24 Horas em Oração: “Em Cristo somos mais que vencedores”

25/06/2022 às 21:54

Este é o tema do 24 Horas em Oração na Presença do Senhor: um dos eventos mais antigos e tradicionais da Obra, que reúne pessoas de todo o Brasil por meio da fé. Com o tema “em Cristo somos todos vencedores”, inspirados Romanos 8,37, os 14 palestrantes e pregadores vão abordar diversos temas que a humanidade tem enfrentado

Carol Tormena e William abriram o evento com testemunhos de pessoas que passaram o sábado no Santuário aguardando o início desse momento de fé e oração. Além deles, nossa equipe encontrou uma associada há 15 anos e Mensageira da Capela de Jesus das Santas Chagas, que estreou no 24 Horas em Oração como voluntária. “Estar aqui hoje é a maior bênção da minha vida. Essa Obra me tirou do vale da morte, do fundo do poço, quando começou a tragédia da minha vida com a morte do meu filho. Obrigada, meu Deus”, relata Vitória Provin.

Em seguida, Padre Reginaldo Manzotti assumiu o comando e agradeceu aos fiéis que vieram até Curitiba (PR), ao Santuário Nossa Senhora de Guadalupe e de Jesus das Santas Chagas, para a 17ª edição do 24 Horas em Oração na Presença do Senhor. Mais de 1.200 pessoas vieram de várias cidades brasileiras para viver esse momento de fé, que começou com a Missa de abertura.

Todos foram convidados a, silenciosamente, definir uma intenção pela vida pessoal e outra por pessoas que ama e que precisam de oração, para intercedermos junto durante o evento. O Sacerdote reforçou que todos os associados da Obra estão com os nomes em livros e que as orações do 24 Horas também serão por eles. “Deus se lembra de quem apoia a Sua obra”, completa.

A primeira pregação foi sobre como sermos “vencedores na batalha espiritual”. Durante a homilia da Missa, Padre Reginaldo falou que há várias instâncias da própria oração na busca pela vitória dessa batalha. “Quando pensamos: ‘pedi e recebereis’ é algo um tanto fácil. E quando a graça demora? E quando parece que a prece não é atendida? E quando começamos a esmorecer? Aí vem a segunda parte: ‘buscai e encontrareis’. Buscar é fruto de persistência, de uma oração contínua, é fruto de saber o que vai encontrar. ‘Batei a porta e vos será aberta’: um grau ainda maior para reforçar a insistência. Não tem como sermos vencedores em Cristo se não estivermos com essa atitude de batalha, de busca, batendo na porta, buscando dia após dia o Reino de Deus. Não há chegada para quem não faz uma saída”, explica.

Quando o Senhor nos chama e se estamos firmemente dispostos a segui-Lo não dá para ficar servindo a Ele e ao dinheiro, ter outros deuses. Precisamos colocar fogo em tudo o que nos prende ao passado para não pegar no arado e ficar olhando para trás. O problema dessa batalha espiritual é que não entendemos aquela passagem que São Paulo diz aos Efésios, que estamos lutando contra seres invisíveis.

Padre Reginaldo relembrou a vida de muitos santos e mostrou como foram tentados e provados pelo Demônio, pois fariam coisas grandes por Deus no futuro. “Comecei o 24 Horas dizendo: seremos vencedores e precisamos ter consciência de que vivemos uma batalha espiritual. Se é batalha, estou incomodando o inimigo. Quando numa casa não se vive o Evangelho, o inimigo vai se incomodar por quê? Ele já ganhou. Se você está em meio a situações que pensa ‘Por que isso está acontecendo comigo?’, continue. Você está no caminho. Se você veio ao evento ou assiste de casa, é porque está buscando esse caminho certo”, afirma.

Ele associou a batalha espiritual à covid-19: um vírus invisível, em uma luta na qual nos armamos com máscara, água e sabão, álcool em gel e distanciamento. Em seguida, listou algumas das principais, e mais fortes armas, que temos à disposição para vencer essa batalha:

  • A caridade, a doação, ao bem. “Voltando ao Cristo do Evangelho, não é só nos dar o que sobra ou não queremos mais. É partilhar o que tem”.
  • A Cruz de Jesus.
  • O nome de Jesus. “A Ele todos os joelhos se dobram, milagres são feitos”.
  • O jejum. “Arma poderosa que nos dá autodomínio sobre o que buscamos, o que queremos, o que vivemos, o que fomos e o que somos”.
  • A intercessão de Maria e o Santo Rosário, o Arcanjo Miguel, São Bento, a Eucaristia e a Confissão. “Não é por ordem de importância, mas um caminho para vencer”, complementa Padre Reginaldo.

Para finalizar, ele convidou a todos para levantar os terços e crucifixos e declarar ‘A Cruz Sagrada seja minha luz’ e fechou com a Adoração ao Santíssimo Sacramento.

Às 21, Padre Daniel Antônio entrou para falar sobre as tribulações. “Elas estão aí. Jesus não nos prometeu uma vida fácil, e sim uma vida feliz. Nós é que confundimos a felicidade com a facilidade”. Com essa reflexão, o Sacerdote segue com o tema e traz muitos questionamentos fundamentais para o dia a dia, entre eles a importância de ser fiel ao Senhor nos momentos mais difíceis.

O evento segue pela madrugada e você pode conferir ao vivo pela Rede Evangelizar de Comunicação (TV Evangelizar ou Rádio Evangelizar) ou ainda pelo YouTube do Padre

Confira as fotos da abertura e da madrugada, e assista à primeira parte do evento aqui.