Quem são os vencedores do VEM?

26/08/2023 às 23:48

Em uma final marcada pela emoção, Camila Fragoso, ThyLima e Mateus e Raissa são os ganhadores do Festival que reuniu grandes talentos da música católica brasileira

Neste sábado (26), a final do VEM – Voz, Evangelização e Música premiou três cantores e compositores de canções inéditas, selecionados entre 508 inscritos, número recorde de inscrições entre todas as edições do Festival. Em uma disputa emocionante, os vencedores foram escolhidos pelos jurados – nas categorias Melhor Composição e Melhor Intérprete – e por meio do voto popular – na categoria Intérprete Mais Querido Pelo Público, em votação aberta no site do VEM, que neste ano também alcançou um marco inédito: foram mais de 438 mil votos registrados.

Conheça os vencedores: Camila Fragoso (SC), como Melhor Composição; ThyLima (MT), como Melhor Intérprete; e Mateus e Raissa (SP), como Intérprete Mais Querido Pelo Público, consagrados com 38% dos votos.

Finalistas, Padre Reginaldo, apresentadores e jurados reunidos na final. Foto: Felipe Gusso

A final foi transmitida ao vivo e para todo o Brasil pela Rede Evangelizar de Comunicação e, em breve, estará disponível na íntegra no YouTube da TV Evangelizar.

A final

As apresentações deste sábado são o resultado da grande trajetória do Festival que iniciou em maio, com a abertura das inscrições. Em julho, o time de especialistas, formado por 13 profissionais reconhecidos e com carreiras consolidadas, escolheu 16 músicos, de vários estados brasileiros, para participar do VEM 2023.

A seleção seguiu critérios como: originalidade da composição, criatividade da composição, qualidade da interpretação, além de profundidade e coerência da letra. Essa etapa levou os selecionados para as apresentações nas semifinais, entre os dias 18 e 19 de agosto, que também foram transmitidas pela Rede Evangelizar. Assista a primeira e a segunda semifinais.

“O sentimento é que, de fato, contribuímos um pouco para a música católica contemporânea se renovar e apresentar novas canções. Para que também tenha um caminho de crescimento. É uma colaboração que fazemos com o VEM, para que a música evangelize cada vez mais e chegue ao coração das pessoas. Para isso, temos qualidade musical, qualidade nas canções e nas interpretações. É uma grande alegria para a Obra Evangelizar”, avalia José de Melo, diretor da TV Evangelizar.

Plateia animada, com torcidas para os finalistas. Foto: Felipe Gusso

“Neste ano, o VEM 2023, está num patamar muito alto. Os sete finalistas poderiam ter sido campeões. Para a música católica, dá um novo gás. E para as pessoas é inspiração, pois viram o nível que existe. Essa é a missão do Festival. Que o VEM 2023 motive novos músicos, novos sonhos e novas histórias”, conclui o coordenador de produção do VEM 2023, Jefferson Genta.

Na final, apresentada por Danilo Dyba, Carol Tormena e Igor Felix, todos os finalistas subiram ao palco para cantar suas composições: Camila Fragoso, Fabio Scatambulo, John Lima, a dupla Mateus e Raissa, ThyLima, Vanessa Gomes e Veronica Dias.

Os jurados Padre Diogo Albuquerque, Adriana Arydes e Fred Pacheco assistiram, prestigiaram as apresentações com alegria e fizeram comentários ao fim de cada performance. E a emoção esteve presente durante toda a final, potencializada pela participação da enorme e vibrante plateia presente no local do Festival. Nela, estavam familiares, amigos dos finalistas e suas torcidas.

O show de encerramento foi abrilhantado por Padre Reginaldo Manzotti, que agitou o público, celebrou os vencedores e fechou com muita fé a edição do VEM 2023. Para ele, o VEM 2023 trouxe qualidade nas letras, na melodia e nas vozes. “Quantas pessoas podem ser evangelizadas aqui? Pois, a música tem um poder enorme! Ninguém consegue compor se não tiver continuidade com a Pessoa de Jesus e com o Magistério da Igreja. Temos um papel importante com a música católica e algo a oferecer para a sociedade em notas e sonhos”, relata o Sacerdote.

Padre Reginaldo apresentou um show especial na final do VEM 2023. Foto: Felipe Gusso

Os vencedores

Após as sete apresentações, foram anunciados os três vencedores, escolhidos pelos jurados e pelo voto popular. Com a vitória, eles receberão:

  • Camila Fragoso, vencedora da categoria Melhor Composição, será premiada com um videoclipe produzido pela TV Evangelizar.
  • ThyLima, vencedor da categoria Melhor Intérprete, ganhará um contrato de seis meses de assessoria vocal com a fonoaudióloga especialista em voz, Denise Pimentel.
  • Mateus e Raissa, vencedores da categoria Intérprete Mais Querido do Público, receberá seis meses de Assessoria de Marketing Musical.

Além disso, cada um deles também leva para casa um troféu confeccionado pelo escultor paranaense Luiz Gagliastri, que possui obras de arte no Museu de Arte de São Paulo (MASP), Museu de Arte de Ourinhos, Museu de Arte do Rio Preto e Museu de Arte de Israel, em Jerusalém.

Da esquerda para a direita: Camila, Raissa, Mateus e ThyLima. Foto: Felipe Gusso

Camila Fragoso, com o troféu em mãos e muito emocionada, conta que estava sem saber o que falar, com tanta emoção pela conquista. “Meu coração está acelerado. Não esperava. Estava confiante na missão que Deus tinha me dado e vim cumprir o que Ele me propôs. O Pai foi muito carinhoso em me oferecer esse prêmio. A missão mais importante foi cumprida. Deus tocou vários corações com a minha canção e estou muito feliz. É gratidão e felicidade”, confessa.

Já ThyLima, afirma estar anestesiado com tanto carinho e amor que sentiu ao participar do VEM. Para ele, Deus falou por meio das músicas compostas e apresentadas pelos finalistas. “Esse Festival não foi um evento simples. Foi um momento de cura e libertação para nós. Como Deus nos amou aqui, queremos levar o testemunho para mais gente. Esse prêmio representa a família que tem sofrido as dificuldades do mundo e tem superado com a misericórdia de Cristo. Representa as comunidades e a Igreja que vencem as adversidades”.

Por fim, os vencedores pelo voto popular, Mateus e Raissa, compartilharam a alegria e responsabilidade em ter recebido o prêmio. “Deus é bom demais. Não esperávamos chegar na semifinal e muito menos na final. Deus prepara as coisas do jeito que quer. E ter o voto popular é muito significativo, uma missão maior, pois são muitas pessoas que não conhecemos que votaram em nós também. Agora, é continuar a missão junto a Deus”, contam emocionados.