Tarde de muito louvor e aprofundamento no Retiro

07/03/2020 às 18:30

A tarde do dia 7 do Retiro foi bastante movimentada, cheia de músicas e danças para afastar o cansaço. Depois do almoço, os participantes tiveram um longo momento de louvor e dançaram, cantaram e ouviram muitos testemunhos de graças alcançadas por devotos de Jesus das Santas Chagas.

“A casa é a expressão de quem mora dentro”

A terceira pregação do dia teve como elemento o telhado, que protege a edificação e representa a proteção daquele que está curado em Deus. O Padre Reginaldo Manzotti ressaltou em sua fala a incapacidade que temos de amar aqueles que nos ofenderam e até de amar as nossas histórias ruins.

“Devemos buscar a cura física e espiritual em nossa capacidade de amar”, disse o Padre. Para isso, devemos ser honestos e perguntar a Deus por que temos dificuldade de amar. Citando Marcos 7,21, é de dentro do coração dos homens que procedem os maus pensamentos que nos levam a cometer atos ruins.

O isolamento, os traumas, são fatos de nossas vidas que começam no mau coração e são problemas que devemos enfrentar na verdade e na fé, pedindo proteção a Deus, inclusive de nós mesmos. O Padre incentiva a fazer o Cerco de Jericó no Santíssimo sozinhos, por nós mesmos. No momento em que reza, a pessoa pode se redescobrir e tomar ciência de coisas que não perceberia sozinha.

Naqueles momentos em que estamos em conflito, aí é que devemos pedir ao Senhor para nos mostrar por que somos assim. Entregue tudo ao Senhor e aceite-se como é, até nos fracassos. O telhado deve ser bem cuidado para que não haja goteiras, sendo a pior delas sobre a cama do casal. Padre Reginaldo pediu para que cada um cuide do seu próprio quarto, que jogue água benta nos colchões e mantenha o ambiente sempre limpo.

“Só quem sabe perdoar, sabe amar”

Na quarta palestra, o foco foi na porta, que representa os sacramentos que são como porta da vida espiritual. Só quando conhecemos os defeitos que temos, é possível tentar corrigi-los. O Padre Reginaldo falou sobre pessoas que tentam enganar amigos e até a Deus.

São três os mecanismos utilizados para enganar. O primeiro é a negação, que inclui a mentira. Fingimos que o que aconteceu não nos atinge ou não nos pertence. O segundo é a racionalização, mecanismo mais sofisticado do que a mentira. Nele, a pessoa justifica tudo que faz, tem respostas prontas para tudo, não reflete antes sobre o que aconteceu. O terceiro mecanismo é a projeção, quando achamos alguém em quem colocar a culpa, motivados por conflitos internos, culpa, mágoa etc., sentimentos que nos impedem de olhar para nós mesmos.

É preciso orar para superar esses mecanismos. Segundo o Padre, “o pior doente é aquele que acha que não precisa de cura”.

Evangelizar pelo mundo

Participando pela primeira vez do Retiro no Brasil, Marcos André conta que está achando maravilhoso. Foi evangelizado pela esposa e já colabora com a Obra há 10 anos. Ele faz parte da coordenação da Missão USA junto com a Evangelizar e aproveitou para informar que o Retiro internacional acontecerá nos dias 25 e 26 de julho, na região de Westboro, próximo de Boston.