Conheça o Santuário Nossa Senhora de Guadalupe e de Jesus das Santas Chagas

Tudo começou em 1952 com a construção de uma paróquia em homenagem a Nossa Senhora de Guadalupe.

A estrutura atual foi construída em 1967 e conta com 327 vitrais e mosaicos. Elas não estão lá só pela beleza, mas também para contar a história de Nossa Senhora de Guadalupe e transmitir orações e símbolos importantes da fé católica por meio da arte.

Nas rampas de acesso, você pode admirar os vitrais que representam a Sagrada Eucaristia. Acima dos portais de entrada, 89 mosaicos de vidro trazem a Cruz e a Oração do Credo. Nas paredes da nave central, a história de Nossa Senhora de Guadalupe são o tema da arte de estilo gótico.

Na parte transversal do Santuário, do lado esquerdo, 84 vitrais trazem a Oração do Pai-Nosso, ilustrada com símbolos litúrgicos. Do lado direito, 80 vitrais contam as Bem-Aventuranças. Abaixo deles, em ambos os lados, 20 artes trazem imagens de flores, do Sol e do Espírito Santo.

Toda a área superior do Santuário é adornada por 18 vitrais com ilustrações de rosas, que lembram o manto de nossa Senhora de Guadalupe.

A Capela do Santíssimo e a sacristia contam com artes que representam estrelas e luz. As paredes do arco cruzeiro e da Capela Mor têm seis vitrais e mosaicos que representam a riqueza do Paraná, o Clero e a oração.

Em 2006, Padre Reginaldo Manzotti foi designado como responsável pela paróquia e promoveu uma grande reforma no espaço.

Em 2012, a paróquia foi elevada a Santuário, em uma celebração presidida pelo então Arcebispo de Curitiba, Dom Moacyr José Vitti e concelebrada pelo Padre Reginaldo Manzotti, desde então pároco-reitor do local. Em 2006, com a vinda do Padre Reginaldo, o entorno do Santuário foi adaptado para abrigar a Associação Evangelizar É Preciso, criada por ele em 2005 com a missão de evangelizar por todos os meios.

Nossa Senhora de Guadalupe

Era um sábado de dezembro, em 1531, o indígena cristão Juan Diego caminhava rumo à missão franciscana de Tlatetolco para assistir à Missa em honra a Nossa Senhora. Escutou uma voz lhe chamar: “Juanito, Juan Dieguito” e encontrou uma jovem senhora linda e serena. Após se anunciar como a Virgem, Mãe do Deus verdadeiro, Ela pediu a Juan que construísse um templo naquele lugar para que pudesse derramar Seu amor, compaixão, socorro e proteção a todos que procurassem Seu auxílio. O Bispo da época pediu um tempo para avaliar a história contada e Juan ficou desanimado. Após mais uma tentativa, o Bispo pediu a Juan uma prova de seu encontro. Ele, no entanto, teve problemas com a saúde de seu tio e faltou ao encontro com Maria. Nossa Senhora intercedeu pela cura do tio de Juan e pediu ao fiel que fosse ao topo da colina, colhesse as flores e as guardasse em seu manto. Mas, reforçou que o manto só deveria ser aberto para o Bispo. Juan Diego seguiu à risca as ordens da Virgem e, assim que mostrou as flores para o Bispo, elas ainda tinham o orvalho fresco da manhã e no pano do manto eles viram a imagem d’Ela, exatamente como aparecera para Juan.

Informações Gerais

Horários de funcionamento da Secretaria do Santuário

Segunda à Sexta-feira das 8h às 18h

Sábado das 9h às 18h

Horários para Confissões

Terças e quintas-feiras, das 13h30 às 16h30 no Santuário

Horários das Missas

Segundas, terças, quartas e sextas-feiras às 7h30 e 12h

Quintas-feiras às 7h30, 12h e 17h45

Sábados às 12h e 18h

Domingos às 9h, 11h e 18h

Adoração ao Santíssimo

Quintas-feiras às 11h e 19h

Acesso ao Santuário

Segunda à Sexta-feira das 7h às 18h

Sábado das 9h às 19h

Domingo das 8h às 19h

Quer saber mais sobre o Santuário? Clique aqui!

🍴 Alimentação
No térreo do Santuário, em frente ao Auditório de Jesus das Santas Chagas, você encontra o La Villita Café, parceiro do Santuário e da Obra Evangelizar. Água, refrigerantes, sucos, café e diversas opções de alimentação estão disponíveis para venda aos fiéis.

🚾 Banheiros
Perto do café, no térreo, banheiros abertos ao público estão disponíveis durante o período em que o Santuário está aberto.

🎁 Quer uma lembrança especial da visita para você ou para quem ama?

Na Produtos Que Evangelizam, parceira da Obra Evangelizar, você encontra produtos de fé para lembrar dessa visita especial e fortalecer a sua devoção. O horário de funcionamento é de domingo a sexta-feira, das 9h às 18h e aos sábados, das 9h às 15h. Você também pode fazer suas compras pelo site www.produtosqueevangelizam.com.br ou com os revendedores(as) da sua cidade.