Festa de Jesus das Santas Chagas começa com o pedido: “seja luz”

22/09/2021 às 16:23

Evento, que vai até 26 de setembro, está repleto de momentos de oração para aprofundar a fé e o relacionamento dos fiéis com Jesus

“Acolho os que estão sempre conosco, os que estão nos visitando de fora hoje”. Foi assim que Padre Reginaldo Manzotti abriu oficialmente as celebrações da Festa de Jesus das Santas Chagas na Santa Missa das 12h no dia 20 de setembro. No Evangelho de Lucas 8,16-18, veio a inspiração para o dia. “A Palavra nos fala da importância de sermos luz, que nunca é nossa, é reflexo de Jesus que disse ‘Eu sou a luz do mundo, e quem me segue nunca ficará nas trevas’”.

Durante a reflexão, o Sacerdote ressaltou a importância da nossa dedicação à missão de refletir a luz divina. “Será que pelo nosso viver estamos refletindo luz ou estamos confundindo o outro? Quando o nosso querer, confunde o discernimento do outro, não somos luz. Peça “eu quero ser luz, Senhor, e quero refletir pela minha forma de viver os Teus ensinamentos, o Teu santo Evangelho. Filhos queridos, é assim que começamos a Festa de Jesus das Santas Chagas e, no primeiro dia, o Senhor pede que sejamos luz”.

E, como ser luz? Sobre isso, Padre Reginaldo comenta. “A luz do Senhor não aumenta ou diminui no meu querer, ela não se apaga, não tem término. Ela reflete ou não a partir da nossa vida, de mim e de você. As relações estão muito sombrias, nebulosas. Imagina se todo cristão pudesse ser uma luz no mundo? Não importa o tamanho da chama, na escuridão faz a diferença”.

E como temos feito a diferença com a missão da Obra é mais uma parte do discurso do Padre em sua Homilia. “Hoje nós queremos nos reunir com o Brasil inteiro, com todas as pequenas, mas importante células das Capelinhas de Jesus das Santas Chagas, que são de fundamental importância para a nossa sobrevivência. Hoje, queremos nos reunir com os nossos Mensageiros e Mensageiras nesse movimento cristocêntrico”. Reginaldo Manzotti reforçou ainda que a Paixão, Morte e Ressurreição de Jesus são o motivo da nossa fé existir e que Ele quis trazer, em Seu corpo Glorioso, as marcas de Seu sacrifício para que Seu ato de amor fosse eternamente lembrado.

“Por isso, devemos recolher os agradecimentos de Deus por tantas graças recebidas, principalmente nesta pandemia. Devemos multiplicar essas células e levar a devoção para ainda mais lugares em todo o Brasil e no mundo. Ele que disse “Venham a mim”. Então hoje eu diria que as Chagas do Senhor se abrem, não mais como feridas a sangrar, mas como Chagas a abençoar. Não mais como feridas do Seu martírio, mas feridas da Sua Ressurreição. Pergunto aqui: qual é a sua intenção? Eu queria que não estivéssemos mais em pandemia, mas vamos ver o lado positivo. Pelo menos estamos aqui com 50% da capacidade, temos a TV e as Rádios Evangelizar, temos aplicativos e YouTube para aprofundar e exercitar a nossa fé”, reforça o Padre.

Em sua mensagem, o Sacerdote deixa claro que não podemos ser a geração do desespero, não podemos ser pessoas frívolas, não podemos ser cristãos amedrontados e desesperados. “Desespero não é para um católico, desespero é ausência da fé. Se, de repente na tua vida, você ou alguém da tua família seja uma pessoa impenitente (que não quer conversão ou mudança), coloque esse pedido para Deus. Rezemos pelos desempregados, pelos empregadores e pelos empregados, para que a economia melhore. Reanime a sua fé. Faça um ato de amor pelo Senhor. Você tem a opção de crer ou não crer. Diga “Senhor, eu tenho fé, mas não sou um grão de mostarda. Me ajude!” Peça as graças santificantes, as virtudes santificantes. O Senhor tem muito mais a nos dar. Ele pode nos curar? Pode! Mas Ele pode nos curar e nos salvar”.

Foi assim que a nossa Festa começou: em agradecimento e preces. E você pode acompanhá-la diariamente, até 26 de setembro, pela Rede Evangelizar de Comunicação. Se a TV e/ou as Rádios Evangelizar não chegam à sua cidade, acompanhe pelo site, baixe o aplicativo da Obra no seu celular e, para rever os momentos que perdeu, siga a TV Evangelizar no YouTube e acompanhe a playlist da Festa.