o crescimento é um processo lento e contínuo. O Padre Reginaldo Manzotti começa a palestra afirmando que um grande erro é pensar que pelo fato de estarem convertidos em Deus, as pessoas são isentas das quedas. É importante saber que depois de cair, é possível se levantar com a ajuda de Deus.

“Considerai que é suma alegria, meus irmãos, quando passais por diversas provações” (Tiago 1,2). De acordo com o Sacerdote, isso significa que podemos vencer as dificuldades com a fé. Essa batalha leva à perseverança, que é uma virtude importante para quem quer chegar ao Espírito Santo.

“Jesus fez uma promessa. Ele disse ‘no mundo teremos grandes tribulações, e aqueles que perseverarem até o fim serão salvos’. Isso significa que, ao invés de pensar em fugir, é preciso ter as armas para vencer. Deus nos dá essas armas. Deus nos dá a provação e o Diabo nos dá a tentação. Por isso, Deus permite certas dificuldades para provar que conseguimos”, afirma o Padre.

Quem é cristão se levanta diante das dificuldades, pois tem fé e confia no amor de Deus. “Fiquem firmes, assim vocês serão salvos” (Lucas 21,19). É o Espírito Santo quem pode nos conceder perseverança e nos impulsionar para frente. “Aquele que perseverar até o fim será salvo” (Mateus 24, 13).

As passagens mostram que o céu é para os persistentes. Para o Sacerdote, só iremos perseverar se tivermos os olhos firmes em Jesus, pois a fé verdadeira salva. Por fim, o Padre Reginaldo Manzotti termina ressaltando a importância da oração. “Ela é o combustível que oferece energia espiritual para enfrentar as dificuldades e nos leva à perseverança. Oração é um diálogo de amor, é experimentar um pedaço do céu”, finaliza.

Foto: Felipe Gusso