Resumo da Semana de Preparação para a Festa de Jesus das Santas Chagas

28/09/2019 às 14:39

De segunda a sexta-feira, o Santuário Nossa Senhora de Guadalupe e de Jesus das Santas Chagas recebem milhares de fiéis peregrinos para fortalecer a fé e a devoção a Jesus das Santas Chagas

Na segunda-feira, o dia começou com uma Missa pelos desempregados em que as carteiras de trabalho receberam bênçãos especiais. Quase toda a programação da TV Evangelizar foi transmitida ao vivo, como o Com a Palavra, que falou sobre a “virtude do Amor pelos Idosos”.  A Missa de abertura, às 12h, foi celebrada pelo Padre Reginaldo Manzotti em honra a São Pio de Pietrelcina e, ao longo do dia, Terços e orações foram realizados. A Missa das 18h teve uma bênção especial aos idosos e contou com a participação da Pastoral da Pessoa Idosa (foto acima). “É muito bom fazer parte destes momentos para que a Pastoral fique mais conhecida. Nosso trabalho é formar líderes para visitar os idosos fragilizados das comunidades. Assim, levamos a Palavra de Deus e vemos como podemos ajudá-los. Temos muitos idosos na cidade e poucos líderes para nos ajudar. Hoje são 400 líderes em Curitiba em apenas 45 paróquias, das 148 que fazem parte da Arquidiocese”, comenta Maria do Rocio Menezes Oliveira de Souza, coordenadora da  Pastoral na Arquidiocese de Curitiba. Para encerrar o dia, realizamos o programa Noite de Louvor com Ironi Spuldaro, Eros Biondini e Padre Márcio Looz, às 19h.

Na terça-feira foi , começamos o dia abençoando as famílias e as chaves das casas de quem participou e, às 12h, os enfermos e os remédios receberam bênçãos pelo Padre Reginaldo Manzotti. O programa Com a Palavra falou da “virtude da Mansidão pelos Jovens” e o Terço de Jesus das Santas Chagas teve a consagração dos devotos e a passagem do ícone. Às 17h, falamos da Caravana Missionária de Jesus das Santas Chagas e, às 18h, a Santa Missa abençoou os jovens. Para finalizar o dia, recebemos a cantora e missionária Gracielle para uma apresentação especial.

Na quarta-feira, às 7h30, a Santa Missa foi em intenção dos dependentes químicos. Em seguida, o Com a Palavra falou sobre a “virtude da Esperança pelas Crianças”. Padre Reginaldo Manzotti e Padre Dirson Gonçalves celebraram uma Missa especial às 12h em honra a Nossa Senhora de Guadalupe, seguida de Terços e Missas pela Quarta Mariana. Às 18h, a Santa Missa contou com a bênção das crianças e a participação especial da Infância e Juventude Missionária (foto acima). “Temos grupos em 30 paróquias da cidade, com aproximadamente 500 crianças. O ideal é que as crianças comecem a ir aos três anos e continuem por toda a juventude. Os encontros são organizados pelas próprias crianças, que se tornam coordenadoras a partir dos nove anos. Os adultos são apenas assessores. Durante 4 semanas, eles dimensionam em quatro áreas: realidade missionária (para conhecer o tema definido para o mês), espiritualidade missionária (para rezar pelo tema), missão (ação desenvolvida por eles para propagar o tema) e partilha (compartilhar o que marcou cada um nesses dias e confraternizar com brincadeiras e lanche). Não é um grupo de Catequese, não existe obrigação de ir. As crianças vão por livre e espontânea vontade e participam da jornada nacional, realizada uma vez ao ano, para consagrarem todas as crianças e adolescentes do mundo inteiro à Nossa Senhora e assumem o compromisso de rezar por eles“, diz Irmã Antônia Vânia Alves de Souza, coordenadora diocesana do movimento. “Estou há três anos e meio no momento Infância Missionparia. São crianças evangelizando crianças. A gente tem o compromisso de levar a Palavra de Jesus para as crianças do mundo inteiro. Venham e participem”, convidou a pequena Isabele, de 12 anos, coordenadora de um grupinho de 15 crianças. Para fechar o dia, todos foram convidados a participar da gravação do RedeVida Evangeliza, com Padre Reginaldo Manzotti, no Anfiteatro de Jesus das Santas Chagas.

A quinta-feira teve a manhã dedicada aos colaboradores, associados, fornecedores e parceiros da Associação Evangelizar. O Com a Palavra abordou a “virtude da Fé pela Saúde”. Até a Missa das 12h, Terços e a exposição do Santíssimo preencheram os corações de quem esteve no Santuário. Às 12h, Padre Reginaldo celebrou a Missa para pregar sobre o valor da Eucaristia e a bênção do Santíssimo. Em seguida, abriu o Caminho das Graças (foto acima), um espaço para quem quer pagar promessas. Durante a tarde, Terços, Consagração e o programa Fontes de Amor, com Padre Renatinho, foram transmitidos ao vivo. Às 18h, Frei Walter celebrou a Missa pela bênção dos enfermos e, em seguida, com o Padre Reginaldo Manzotti, realizou a Adoração ao Santíssimo. Para encerrar a programação, Padre Reginaldo celebrou a Santa Missa das 20h.

A sexta-feira foi mais que especial. Além da bênção dos empreendedores com Dom Francisco Cota Oliveira e o Com a Palavra sobre a “virtude da Humildade pelas Famílias”, às 10h o programa Experiência de Deus foi ao ar para comemorar seus 15 anos de existência e todas as vidas que transformou e transforma a cada edição (veja as fotos dos bastidores). A Missa das 12h foi celebrada em honra a Jesus Misericordioso. Às 16h, os Mensageiros e Mensageiras da Capela de Jesus das Santas Chagas puderam curtir um momento exclusivo com Padre Reginaldo Manzotti e tirar fotos (veja a galeria de imagens aqui). Às 18h, rezamos novamente pelas famílias com Dom Ricardo Hoepers e Padre João Luiz Lemos. Para encerrar a semana de preparação, Padre Reginaldo e Adriana Arydes cantaram juntos no Santuário.

Quer conferir os melhores momentos da semana? Confira a playlist exclusiva no YouTube da TV Evangelizar