Mensageiros Líderes se reúnem em um novo encontro com Padre Reginaldo

18/08/2022 às 10:47

O 2º Encontro teve a participação de milhares de pessoas, que tiraram dúvidas para fortalecer os grupos de oração

Nesta terça-feira (16), aconteceu o 2º Encontro dos Mensageiros Líderes das Capelinhas de Jesus das Santas Chagas, que reuniu Padre Reginaldo Manzotti e Mensageiros Líderes do Brasil e do mundo. O evento foi realizado online, por meio da plataforma Zoom, e promoveu uma conversa com orientações e esclarecimentos de dúvidas enviadas depois do 1º Encontro por aqueles que se dedicam a espalhar a devoção junto da Obra Evangelizar.

O Sacerdote começou dando as boas-vindas aos Mensageiros Líderes que, novamente, marcaram presença com o objetivo de fortalecer a ação das Capelas Peregrinas. “Vocês são as pupilas dos meus olhos. E por que insisto em falar com os Líderes? Pois, para mim, vocês são a cabeça e a referência de todo um grupo. Cada um forma uma célula de oração e devoção a Jesus das Santas Chagas. Se o Líder está bem, entusiasmado e convicto, problemas poderão vir, mas passarão e serão enfrentados. Por isso, tenho me empenhado nestes encontros”, afirma Padre Reginaldo.

Você está fortalecido?

Para iniciar a reflexão do 2º Encontro dos Mensageiros Líderes das Capelinhas de Jesus das Santas Chagas, o Sacerdote fez a leitura da I Carta de São Paulo aos Coríntios (1Co 1,4-9). Na passagem bíblica, Padre Reginaldo destaca que São Paulo sempre se dirigiu a lideranças, como Presbíteros, Diáconos e Epíscopos. Ele explicou que assim também fez Jesus Cristo, que preparava apóstolos e discípulos para fortalecerem as multidões.

“Paulo pergunta se vocês estão fortalecidos e unidos em Cristo. O que nos une aqui é a espiritualidade. Todo o seu esforço é por Jesus das Santas Chagas. Estamos unidos por uma mesma causa, que é o anúncio da pessoa de Jesus Cristo nas Suas Santas Chagas. Esse é um dos Carismas da Obra.”

Foto: Felipe Gusso

Foi com essa orientação que o Sacerdote falou aos Mensageiros Líderes que peçam o dom de anunciar o Evangelho, de converter pelo testemunho e a sabedoria espiritual. Ele defendeu: “Os apóstolos, tirando alguns, falavam com simplicidade. E todos fizeram a diferença. Pessoas simples tocam a todos nós. Por isso, todos podem ter o dom de anunciar”.

Dúvidas respondidas

Durante o encontro, Padre Reginaldo relembrou que recebeu perguntas dos Mensageiros Líderes e aproveitou para respondê-las ao vivo. Algumas das dúvidas enviadas foram: qual a função do Mensageiro Líder e como organizar um grupo de oração?

O Sacerdote explicou que a função do Mensageiro Líder é coordenar a passagem da Capela Peregrina, organizar e orientar as demais pessoas do grupo, estimular a realização do Terço de Jesus das Santas Chagas, promover harmonia e ajudar os demais integrantes quando surgirem dúvidas ou situações que possam divergir do objetivo das Capelinhas e dos momentos de oração. Ele também esclareceu que, ao Mensageiro Líder, é necessária criatividade para os encontros e deu dicas do que pode ser realizado para tornar o momento mais atrativo.

“Crie um ambiente de oração. Prepare o espaço com velas e a Capelinha. Cantem músicas. Se alguém toca violão, sanfona ou bateria, chame! Utilize o terço e o devocionário de Jesus das Santas Chagas. Não se esqueça de trazer a realidade no encontro. Ou seja, deixe que as preces sejam feitas pelo grupo. Não deixem de pedir por um doente próximo ou alguém que precisa de sua intercessão.”

Foto: Felipe Gusso

Além dessas perguntas, Padre Reginaldo também respondeu a outras dúvidas, como: de que maneira proceder caso um Mensageiro Líder mude de localidade? Como fazer quando a Capelinha está danificada? O que fazer se a Capelinha for extraviada? Todos os integrantes do grupo precisam ser associados? A Capelinha pode ficar mais de três dias em uma casa?

As dúvidas também podem ser esclarecidas pelo canal do WhatsApp exclusivo dos Mensageiros de Jesus das Santas Chagas em (41) 98791-2787, pelo contato com a equipe da Obra pelo número (41) 3221-6427 ou pelo e-mail [email protected].

Depoimentos

Alguns Mensageiros participaram do Encontro para darem depoimentos, como a Virgínia Valadares, da Flórida, nos Estados Unidos. “Recebi minha primeira Capelinha das suas mãos, Padre Reginaldo. Acho que não foi o senhor que escolheu me dar essa Capela, foi um chamado de Deus. O senhor esteve aqui em 2017 e, em um mês, abri um grupo de 30 pessoas. Não tenho dificuldade de circular a Capelinha. Fiz um roteiro para ela visitar todo mundo. Temos uma batalha grande e fazemos nosso trabalho”, relata.

De Londres, Maria de Fátima Barbosa deu o seu testemunho: “Minha experiência como Mensageira vem desde 2016, quando rezávamos em um grupo de oração e comecei a promover encontros em uma igreja inglesa. Após a Missa, todos os sábados, rezávamos o Terço de Jesus das Santas Chagas. A graça que agradeço é o filho de coração que Jesus nos concedeu. Ele é ucraniano e está morando com minha família há três meses”, fala ela.

Ao final do encontro, Padre Reginaldo contou que o próximo acontecerá no dia 20/9, na semana da Festa de Jesus das Santas Chagas. O 3º Encontro dos Mensageiros Líderes das Capelinhas de Jesus das Santas Chagas será realizado no formato híbrido (presencial e online). Novas informações serão divulgadas em breve.

Foto: Felipe Gusso

Houve também sorteios de prêmios para todos os Mensageiros e a oração do Terço de Jesus das Santas Chagas.