Vem aí: Retiro Nacional nos próximos dias 25 e 26 de fevereiro

03/02/2023 às 16:43

Caravanas de diversos cantos do país e do exterior chegam a Curitiba para evento católico conduzido pelo Padre Reginaldo Manzotti

Nos próximos dias 25 e 26 de fevereiro, a cidade de Curitiba (PR) será sede da 11ª edição do Retiro Nacional Evangelizar É Preciso. O evento, que está entre os mais importantes do calendário da Obra, reunirá fiéis de todo o país e do exterior no Centro de Eventos Positivo, localizado no Parque Barigui, um dos cartões postais da capital paranaense.

Com o retorno da programação presencial, depois da realização de duas edições online em respeito aos cuidados necessários durante a pandemia da Covid-19, o Retiro reunirá milhares de pessoas. A proposta é que os participantes se desconectem da rotina e dediquem o fim de semana de início da Quaresma à reflexão, meditação e renovação da espiritualidade e da devoção.

Com o tema “Vida Plena em Cristo”, o Retiro terá a condução do Padre Reginaldo Manzotti. A expectativa para a edição de 2023 é receber cerca de cinco mil pessoas para orações, Missas e pregações com o Padre Reginaldo Manzotti sobre temas que fundamentam, fortalecem a missão evangelizadora e ressaltam o efeito transformador da fé, do perdão, da humildade, da caridade e da gratidão.

Inspirado nas palavras de Deus, registradas pelo Profeta Oséias – “Vou conduzi-la ao deserto e falar-lhe ao coração” (Os 2,16) –, o Sacerdote quer chamar a atenção dos católicos para a importância de dedicar um tempo para si e participar da formação que o Retiro representa. “É um retiro espiritual e uma valiosa oportunidade de reflexão e de renovação. Só quando nos distanciamos da correria do dia a dia, dedicamos um tempo sem afazeres, sem compromissos, sem distrações e silenciamos o nosso interior, é possível realizar uma experiência fecunda de comunhão com Deus, de fortalecimento da fé e do crescimento espiritual que tanto buscamos”, afirma.

Desde o início, a decisão de realizar o Retiro Nacional na Quaresma (40 dias que antecedem a Páscoa) foi motivada pela simbologia do período. “A Quaresma é propriamente um tempo de ‘deserto’, no qual, guiados pelo Espírito Santo, nos preparamos para viver a Páscoa do Senhor”, ensina. “É especialmente na Quaresma que Deus nos convida a mudar os rumos que estão errados e nos chama à conversão. O Retiro nos ajuda também a renovar as forças espirituais, a buscar respostas, a ressignificar a vida e a evoluir”, acrescenta.

Ainda segundo Padre Reginaldo, a busca constante do ser humano por respostas aos propósitos da vida e o exercício da fé, cultivado na prática religiosa, encontra todo sentido e significado na participação e nas imersões que acontecem durante o Retiro Nacional. “Ninguém quer passar pela jornada nesta Terra sem saber de onde vem e para onde vai. Pior ainda é pensar que tudo termina por aqui”, argumenta. Para ele, “a alma humana tem sede de Deus e só encontra sossego no próprio autor da vida. Muitos que buscam felicidade nas coisas terrenas podem até alcançar o sucesso material, mas nunca estarão satisfeitos e completos. Somente em Cristo é que encontramos a contínua satisfação e a vida torna-se plena”, conclui.

Público fiel

A experiência de participar do Retiro Nacional em 2019 foi transformadora para o mineiro Helton Fernando Lemos, de 36 anos, morador da cidade de Pará de Minas (MG). Acompanhado da esposa Jéssica e da filha Lara, ele viajou cerca de mil quilômetros em busca de respostas. Na época, o sogro enfrentava uma doença grave e eles queriam saber como lidar com aquele momento desafiador. “Lembro que fomos uma semana antes, conhecemos a sede da Associação, participamos do programa Noite de Louvor e foi uma experiência muito rica”, conta. “Um dos temas das palestras do Padre Reginaldo ressoou muito com os sentimentos da minha esposa e aquelas palavras provocaram uma mudança na forma como ela encarava a doença, a possibilidade da perda do pai e carregou nossas forças para enfrentar as dores e o sofrimento que vieram em seguida. Foi transformador”, recorda.

Helton comparou a oportunidade de participar do Retiro Nacional Evangelizar É Preciso com um carregador de bateria do celular: “Abastece a gente de energias para enfrentar o dia a dia. E foi assim que passamos também pelos dois anos da pandemia, nutridos por essa força espiritual e pela fé”, relata. “Só quem participa dos Retiros Nacionais tem a dimensão da importância desse efeito transformador na realidade”, diz. Na edição de 2023, a família de Minas Gerais vai comparecer ao evento pela terceira vez.

Novo ciclo de paz e sabedoria

Ao reforçar o convite para o XI Retiro Nacional, Padre Reginaldo Manzotti abençoa também as famílias brasileiras e dedica uma mensagem de paz e de sabedoria para enfrentar os desafios ao longo do novo ciclo: “Digo a todos que venham participar e se abastecer do amor de Deus. Que aceitem o convite do Senhor e O deixem falar em seus corações. Que venham fortalecer sua fé e renovar as esperanças para enfrentar os desafios e superar as tribulações, buscar as respostas para as tomadas de decisão e para caminharmos juntos em direção a uma vida plena em Cristo“, finaliza.

 

Participe do Retiro Nacional:

Inscrições pelo site: https://www.evangelizarepreciso.com.br/inscricao-retiro

Cadastro de caravanas pelo site: https://www.evangelizarepreciso.com.br/padre/caravanas-principal/agendamento-de-caravana

Mais informações: (41) 3221-6428