X Festa da Misericórdia: um dia de orações em honra a Jesus Misericordioso

16/04/2023 às 21:52

Milhares de fiéis acompanharam a programação, que contou com pregações e procissão luminosa

Neste domingo (16), aconteceu a X Festa da Misericórdia, que começou cedo no Santuário Nossa Senhora de Guadalupe e de Jesus das Santas Chagas, em Curitiba (PR). Transmitida pela Rede Evangelizar de Comunicação, a extensa programação motivou milhares de fiéis a participarem de um dia inteiro de oração, pregações, louvores, Adoração e a famosa procissão luminosa pelo Centro da cidade.  

Na Missa conduzida por Padre Reginaldo Manzotti, os devotos foram incentivados a refletir sobre a misericórdia manifestada por Jesus, que é também a de Deus. O Sacerdote contou, na abertura da celebração, que a Festa da Misericórdia foi instituída pelo Papa São João Paulo II no ano 2000. A atitude de fé foi uma inspiração a partir daquilo que o Filho de Deus pediu à Santa Faustina Kowalska, nos anos 1930. “Jesus apareceu à Santa para que não O esqueçamos. A festa de hoje é para voltar a um Senhor que, por essência, é misericordioso”, diz.  

Na homilia, depois de todos ouvirem e aclamarem o Evangelho de João (20,19-31), Padre Reginaldo enfatizou que a misericórdia de Deus já aparece no Antigo Testamento e são inúmeros os Salmos que também demonstram essa característica, como o do dia, que diz: “Dai graças ao Senhor porque Ele é bom; eterna é a Sua misericórdia” (Salmo 117 (118)). Isso se seguiu no Novo Testamento: “A pessoa de Jesus Cristo, em Sua vida e Suas ações diante dos pobres, do pecador, dos doentes, dos Discípulos e Apóstolos, foi de misericórdia. Percebam algo que é fundamental, Deus Pai, Deus Espírito Santo e Deus Jesus Cristo são misericórdia”. 

Por fim, ele fala sobre atos da misericórdia, que são como conselhos para todos que acompanhavam a homilia. “O Senhor quer te dar o perdão e, como fruto da Sua misericórdia, quer te dar a paz. Leve isso para casa. Se você está vivendo um conflito interior, aceite a paz. Como segundo ato da Sua Misericórdia, soprou o Espírito Santo. E, hoje, podemos pedir: ‘daí-me o derramamento do Seu Espírito’. Já o terceiro ato da misericórdia, é a confirmação do coração na fé. A existência de Tomé, por exemplo, teve um propósito. Jesus foi catequista e misericordioso, e pediu a Tomé para não ser incrédulo. Portanto, precisamos confirmar nossa fé”, finaliza.  

Um dia para Jesus Misericordioso 

A programação da Festa da Misericórdia contou com Terço da Misericórdia e Santa Missa com Padre Jorge Fortunato pela manhã. Na pregação com Padre Renato Redeson, o Sacerdote clamou a todos que intercedam na vida e seja ministro da misericórdia por alguém, principalmente os miseráveis. “Você que está em depressão ou você que está mal, parece que está liberado de fazer o bem e aí se perde. Interceda por alguém miserável, esqueça seus problemas e ajuda. Você ganhará um sorriso e jogará uma luz dentro de si. Pessoas que fazem misericórdia ganharão um vento na alma e estarão ainda mais perto de Deus”. 

Pela tarde, houve pregação com Padre José Carlos, de Brasília (DF), Terço de Jesus das Santas Chagas com Irmã Zélia Garcia e pregação, com Padre Reginaldo Manzotti, que aproveitou o momento para, mais uma vez, falar que Jesus deseja que todos sejam misericordiosos, como Ele.  

“O mundo está precisando da misericórdia divina. Quando Jesus apareceu para Santa Faustina, estavam acontecendo guerras. Hoje, nós precisamos da misericórdia de Deus também diante do que vivemos. É uma obra de misericórdia que Ele quer que façamos. Às vezes, o suficiente é você chegar para uma pessoa que está sofrendo e dizer: ‘meu irmão, conte comigo para tudo o que precisar, conte com as minhas orações’. Isso é uma obra de misericórdia”, comenta. 

É a partir desse conselho que Valtraud Maria Paul, de Curitiba (PR), veio à Festa da Misericórdia. Associada há cerca de 15 anos, ela conta que fez questão de comparecer nesta celebração, mesmo sendo o aniversário de seu filho, por acreditar nas obras de Jesus Misericordioso. Além disso, de grandes a pequenas ações, a fiel enxerga as formas de praticar a misericórdia que se referiu Padre Reginaldo em sua pregação.  

“Eu sou natural de Canoinhas, em Santa Catarina. Quando cheguei a Curitiba, nos anos 1990, comecei a doar sangue. Fiz isso desde sempre. Há uns anos atrás, recebi uma carta do Hemepar no dia do Natal. Era uma mulher que recebeu meu sangue, teve a vida salva e gostaria de me agradecer. Sempre fico emocionada de contar essa história, pois foi uma graça de Jesus Misericordioso, que me fez Sua ferramenta para interceder para alguém que precisava”, relata. 

Final com chuva de bênçãos 

A Festa da Misericórdia acabou sob chuva, mas com a fé inabalável dos devotos que acompanharam a Adoração e Missa de encerramento conduzida por Padre Reginaldo Manzotti. “Neste fim da celebração de hoje, qual a pedra que você quer que o Senhor tire da sua vida? Não precisa ser uma pedra tão grande, como aquela que estava na frente do sepulcro. Não importa. Na Festa da Misericórdia, tocamos em algo que Jesus chama de comportas do céu, que abre e cai infinitas graças sobre a humanidade”. 

Uma graça foi o que trouxe Rita de Cássia Pereira e Carmem Lúcia Souza à Festa da Misericórdia. As associadas de Criciúma (SC) agradeceram Jesus Misericordioso pela cura do câncer de mama de uma familiar. O pedido foi feito em uma novena transmitida pela Rede Evangelizar de Comunicação e não tardou para ser atendido.  

Pela noite, Padre Reginaldo convidou os fiéis para a procissão luminosa, que é tradicional no calendário de eventos da cidade e milhares seguiram em oração. 

 

Quer rever os principais momentos?  

Confira as celebrações conduzidas pelo Padre Reginaldo aqui e aqui.