Retiro Nacional 2019: A Força da Oração – Parte 2

06/04/2019 às 19:30

Want create site? Find Free WordPress Themes and plugins.

Na segunda parte da palestra, Padre Reginaldo falou muito sobre a prática da oração e o treinamento para que ela aconteça com qualidade. “A oração vocal não acompanha a oração mental. Como lidar com as orações mais longas? Nelas pensamos menos nas palavras e mais no sentido da presença. Primeiro passo na oração é se encontrar para estar na presença de Deus. O segundo passo é se colocar na presença de Deus, coloque diante de você Jesus Ressuscitado. Jesus é aquele com quem eu vou dialogar, é a presença esperada na minha oração”.

Repetindo São Pio, Padre Reginaldo fala “Quando eu rezo, me perco nos pensamentos. A oração faz desaparecer a distância entre o homem e Deus, abre as portas do céu”. Sempre que se perder em pensamentos ou nos acontecimentos, a dica é voltar ao passo inicial”.

“Quando você se perguntar o motivo pelo qual suas orações não forem atendidas, pense que o motivo é Deus: Ele só vai te dar o que é bom para você”, afirma. “Lembra do que eu falei na primeira palestra? De que uma vida dúbia não agrada? Troque a negatividade pelo amor. Filtre seu próprio pensamento, peça reuniões de família para tomar as decisões juntos. Fale ‘eu e minha casa serviremos ao Senhor'”, reforça.

Há duas razões principais para rezar: render a Deus a glória das graças recebidas e receber as inspirações e iluminações interiores. “Sabe quem nos ensina isso? São Pio”, comenta o Padre.

Padre Reginaldo ainda deu um recado às mães que estão no evento: “aqui tem muitas mulheres que são esteio de suas casas. Se você é o alicerce, você tem que rezar mais. Você precisa mais da linguagem do amor e da doçura de Deus para que nunca desmorone”.

Ao final da palestra, Padre Reginaldo resgatou as perguntas feitas na primeira palestra e pediu a todos que respondessem. Que tal fazer aí em sua casa também?

1 – Como está sua vida de oração?

2- Como você reza?

3- Qual é o seu itinerário de oração?

4- Qual é o seu material de apoio para a vida de oração?

5- Em qual fase você se encontra na vida de oração?

Em seguida, Carol Tormena trouxe questionamentos e exercícios para reforçar as mensagens do Padre:

“As perguntas que acabaram de responder trouxeram mais clareza de onde estão hoje? A partir deste momento, vocês têm um impulso a mais para ir aonde querem chegar. Não é fácil olhar para os próprios erros, não é fácil ver que temos tanta coisa para mudar. A gente se aproxima muito de Deus na dor e, por isso, nossa cruz não deve ser vista como algo tão ruim. É o significado que você dá para ela que te traz mais força. É só Deus que transforma nossa dor e vida, e precisamos estar abertos para isso”, comenta.

Duas tarefas dadas pelo Padre Reginaldo para você praticar em casa: proíba em seu lar as palavras impróprias e tenha 15 minutos todos os dias com Deus.

Leia alguns trechos da Bíblia indicados pelo Padre: Tiago 5,16-18, Mateus 17-20 e João 15,15

Veja as fotos do primeiro dia de Retiro aqui na galeria!

 

Did you find apk for android? You can find new Free Android Games and apps.