Compromisso de Amor arrecadou 88 toneladas de alimentos para famílias carentes

01/04/2023 às 00:54

“Caridade que cura e alimenta” foi o tema da terceira edição do Especial Compromisso de Amor. Em sintonia com a Campanha da Fraternidade 2023 – “Dai-lhes vós mesmos de comer” – o evento aconteceu na noite de sexta-feira (31/3), com transmissão ao vivo pela Rede Evangelizar de Comunicação.

Foto: Felipe Gusso

 

Com muita música, reflexões, oração e fé, o objetivo do evento foi a solidariedade. Padre Reginaldo Manzotti iniciou com a motivação de que somos a semente que Jesus lança em terra fértil. “É sobre Ele, a pessoa de Jesus que nos faz estar aqui. Um dia Ele voltará para procurar os frutos e vai olhar a caridade que fizemos. Nosso compromisso de amor é com Jesus, o Senhor Ressuscitado, que passou pelo mundo fazendo o bem”, ressaltou.

As doações feitas durante o Especial Compromisso de Amor, são destinadas a famílias em situação de vulnerabilidade social. Neste ano, foram arrecadados recursos para a compra de 88 toneladas de alimentos. Ao todo, serão beneficiadas 17 instituições espalhadas por 12 estados do Brasil, que distribuirão os donativos para quem mais precisa. Veja a lista:

Curitiba (PR)

  • Dimensão Social da Arquidiocese de Curitiba
  • Pastoral da Criança
  • Pastoral da Pessoa Idosa
  • Ação Social Santuário Nossa Senhora de Guadalupe e de Jesus das Santas Chagas
  • Mosteiro Monte Carmelo

Maringá (PR)

  • Cáritas Arquidiocesana de Maringá

Fortaleza (CE)

  • Centro de Pastoral Maria Mãe da Igreja

Itacoatiara (AM)

  • Centro Pastoral São Paulo VI

Ribeirão Branco (SP)

  • Paróquia Senhor Bom Jesus

Ibitirama (ES)

  • Igreja Católica Santa Bárbara

Tartarugalzinho (AP)

  • Igreja Nossa Senhora do Perpétuo Socorro – Paróquia São João Paulo II

Bacabal (MA)

  • Paróquia Santa Terezinha

Itapicuru (BA)

  • Paróquia São Pedro e São Paulo

Cocal (PI)

  • Paróquia Nossa Senhora do Perpétuo Socorro

Cacoal (RO)

  • Paróquia Sagrada Família

Campos Lindos (TO)

  • Paróquia São Raimundo Nonato

Gurupá (PA)

  • Paróquia Santo Antônio de Gurupá

 

Jesus e os atos de Caridade

Em preparação para a Semana Santa, os fiéis puderam acompanhar no Especial, reflexões sobre momentos marcantes da vida de Jesus e outros em que Ele praticou a caridade, libertou e curou os que mais necessitavam.

Ao falar sobre o Batismo de Jesus, Padre Reginaldo Manzotti pediu para lembrarmos o próprio Batismo e afirmou que precisamos de católicos mais ungidos e renovados no Espírito Santo. “Jesus não precisava ser batizado, mas Ele quis ser para inaugurar o Batismo para todos nós. Você está sentindo um vazio? Sem vontade de viver? Não sabe qual caminho seguir? Você é batizado, filho de Deus! Peça ao Espírito Santo para te preencher, iluminar, renovar. Esse Sacramento liberta e transforma”, afirmou o sacerdote.

Em outro momento, fazendo uma reflexão sobre a cura do cego Bartimeu, Padre explicou que quando o homem estava à “beira”, significava que ele havia desistido de andar, lutar e viver, mas ao sentir a presença de Jesus, teve esperança e foi atrás da cura. “Qual a cura que você precisa hoje? Deixe de lado suas crenças limitantes, o manto que te cobre. Você tem ou não tem fé? Acredita ou não? Se coloque no lugar do cego Bartimeu, tenha coragem e peça a Jesus para enxergar”, provocou.

Ao encenar a passagem da mulher adúltera, escrevendo em uma caixa de areia, o Sacerdote relacionou a areia com o perdão de Deus, onde Ele escreve nossos pecados, mas é fácil de apagar. Além disso, convidou os fiéis que assistiam ao Especial, a não condenar, nem discriminar quem passa necessidade. “Que tal fazer como Jesus? Não julgue, ajude, faça sua doação”, disse.

 

Foto: Felipe Gusso

 

Depois, o destaque foi para outros milagres de Jesus Cristo: ressurreição de Lázaro e multiplicação dos pães. “Jesus era humano, quando via pessoas famintas ou necessitadas, não concordava, Ele sempre pensava em como fazer o bem. Com a sua ajuda, nós podemos promover a cura, como recebeu Lázaro”, afirmou Padre Reginaldo. “‘Dai-lhes vós mesmos de comer’, agora é hora de fazer a multiplicação dos pães. É a oportunidade de você oferecer o alimento, os cinco pães e os dois peixes, aos necessitados”, acrescentou.

 

Foto: Felipe Gusso

 

Para finalizar, em um momento forte de oração, Padre Reginaldo conduziu uma reflexão sobre a Via Dolorosa. Depois, houve o cortejo e adoração ao Senhor Morto. Mas, como não termina no sepulcro, Padre Reginaldo afirmou que a hora de Deus não era a Cruz, queriam que Jesus descesse do madeiro para provar que era filho de Deus. Porém, somente na hora certa, Ele ressuscitou. “E você? Sabe esperar a hora dEle?”, questionou.

A Adoração ao Santíssimo encerrou o Especial Compromisso de Amor. “Comecei a live falando do nosso primeiro Carisma: o anúncio da pessoa de Jesus Cristo, em especial nas Suas Santas Chagas. É Ele quem está aqui. Em nossa fé católica é um privilégio dizer: Ele está aqui”, afirmou Padre Reginaldo.

 

Foto: Felipe Gusso

 

“O que fizemos hoje é um gesto concreto, um gesto de amor. Aquilo que você doou hoje, volta para você em dobro, em bênçãos e graças”, concluiu.

Assista ao Especial Compromisso de Amor aqui.