Virgem Maria

Oração de São Bernardo

Confiantes ó piedosíssima Virgem Maria, que jamais se tem ouvido dizer que um somente de quantos tem acudido à Vossa proteção e implorado Vosso socorro, tem já sido desamparado.

Eu pecador, animado com tal confiança, acudo a vós ó Mãe, Virgem das virgens: a Vós me apresento gemendo. Não queirai ó Mãe do Verbo, desprezar minhas palavras; antes bem ouvi-las benignamente e atendei-as. Amém.

Oração de São Germano

Ninguém se salva senão por Ti ó Virgem Santíssima. Ninguém se livra de males senão por Ti ó Virgem puríssima. Ninguém recebe graças de Deus senão por Ti ó Virgem castíssima. Ninguém obtém misericórdia senão por Ti ó Virgem venerabilíssima.

Quem depois de Teu bendito filho tem tanto cuidado da linhagem humana como Vós? Quem assim nos defende em nossas tribulações? Quem tão pronto nos socorre e nos livra das tentações que nos acossam e perseguem? Quem com seus piedosos rogos intercede pelos pecadores e os livra das penas que por seus pecados merecem? Por isto recorremos a ti ó puríssima e digníssima de toda adoração e de todo obséquio. Tens que, por meio de Tuas orações que tanto podem com o Senhor, as coisas eclesiásticas sejam bem governadas e Vós mesma as conduzas a porto seguro.

Vestes ricamente os sacerdotes de justiça e da glória da fé provada, imaculada e sincera. Dirige prósperos e tranquilos os cetros dos soberanos cristãos. Sede, em tempo de guerra, a proteção do exército que sempre milita abaixo de Teu amparo, e confirma ao povo para que, conforme Deus o tem mandado, persevere no obséquio suave da obediência. Sede o muro inexpugnável deste povo que Vos tem a Vós como a torre de refúgio e cimento que o sustenta. Preserva a habitação de Deus e o decoro do templo de todo mal; livra a quantos Vos amam, dá redenção aos cativos e sê refúgio para o peregrino e esperança para o desamparado. Estende, por fim, a todo o mundo Tua mão auxiliadora, para que assim como celebramos com alegria esta festividade, celebremos também todas as demais que Vos dedicamos, em Cristo Jesus, rei de todas as coisas e verdadeiro Deus nosso; a quem seja a glória e a fortaleza, junto com o Pai Eterno, que é princípio da vida e com o Espírito coeterno, consubstancial e que reina agora e sempre e pelos séculos dos séculos. Amém.

Oração final

Ó Santíssima Senhora, excelentíssima Mãe de Deus e piedosíssima Mãe dos homens!

Depois de Deus, Vós sois a única esperança dos pecadores e a maior confiança dos justos. A Igreja Vos chama vida, doçura e esperança nossa, e todos os povos colocam em Vós seus olhos, esperando de Vós todas as graças. Nós também, doce advogada, acudimos a Vós nestes dias insistindo para que nos ouças e concedas as graças que Vos pedimos.

Dai-nos, em primeiro lugar, um amor sincero a Teu divino filho, observando sua santa lei cristã. Alcançai-nos também a saúde do corpo e a serenidade do espírito, a paz na família e a suficiência para a vida. Concedei-nos, enfim, uma santa morte na Santa Igreja católica. Ó Virgem, que superas toda adoração, tudo o que Vós queiras, podes ante Deus, de quem sois Mãe. E mesmo que sendo pecadores, Vós sois doce Mãe do Redentor e doce Mãe nossa, e podes pedir por Teus filhos pequenos e pecadores ante Teu filho altíssimo e redentor.

A Teu nome se abrem as portas do céu. Em Tuas mãos estão todos os tesouros da divina misericórdia. Ouvi-nos ó plácida Virgem e Mãe, e se nos convém, concedei-nos as graças que Vos pedimos nesta novena.

(Fazer o pedido da graça…)

Santa Maria socorrei aos desgraçados, ajudai aos fracos, reanimai aos que choram, orai pelo povo, intervinde pelo clero, intercedei pelas mulheres consagradas.

Sintam Teu auxílio todos os que celebram Tua santa festividade. Rogai por nós Santa Mãe de Deus para que sejamos dignos de alcançar as promessas de Jesus Cristo.

Oremos

Concedei-nos por favor Senhor Deus, que nós Teus servos, tenhamos contínua saúde de alma e corpo e, pela gloriosa intercessão da bem-aventurada sempre Virgem Maria, sejamos livres das tristezas da vida presente e desfrutemos das alegrias da vida eterna.

Por Jesus Cristo Nosso Senhor. Amém.