Começa um novo mês de “Sábado em Família” na Obra Evangelizar

06/02/2024 às 10:48

A primeira edição do evento contou com palestras sobre comunicação e reuniu no Santuário fiéis interessados no assunto

“A comunicação a Serviço de Deus” foi o tema que trouxe diversos fiéis ao Santuário Nossa Senhora de Guadalupe e de Jesus das Santas Chagas, em Curitiba (PR), no dia 3 de fevereiro para o evento “Sábado em Família”. Idealizada por Padre Reginaldo Manzotti, a iniciativa completou um mês de realização, com programação de fé aos finais de semana para todas as idades, composta por pregações, orações, Adoração e Missa abertas para a comunidade.

O último “Sábado em Família” foi dedicado ao Dia de São Brás, Santo protetor da garganta. Por isso, a escolha do tema. Foi em busca de conhecimentos e também uma oportunidade de estar ao lado da família no Santuário que Deisicleia de Fátima Machado, da São José dos Pinhais, participou do evento na companhia dos filhos, Bryan e Brenda.

Deisicleia com seus filhos, Bryan e Brenda

A devota de Jesus das Santas Chagas contou que ligou ao Santuário para saber a programação do sábado e, quando soube das pregações, decidiu passar para rezar e aprender sobre o tema. “Não poderei ficar até o final, mas fiz questão de vir com meus filhos para ter este tempo de fé. Minha filha está sempre com o terço em mãos, rezamos juntas todos os dias. Possivelmente virei nos próximos para ficar até o final”, confidencia.

“A postura do comunicador dentro da liturgia”

Esta foi a primeira pregação da tarde, conduzida pela jornalista Andrea Adelio. Ela iniciou sua fala com a reflexão da Palavra de Deus em Pedro (4,10), e salientou a importância não só de estar à disposição do Pai, mas também de ter atitudes para que Ele seja honrado. Além disso, a jornalista enfatizou que sua pregação não era direcionada somente aos comunicadores, mas todos os evangelizadores da Igreja que anunciam a Mensagem do Senhor dentro e fora de suas comunidades.

A jornalista Andrea Adelio fala sobre “A postura do comunicador dentro da liturgia”

Para isso, Andrea apresentou dicas: “Prepare-se adequadamente. Isso vale para a vida. Se você fará uma leitura ou tem qualquer outro servir na Igreja, é importante que se prepare. Quem se comunica com clareza tem mais portas abertas. Por natureza, todos somos comunicadores, mas também todos podem se preparar melhor. Claro que algumas pessoas têm o dom da Palavra, mas hoje temos tantas facilidades para se preparar”, relata.

Ao final da pregação, ela também deixou orientações práticas para quem deseja comunicar a Palavra de Deus da melhor forma. “Conheça seu ambiente e entenda como é projetada a sua voz; busque formação litúrgica, atualização e conhecimento religioso; seja exemplo para todos dentro da Igreja; sorria ao falar, pois muitas pessoas vão à igreja em busca de algo ou de um conforto e você pode fazer a diferença com um sorriso; respeite o próximo e seja grato a Deus pela oportunidade de anunciar Sua Palavra; e se tem dificuldade, seja humilde e busque ajuda”, completa.

“Oratória”

Daniel Godri Junior foi quem conduziu a segunda pregação do “Sábado em Família” e abordou como aperfeiçoar a habilidade em falar em público. Autor de 12 livros, o palestrante começou ao relembrar de São Paulo, que aprendeu que não adianta ter técnica se não houver a bênção de Deus. “Portanto, sua oratória só vai frutificar se Deus colocar a mão. Porém, Ele não age sozinho, você precisa se aperfeiçoar e entender que Deus pode abençoar sua vida pra que tenha um resultado melhor”.

Daniel Godri Junior fala sobre “Oratória”

Ele também reforçou que, ao anunciar a Palavra, é preciso mais que somente saber o que diz a Bíblia. “Uma pregação é como uma receita, não pode ter mais ou menos ingredientes. Não adianta ter só conteúdo. Há pessoas com conhecimentos extraordinários, mas que não estão aquecidas pelo fogo de Deus. É como uma carne: tem a proteína, mas se não tem o preparo, o tempero e o fogo, não dá para tirar proveito. Se não transformar, não tem como ser um bom comunicador. A Palavra tem que transformar. Assim que edifica”, afirma.

