Mais de dois mil Mensageiros Líderes participam do 5º Encontro de forma presencial e online

20/09/2023 às 11:51

Padre Reginaldo falou com Mensageiros Líderes sobre a importância da atuação deles para espalhar a devoção a Jesus das Santas Chagas

Padre Reginaldo Manzotti e milhares de Mensageiros Líderes estiveram reunidos na terça-feira (19), durante a VIII Festa de Jesus das Santas Chagas, para falar mais sobre a atuação deles em espalhar a devoção. Pela terceira vez, o momento contou com plateia presencial e online. No Anfiteatro Jesus das Santas Chagas, estiveram presentes cerca de 300 Mensageiros e na plataforma online, foram mais de duas mil pessoas.

O Sacerdote iniciou com uma reflexão sobre o Evangelho do Dia (Lc 7,11-17), que apresenta o milagre na cidade de Naim, em que uma mãe viúva é parada e vê seu filho morto acordar por ordem de Jesus Cristo. Depois disso, todo o povo glorifica o Senhor e espalha a notícia pela Judeia inteira.

A Palavra de Deus se assemelha à missão dos Mensageiros, que é disseminar a devoção em todo o mundo, para que mais pessoas vivenciem o grande amor de Jesus das Santas Chagas: “Quem aqui sabe de um milagre? Quantas pessoas foram curadas por Jesus das Santas Chagas? Por que eu pergunto isso? Pois Deus confirma as suas obras. Se Ele está confirmando, temos que dar mais um passo”, afirma o Padre.

Foto: Felipe Gusso

Segundo o Sacerdote, a Associação Evangelizar É Preciso conta com mais de 12 mil Capelas Peregrinas espalhadas pelo Brasil e pelo mundo, por meio da dedicação dos Mensageiros de Jesus das Santas Chagas. Essa invocação surgiu para reforçar um objetivo presente nos Carismas da Obra antes mesmo do projeto iniciar.

“O que quis Deus ao confiar na Associação Evangelizar É Preciso? Algo que já estava nos nossos Carismas, mas não era explícito: o Anúncio da Pessoa de Jesus Cristo. Esta é a nossa missão, a fonte de onde tudo brota. Queremos que o Filho de Deus seja mais amado, que os católicos voltem a ser católicos e que nossas comunidades sejam mais fervorosas”, defende.

Parceiros da Obra Evangelizar

A missão de espalhar a Palavra de Deus foi reforçada por Padre Reginaldo em todo o Encontro. Ele lembra que ao longo da história foram vários os episódios em que Jesus e a Mãe, Maria, apareceram para reforçar esse pedido. O Sacerdote relata que Nossa Senhora de Fátima, ao surgir diante dos pastorinhos, contou aquilo que já estava na Escritura e foi fiel à revelação da Palavra de Deus, por isso a importância da atuação dos Mensageiros.

“Às vezes, nos perguntamos o que é a Obra Evangelizar. É um mandato de Deus que pede: ‘Ide por todo o mundo’. É o Evangelho e está dentro de nós. Quando estamos em uma realidade como no Brasil, em que o número de católicos está diminuindo e que muitas pessoas precisam vivenciar a salvação do Senhor, não vamos desistir”, complementa.

Foto: Felipe Gusso

A devoção a Jesus das Santas Chagas foi abraçada pela Associação Evangelizar É Preciso em 2015, quando Padre Reginaldo a ganhou como um presente de Deus, pelos 10 anos da Obra. Ele conta que sentiu essa responsabilidade, que vem acompanhada de grandes milagres. As graças são vivenciadas por muitos dos Mensageiros, mesmo que, muitas vezes, seja difícil encabeçar essa missão.

Por fim, o Sacerdote fez mais uma invocação: “Deus te enche de poder, Mensageira e Mensageiro. Te enche de bênçãos e amor. Sabe por quê? Pois você foi na fonte. Se você está na fonte, sua vida está abençoada, sua família está abençoada e Deus vai, dia após dia, te encher de amor”.

