Primeiro dia do IX Retiro Nacional contou com palestras, músicas e orações

06/03/2021 às 21:00

No sábado, dia 6 de março, às 13h30, teve início o IX Retiro Nacional Evangelizar É Preciso, transmitido gratuitamente pela Rede Evangelizar de Comunicação – Rádios, TV, pelos canais das emissoras no YouTube, pelo Portal de conteúdo da Obra, o IDe+, e também pelo canal do Padre Reginaldo Manzotti no YouTube.

Com o tema “Livres para Servir” e o lema “Ouvi a tua oração, e vi as tuas lágrimas. Vou curar-te.” (2Rs 20,5)”, a abertura do evento ficou por conta do Ministério Evangelizar e Padre João Luís Lemos, e contou com palestras do Padre Reginaldo Manzotti.

O cenário foi o Santuário de Nossa Senhora de Guadalupe e de Jesus das Santas Chagas, em Curitiba, e reuniu milhares de pessoas que acompanharam o IX Retiro Nacional no Brasil e no exterior por meio das plataformas onde o evento foi transmitido.

A escultura de um homem nu, que foi colocado em uma prisão, acorrentado e vendado, representava as coisas às quais nos aprisionamos ao longo da vida e que não nos permitem a libertação.

Primeira palestra do dia: Libertação da mente

A primeira palestra da tarde, ministrada pelo Padre Reginaldo Manzotti, abordou a libertação da mente. A busca pela origem de todo aprisionamento e da escravidão do homem, alienado, cheio de preconceitos e males foi a reflexão que norteou a palestra do sacerdote no IX Retiro Nacional, “Libertação da mente”. Confira mais detalhes desta palestra no Portal IDe+.

Segunda palestra do dia: Libertação da cegueira – olhos

Um dos principais questionamentos feitos pelo Padre Reginaldo em sua segunda palestra no IX Retiro Nacional foi: O que você tem enxergado e que deixa entrar em sua alma?

O sacerdote destacou que “precisamos compreender que a cegueira espiritual causa um grande mal para a humanidade, para a pessoa humana, para as nossas comunidades e é um grande mal dentro da família”.

Padre Reginaldo ainda lembrou que nesses tempos de pandemia, conseguimos ver a escuridão espiritual e a ignorância que vivemos e questionou: “Você se olha no espelho e não vê os reflexos de Deus. Até quando vai ficar com essa faixa nos olhos?” e citou Santo Agostinho: Se afaste da luz de Deus e se tornará cego.

“A cegueira espiritual e a dureza do coração são os castigos do pecado; quanto mais se peca, mais cego se fica, mais endurece o coração”, afirmou o sacerdote. Saiba mais sobre essa palestra aqui.

Terceira palestra do dia: Libertação dos ouvidos e da fala

Na terceira palestra do dia, Padre Reginaldo abordou a surdez do coração, dizendo que demonstramos a nossa insensibilidade ao fecharmos os ouvidos.

Nós vivemos uma surdez espiritual muito grande. O Sacerdote lembrou daquelas pessoas que não suportam ouvir a Palavra e se fecham a ela de todas as maneiras possíveis. “Tem gente que não suporta um retiro, ouvir o que diz a Bíblia ou uma música católica”.

Padre Reginaldo destacou também que quando a pessoa se isola em sua dor, se torna um animal ferido e de coração endurecido

Mais detalhes dessa palestra, você encontra aqui.

O primeiro dia do IX Retiro Nacional terminou com o momento de Adoração ao Santíssimo e apresentação do Ministério Evangelizar.

Segundo dia

A programação continua no domingo, a partir das 9h. Confira aqui e não perca nenhum momento. Acompanhe pela Rede Evangelizar de Comunicação – Rádios, TV, pelos canais das emissoras no YouTube, pelo Portal de conteúdo da Obra, o IDe+, e também pelo canal do Padre Reginaldo Manzotti no YouTube.

As palestras do IX Retiro Nacional estarão disponíveis para os assinantes do IDe+ assistirem novamente quantas vezes for preciso!

Clique aqui e assine! Se você é associado(a), conta com desconto especial e a assinatura fica por apenas R$ 5,90. Se ainda não é associado(a) e deseja ser, clique aqui.

Confira algumas imagens do primeiro dia do IX Retiro Nacional

Fotos: Felipe Gusso