Cinco dias de Festa de Jesus das Santas Chagas: confira o que já aconteceu

23/09/2022 às 17:05

A programação religiosa e cultural oferece aos fiéis inúmeras atividades e promete muita devoção para o final de semana 

A VII Festa de Jesus das Santas Chagas já se encaminha para os seus últimos dias, mas ainda têm muitas emoções e graças para ver e sentir. Na quinta-feira (24), foi o quarto dia do evento com programação religiosa e cultural no Santuário Nossa Senhora de Guadalupe e de Jesus das Santas Chagas.

No 1º dia do Tríduo a Jesus das Santas Chagas, Padre Fábio Vieira celebrou a Santa Missa às 7h30 da manhã, que foi seguida da Novena de Jesus das Santas Chagas e Adoração ao Santíssimo, ministrada pelo Sacerdote Jorge Fortunato. Ao meio-dia, Padre Reginaldo Manzotti presidiu a Santa Missa e relembrou a importância da Quinta-feira Eucarística.

 

Foto: Filipe Gusso

 

“Nessa Festa, agradecemos a Deus tantas graças e milagres que Jesus tem feito em nossas vidas. É nesse contexto que temos hoje a Quinta-feira Eucarística, que a Obra Evangelizar leva com muita seriedade. É o dia todo eucarístico. Assim como nós circulamos em torno do Sol e precisamos dele para sobreviver, precisamos de Jesus Eucarístico como nosso sol”, afirma ele.

Na homilia, o Sacerdote ainda reforçou a missão dos Mensageiros de Jesus das Santas Chagas: “Há sete anos, são mais de 10 mil Capelinhas percorrendo o Brasil e o mundo. Os Mensageiros levam pessoas a se reunir para rezar e traz para Curitiba testemunhos, inclusive de cura. A devoção está estampada no crucifixo e todos que o tem se deparam com as Chagas na Cruz. Não foi só Herodes que ficou perplexo. Nós ficamos perplexos que Deus é bom”, conclui.

Além disso, durante a Missa, também aconteceu a entrega da Relíquia e imagem de Carlo Acutis, com Padre Fábio Vieira. Às 14h, aconteceu uma exposição, pregação e bênção com a Relíquia, que se juntou às outras pertencentes à Obra Evangelizar.

 

Foto: Filipe Gusso

 

O dia teve fim com a celebração da Quinta-Feira Eucarística, no 3º dia do Cerco de Jericó, a Adoração ao Santíssimo, conduzida pelo Padre Reginaldo, seguida de uma procissão surpresa no entorno do Santuário. “A Igreja precisa de fiéis católicos com ardor no coração, fervorosas na fé. Muitos vêm para pedir, mas é preciso vir também pela gratidão, para dizer ‘Obrigado(a), Jesus, pela minha graça”, reforça o Sacerdote.

2º dia do Tríduo e Dia de São Pio de Pietrelcina  

Na sexta-feira (23), 2º dia do Tríduo em honra a Jesus das Santas Chagas, a programação começou às 7h30 da manhã com a Santa Missa celebrada pelo Padre Anderson Gomes, e seguiu com a Novena de Jesus das Santas Chagas e o passeio com o Ícone, rezada pelo Padre Jean Patrik. Ao meio-dia, Padre Reginaldo assumiu o altar para dar início à Missa pelo Dia de São Pio de Pietrelcina, intercessor da Obra. Após acolher os Sacerdotes parceiros da Obra, as caravanas de fiéis que vieram de todo o Brasil, começou a refletir sobre como, em nossas atitudes e palavras, demonstramos que Jesus é único em nossas vidas. E usou São Pio como exemplo da proximidade que a Reconciliação nos ajuda a conquistar junto a Ele. “Temos um grande intercessor da Obra. Ele faz parte dos nossos carismas e pede a Deus por nós”, explica.

A Palavra do dia, que inspirou a homilia, foi o Evangelho de Lucas 9,18-22. “A nossa grande missão, e nunca esqueçamos, é proclamar e anunciar a pessoa de Jesus Cristo, nas Suas Santas Chagas. E, dentro disso, a caridade e a leitura orante. Quis, São Pio, ser nosso intercessor quando, nos 10 anos da Obra, Deus nos quis reavivar as Santas Chagas de Jesus. Essa devoção é também minha, pois esse homem, São Pio, primeiro recebeu os estigmas de forma invisível. Ele sentia na dor, rezando em frente ao crucifixo, por horas e horas, se configurando a Cristo. Depois, quis Jesus que São Pio participasse de Sua Paixão, dando-lhe os estigmas visíveis por 50 anos. Para muitos – e para alguns que não entendem – podem entender como uma dádiva. Foi um grande sofrimento físico, motivo de ridicularizações, sofrimento espiritual, calúnia, inveja. Nós somos chamados, tal qual Pedro, a dar uma resposta existencial, no agir, no pensar e no querer, sobre qual espaço Jesus ocupa em nossas vidas. São Pio vivei isso, tendo Cristo como centro da vida em tudo”, conta.

 

 

Padre Reginaldo conta que, desde pequeno, São Pio viveu em uma batalha entre Deus e o Diabo e lembrou que ele nunca teve uma saúde física boa. “Deus escolheu os fracos para confundir o inimigo. Na tua vida, na minha vida, na de cada um: quando os problemas escrevem tortos e nos fazem sofrer, e a gente se questiona o que fez para merecer isso. É a mão de Deus que vai fazer maravilhas. Lá, na igreja de Santa Maria, ele exerceu um Sacerdócio maravilhoso, fundamentado na Eucaristia, mesmo em uma luta contínua e estressante contra a força de Satanás”, explica.

Em relação ao poder intercessor do santo, Padre Reginaldo orienta. “A ele, peça libertações e coisas grandes. Não é por acaso que ele carregava no corpo os estigmas de Cristo. Se Jesus lhe deu essa dádiva aqui na Terra, que pouquíssimos santos receberam, imagina na eternidade. Ele entendeu muito cedo que a porta da santidade é a Confissão”, reforça Padre Reginaldo, lembrando que, ao longo da Festa, o Santuário tem horários especiais para quem deseja praticar o sacramento tão especial.

Atividades culturais na rua lateral do Santuário

Além das celebrações religiosas, a VII Festa de Jesus das Santas Chagas conta com uma programação cultural repleta de atividades gratuitas. Na quinta-feira (22), a juventude foi chamada a participar de shows musicais, como de Isah Bueno e Banda, e apresentações artísticas, como da Trupe Periferia e Jester Teatro Juvenil.

Nesta sexta-feira (23), o tema da programação cultural foi “O Brasil do Sul”, com espetáculos da Dupla Gauchesca Anny e Juvinha, Banda Louvanerão, Danças Gaúchas – Os Guris da Quitandinha ou Campina das Araucárias e Rodrigo das Violas. O Programa Vida em Foco, comandado por Carol Tormena, aconteceu e foi transmitido pela TV Evangelizar do palco cultural situado na rua lateral do Santuário Nossa Senhora de Guadalupe e de Jesus das Santas Chagas.

Foto: Larissa Nicolosi

 

O Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (SENAC) ofereceu serviços gratuitos de maquiagem e orientações de saúde.

Sábado e domingo tem mais

A programação da VII Festa de Jesus das Santas Chagas continua com intensas atividades religiosas e culturais durante o final de semana. Confira a programação completa aqui.