I Seminário de Empreendedorismo foi palco de aprendizado e incentivo

10/06/2024 às 11:51

O evento foi promovido pela Associação Evangelizar É Preciso e pela Pastoral do Empreendedor

Empreendedores tiveram palestras que permeavem fé, propósito e estratégia

O Anfiteatro de Jesus das Santas Chagas, em Curitiba (PR), ficou pequeno para tanto conhecimento no último domingo (9). O I Seminário de Empreendedorismo teve como tema “A importância do propósito” e reuniu donos do próprio negócio para um dia de palestras com profissionais renomados, expositores e uma rica oportunidade de networking.

O Seminário começou com as boas-vindas da Diretoria da Associação Evangelizar É Preciso e do Frei Rogério Soares, idealizador da Pastoral do Empreendedor, organizadores do evento. O dia seguiu com insights inspiradores, como a palestra de Junior Silva, que falou sobre o conceito de sucesso. “Não se trata de posses e dinheiro, mas sim de alegria em todas as áreas. É a presença em casa e na vida em família, ter orgulho do que faz”, disse, com a analogia de que é preciso parar de construir “puxadinhos” em nossa vida e direcionar energia a um palácio. Por fim, um desafio: que a partir da união dos católicos empreendedores de Curitiba, a Pastoral do Empreendedor da capital paranaense seja a maior do Brasil.

 

Os desafios transformam

A Pastoral do Empreendedor seguiu bem representada por Cristiane Moreira. Ela, que começou a trabalhar desde cedo pelo propósito da independência, promoveu uma reflexão sobre abraçar as chances e buscar constante atualização. Foi isso que a tornou parte do quadro de funcionários de todas as empresas que sonhou. “A vida é um desafio e, cada desafio, é uma oportunidade de crescer. O melhor empreendedor é aquele formado no caos”, incentivou.

Mais uma reflexão sobre desafios foi lançada. Alexandre Weiler, da ESIC Internacional, deu um panorama do mercado brasileiro e mundial. Entre as pesquisas que merecem destaque, ele compartilhou a informação de que o Brasil é o que mais empreende, porém, o que menos inova. Para ele, é o momento de sair do básico e buscar novas saídas para as necessidades do mercado e, também, do que os clientes de cada empreendedor procuram. O complemento dessa reflexão veio com Adriana Werner, também da Pastoral, que, parafraseando Padre Zezinho, explicou quão essencial é a comunicação e “a importância de ter a palavra certa, na hora certa, do jeito certo e para a pessoa certa”.

 

Cultura

Palavras ensinam, exemplos e gestos marcam. Dessa forma, Aparecido Massi, do Grupo Lanteri, encenou trechos da Bíblia, como a passagem que mostra João Batista como semeador do caminho de Jesus, para falar do tema “O ofício e o Mestre”. “Ali o objetivo foi firmado. E vocês pensam que foi fácil? Ainda mais João e Jesus sabendo do final da história. Foi tão difícil que foram necessários 40 dias de reflexão. Passamos também vários dias traçando nossos objetivos”. As analogias de sua palestra lembravam os empreendedores que o caminho não é simples, mas o objetivo e o propósito são incentivos para a construção do sucesso.

 

Oportunidade em vista

O evento, que contou com grandes nomes em suas palestras, começou às 8h e seguiu até às 19h30. Ali, os empreendedores tiveram oportunidade de aprendizado e também de conversar com outros donos do próprio negócio. Foi uma chance de conhecer novas pessoas, firmar parcerias e sair com aquele contato especial na manga para projetos futuros. Além disso, expositores de diversas áreas e serviços estiveram presentes para apresentar seus trabalhos.

Durante as palestras, Andreia, que é dona de um ateliê de produção e restauração de artes sacras, contou que recebeu o convite para participar “aos 45 do segundo tempo”, e testemunhou o quanto valeu a pena. “Conheci pessoas que jamais pensei que conheceria, que agregaram muito e farei contato depois. O recado que tenho é: acreditem no negócio de vocês e não percam a esperança”, disse.

O evento foi uma iniciativa inédita da Associação Evangelizar É Preciso e da Pastoral do Empreendedor e rendeu frutos importantes aos empreendedores e a quem deseja começar um novo negócio.

 

Veja como foi a programação do dia:

8h – Credencial e Exposições

Música ao vivo com Aroldo Bueno, Alexandre Bueno e Bruno.

9h – Boas-vindas, com a Diretoria da Associação Evangelizar É Preciso e Frei Rogério Soares (idealizador da Pastoral do Empreendedor)

9h15 – Palestra “Empreendedorismo e Propósito”, com Paulo Morais

10h – Palestra “Imagem e sucesso e o poder das conexões”, com Lucia Almeida

10h40 – Painel com André Furtini, consultor do Sebrae, Adriane Werner da Pastoral do Empreendedor e Geizom da Associação Evangelizar É Preciso, com mediação de Elen Andrade da Rádio Evangelizar

11h20 – Palestra “O poder da Fé nos negócios”, com Frei Rogério Soares

11h50 – Avisos, oração e música

12h – Horário livre para almoço e networking

13h – Palestra “A comunicação assertiva nos negócios”, com Adriane Werner

13h40 – Palestra “Minha vida empreendedora junto a Pastoral do Empreendedor”, com Cristiane Moreira

14h20 – Palestra “Inovação”, com Alexandre Weiler

15h – Painel “Como as Instituições tem ajudado o empreendedor?”, com apresentação de Adriane Werner, Indiara Barbosa, Inessa Kaminski, Vice-Presidente da CMEG Curitiba, Albanir Fracaro Vice-Presidente da ACP e Coordenadora da CME e Daniela Del Puente do Vale do Pinhão

15h40 – Coffee Break, exposições, networking e música

16h40 – Palestra “Como ter prosperidade em todas as áreas da vida”, com Junior Silva

17h20 – Palestra “O ofício e o Mestre”, com Aparecido Massi, do Grupo Lanteri

18h – Encerramento

18h30 – Exposições e networking