Festa da Eucaristia: veja como foi o Corpus Christi 2024

31/05/2024 às 11:09

Alinhado com a Campanha da Fraternidade, o tema deste ano refletiu sobre “Jesus Eucarístico: pão da unidade para a paz no mundo”.

O frio passou despercebido entre a multidão de fiéis que se reuniu para celebrar o Corpus Christi, na quinta-feira (30), em Curitiba (PR). A Solenidade trouxe uma reflexão sobre a atual situação mundial, com guerras que promovem a desunião.

 

Foto: Felipe Gusso

 

Com uma programação extensa, a Santa Missa começou às 15h em frente à Catedral Basílica de Curitiba, presidida por Dom José Antonio Peruzzo e animada por Padre Reginaldo Manzotti. “Este é um encontro de comunidades, é uma Missa da unidade. Leigos reunidos por um único motivo: Jesus Cristo. Isto nos faz ser Igreja. Uma salva de palmas para a Igreja Católica, à nossa fé. Esta é a festa do pertencimento: eu sou de uma comunidade, eu sou batizado”, afirmou Padre Manzotti.

Em sua homilia, o Bispo falou sobre a “linguagem da fraternidade” e como Jesus teve o espírito de partilha e unidade na mesa com os Discípulos, quando tomou o Pão e o Vinho e os entregou como Seu Corpo e Sangue. “Não era uma questão apenas de alimento, era de vida partilhada. Quem não está em paz, não partilha o pão e nem a mesma refeição. Eucaristia é mesa, é pão, são palavras da mesma linguagem”, disse.

 

Foto: Felipe Gusso

 

Ainda na reflexão, Dom Peruzzo afirmou que Jesus deve ser o elo de unidade entre as pessoas. Ele também ressaltou a importância do perdão para a promoção da paz. “Observe que a paz nunca será alcançada mediante as linguagens dos confrontos. Nossos dias são marcados por contrastes. Tornou-se fácil e simples, quase natural, o desentendimento e as palavras ofensivas. Quando é Jesus o elo de unidade, as diferenças conferem um sentido de muitas cores a uma mesma realidade. Quando a unidade e a paz não procedem do encontro com o Senhor, as diferenças são potenciais motivos de dor, de divisão, de confrontos e de ofensas. Mas por que ainda insistimos em escolhas que nos machucam ou machucam outros? Talvez ainda não tenhamos entendido o sentido da Eucaristia. Quem ouve a mesma Palavra e acolhe ao mesmo Senhor, se não for Ele o centro unificador, escolhemos outras formas de relações que não contemplam a expressão testemunhada da fraternidade. Vale o pedido: vamos lançar o olhar àqueles conflitos que trazemos conosco, tentar oferecer o olhar do Senhor para interpretar nossos fatos e desencontros. Ele certamente pediria que mandássemos um abraço a quem nossas palavras condenaram. Seria um testemunho talvez secreto ou silencioso, certamente humilde, de que entre tantas inspirações teríamos escolhido aquelas que procedem do Senhor Jesus. Nada tão Eucarístico quanto a reconciliação feita com simplicidade”, refletiu.

 

 

 

 

Ao final da Missa, o povo seguiu em procissão com a Eucaristia até a Praça Nossa Senhora de Salette. Durante o percurso, os fiéis puderam acompanhar encenações relacionadas a Jesus Eucarístico em palcos espalhados pelo trajeto, e apreciar as lindas imagens proporcionadas pelos tapetes.

Após uma caminhada emocionante, com orações e louvores, os fiéis receberam a Bênção do Santíssimo Sacramento. Depois, Padre Reginaldo Manzotti assumiu o palco e fez um show especial. “Se nós católicos não propagarmos a Eucaristia, quem o fará?”, disse o Sacerdote.

Assista aos vídeos do Corpus Christi aqui.

Tapetes de Corpus Christi

Cores vibrantes e desenhos inspiradores tomaram conta da Avenida Cândido de Abreu na capital paranaense. Mais de 4 mil voluntários se reuniram desde as 8 horas para a confecção dos dois quilômetros de tapetes ao longo do trajeto que liga a Catedral à Praça Nossa Senhora de Salette.

“É lindo ver toda a Arquidiocese reunida desde a madrugada, mais de quatro mil pessoas, horas a fio, formando este tapete para Jesus”, afirmou Padre Reginaldo Manzotti.

Um tapete com a imagem de Jesus das Santas Chagas foi montado por voluntários em frente ao palco no ponto final da procissão.

Foto: Helder Ramon

 

Ações evangelizadoras

Durante todo o dia de Corpus Christi, as pessoas puderam participar de ações especiais e vivenciar a sua fé com mais intensidade. Pela manhã, o Santíssimo Sacramento visitou hospitais e instituições sociais. Padres atenderam às confissões e Diáconos, religiosos e seminaristas fizeram atendimento às pessoas em situação de rua, oferecendo refeições e um momento de escuta e aconselhamento. Às 10h, 10 mil jovens participaram de um FlashMob que animou quem estava confeccionando os tapetes.

Houve também a “Campanha da Misericórdia” que arrecadou alimentos para serem destinados a quem mais precisa. Antes da Santa Missa, aconteceu um show de evangelização com a Irmã Ana Paula, em frente à Catedral.