Dia de finalizar a casa na segunda manhã do Retiro

08/03/2020 às 14:11

O segundo dia de Retiro teve uma acolhida muito animada, cheia de músicas e louvor. Padre Reginaldo Manzotti falou sobre a importância da contribuição das mulheres na Obra, hoje, no Dia Internacional da Mulher, 8 de março. “A Igreja hoje é sustentada pelo trabalho das mulheres”, disse.

O Padre relembrou suas pregações de ontem, quando fizemos a fundação da casa. Primeiro, os degraus, para lembrar que Deus é acessível; as colunas de verdade e fé que firmam a casa; houve também o conserto do telhado e; por fim, a porta, para que a morada fique protegida.

“Casa deve ter cheiro de amor”

A primeira palestra do dia teve como elemento os ornamentos e plantas, que sempre são colocados depois que a casa foi reformada. Representam aqui o fato de que só depois de curados estamos livres para servir.

A nossa casa Deus transforma, mas cabe a cada um torná-la um ambiente agradável. O Padre pediu a todos que saissem do Retiro com a liberdade de Deus e a felicidade, explicando que a felicidade é fruto da liberdade e a liberdade é fruto da cura. “Deus cura o homem para ser mais livre, e ser livre o faz feliz”, afirmou.

Deus já reformou a casa, agora cada um pode enfeitar da forma que preferir. Uma das indicações do Padre Reginaldo foi para que sejamos mais misericordiosos com os erros, com as falhas e com quem sofre. Ele também pediu para que deixássemos a casa com “cheiro de saudade”, ou seja, um lugar que traz lembranças boas e vontade de retornar.

Livre arbítrio é o dom de fazer escolhas, a graça de tomar decisões. Temos plenos poderes sobre o uso que fazemos desse dom, mas perdemos a liberdade quando fazemos coisas ruins, ações que sabemos ser erradas. São as escolhas certas que nos levam à liberdade.

Para finalizar, o Padre pediu para que cada um questionasse o quanto é verdadeiramente livre, incentivando para não agirmos condicionados aos erros do passado. “Usem o livre arbítrio para escolher viver ‘grande’, sem amarras a traumas e erros do passado”, disse. Conseguiremos a liberdade trilhando o caminho do Senhor pelas bem-aventuranças.

“Quem tem muito dentro precisa de pouca coisa fora”

A última pregação teve como elemento os objetos pessoais, que representam aquilo que falta para completar a casa, pois a felicidade é fruto de todas as virtudes. O que falta para o seu lar ter felicidade em plenitude?

Com essa pergunta, Padre Reginaldo Manzotti iniciou sua fala e explicou a diferença entre alegria e felicidade.  A alegria vem de uma satisfação momentânea, mas a felicidade é um estado de espírito construído por meio de pequenas escolhas que fazemos todos os dias, como caridade, por exemplo. O Padre ressaltou que não devemos divulgar nossa caridade e o indivíduo deve preferir não ser elogiado por atos de bondade que pratica, pois apenas pessoas vazias têm a necessidade de mostrar.

A todo tempo é possível mudar e o Padre questionou a todos sobre o que percebem que precisa ser mudado, e disse que isso é o que faz com que a pessoa não tenha liberdade. Pequenas mudanças podem ser feitas na casa para impor valor à ela. Da mesma forma que nos acostumamos com o pecado, podemos também nos acostumar com a graça e tornar nossa segunda natureza sermos bons, caridosos e puros de coração, depende apenas da escolha de cada um. “Nós temos uma natureza divina, fomos criados à imagem de Deus”, afirmou o Padre.

O Padre finalizou firmando um compromisso com seu público de sair do Retiro com a fé de que suas casas foram completamente reestruturadas por Deus.