O palestrante deixa algumas dicas de fontes para os fiéis da Igreja se inspirarem ao anunciar a Mensagem de Deus, como: parábolas, milagres da Bíblia, orações, festas litúrgicas, objetos da história cristã, pensamentos e personagens bíblicos, entre outros. Por fim, Daniel também afirmou a importância do comunicador católico rezar e amar a Palavra, pois Ela muda vidas.

“O seu sim para Deus exige atenção”

“A Palavra é o que inspira e ilumina para que possamos sair no mundo e agir em prol do Reino de Deus”, foi isso que Daniel Garcia defendeu em sua pregação durante o “Sábado em Família”. Ele começou com a mensagem de que para comunicar o amor do Pai não é preciso muito. Aos fiéis que acompanhavam o evento, ele afirmou que o mais necessário é estar entregue ao amor d’Ele.

Daniel Garcia fala sobre “O seu sim para Deus exige atenção”

Além disso, o pregador fez um chamado aos leigos presentes: “Você está aqui e isso é ter fé, dizer sim. Você pode fazer parte de uma grande maioria, das pessoas que oram e que pedem. Por isso, estar aqui é fazer parte do Reino. Não se sinta fora se não faz uma leitura ou não canta na Igreja. Porém, se sente vontade, procure! Pense o que você tem para oferecer a Deus. Você é a Igreja, não tenha medo”, proclama.

Por fim, ele orienta que o dizer sim ao Senhor não é tarefa fácil, pois envolve entrega. No entanto, a atitude de fé traz inúmeros benefícios. “Se aqui, na sua cabeça, você se conectar com Deus, a dor passa e conseguirá conversar com Ele. Entregue não apenas seus alentos, mas suas vitórias. Converse com Deus, aprofunde sua fé e encontre Ele dentro de ti”, conclui.

O evento foi apresentado por Dulce Maria, teve animação, oração do Terço Mariano pelo grupo “Terço dos Homens” e encerrou com a Adoração ao Santíssimo e Santa Missa com Padre Jorge Fortunato. Assista às últimas edições do “Sábado em Família” aqui.

Anote na agenda

Os próximos sábados também terão programações especiais. O evento é aberto à comunidade e não é necessário fazer inscrição. Saiba mais aqui. O endereço do Santuário Nossa Senhora de Guadalupe e de Jesus das Santas Chagas é Praça Senador Correia, 128, no Centro de Curitiba. Confira e programe-se:

Data: 10/02/2024
Horário: 14h – 19h
Tema: Despertai – Deus te escolheu!
Programação:
14h – Recepção e boas-vindas
14h10 – Oração e animação
14h20 – Pregação “Coragem – Eu Venci o Mundo”, com Everson Zanini
15h – Terço Mariano (Terço dos Homens)
15h30 – Pregação “Despertai – Deus te escolheu”, com Waldenize Rodrigues do TLC
16h10 – Momento Padre Pio e música
16h20 – Pregação “Campanha da Fraternidade: Fraternidade e Amizade – ‘Vós sois todos irmãos’ (Mt 23,8)”, com Josiane Peixoto do TLC
17h – Adoração ao Santíssimo
18h – Santa Missa
19h – Encerramento

Data: 17/02/2024
Horário: 14h – 19h
Tema: Eu e minha casa serviremos ao Senhor
Programação:
14h – Boas-vindas e Animação
14h20 – Pregação “As rotinas Familiares na presença de Deus”, com Janaína B. Araújo de Moraes
15h – Terço Mariano (Terço dos Homens)
15h30 – Pregação “‘Dai-me uma geração de famílias santas que mudarei o mundo’ – Papa Pio XIII”, com Angela Rejaile
16h20 – Música e animação
16h30 – Pregação “Peregrinos da Esperança – Jubileu 2025”, com Katia Gabriela da Silva Golombe
17h – Adoração ao Santíssimo
18h – Santa Missa
19h – Encerramento