Mensageiros e suas histórias com Jesus das Santas Chagas

Maria do Socorro, Mensageira Líder há cerca de 5 anos, conta que abraçou a devoção e a atuação com as Capelinhas porque viu sua vida mudar e melhorar por Jesus das Santas Chagas. Ela se organizou dentro da comunidade e hoje são 18 Capelas Peregrinas. “Comecei um movimento das Santas Chagas dentro da minha igreja. Todas as quintas-feiras, rezamos o Terço e fazemos a Adoração ao Santíssimo. Também realizo o Terço com enfermos e levo Jesus das Santas Chagas para quem mais precisa. Eu agradeço muito por Deus e Padre Reginaldo terem oportunizado esse contato com a devoção.”

De Ocara, no Ceará, Maria de Almeida, conhecida como Dona Lurdinha, conversou com Padre Reginaldo por meio de uma chamada de vídeo durante o Encontro. Ela conta que é Mensageira Líder há seis anos e, atualmente, coordena cerca de 20 Capelas Peregrinas. Tudo começou quando conheceu o Sacerdote pela TV e sentiu o chamado. Primeiro tornou-se associada e, depois, por meio de um anúncio no Jornal do Evangelizador, tornou-se Mensageira.

“Me senti fraca e insegura no início, mas segui. Guardei o anúncio do Jornal por uma semana e o levei para uma novena. Fiz o convite para o grupo e lá mesmo meu irmão topou participar. Fomos os primeiros Mensageiros na cidade de Ocara. Dez pessoas se inscreveram e levamos a Capelinha para todos os lugares que íamos. Foi crescendo e hoje temos mais dez grupos inscritos aguardando receber suas Capelas”, explica.

Yuri Geraldo Batista é de Pará de Minas (MG) e veio para participar presencialmente da Festa de Jesus das Santas Chagas e do 5º Encontro dos Mensageiros. Ele afirmou que o início de sua atuação como Mensageiro se deu por meio de uma graça pessoal. “Adquiri Covid-19 e fiquei muito ruim. Pedi muito a Deus, melhorei, mas fiquei com a memória ruim. O médico disse que poderia ser Alzheimer precoce. Fui encaminhado para uma tomografia e entrei dentro da máquina com essa fita de Mensageiro. Nesse momento, senti que não tinha mais nada, pois fiquei muito relaxado. Passaram três dias e levei o exame. O médico me disse que não tinha nada. Para a graça do Senhor, eu melhorei”.

O Mensageiro relatou que atualmente tem dez Capelas Peregrinas e, como é ciclista, tem uma Capela para evangelizar na zona rural. “Lá estamos com dez pessoas, são as mais fervorosas que conheço. Não evangelizo só em minha cidade, vou também a outras e ajudo a espalhar a devoção”, finaliza.

Foto: Felipe Gusso

Por fim, Gisele Moreira, de Nova Friburgo (RJ), foi a última Mensageira a conversar com Padre Reginaldo. Ela confidenciou ao Sacerdote que tudo começou ao presenciar um jovem sendo preso e sentiu Jesus pedir para evangelizar. No início, teve a ideia de fazer um banner e divulgar as Capelas Peregrinas de Jesus das Santas Chagas nas missas de sua comunidade. Foi assim que conseguiu os primeiros cadastros de Mensageiros. Um passo maior veio a seguir.

“Agendei uma audiência com o Bispo, que nos apoiou e me chamou para divulgar para todos os Padres da região. Tomei um susto, pois consegui 400 famílias cadastradas. Em junho deste ano, tomei mais um susto, pois eram muitas pessoas. Pedi ajuda ao Senhor para me estruturar e, atualmente, represento 521 famílias cadastradas em Nova Friburgo. São 30 Capelinhas. Montamos o 1º Ministério de Jesus das Santas Chagas, com encontros todos os meses”, explica a Mensageira.

Foto: Felipe Gusso


As surpresas finais do Encontro

Padre Reginaldo finalizou o Encontro com sorteios de presentes da Produtos Que Evangelizam, que alegrou a todos os Mensageiros presencialmente e também pela plataforma online. Ele também afirmou que esse momento é um esforço da Associação para o acompanhamento dos Mensageiros Líderes. Para o futuro, estão planejados encontros mensais com Sacerdotes e religiosos parceiros da Obra. Por fim, todos rezaram o Terço de Jesus das Santas Chagas.

A Festa de Jesus das Santas Chagas continua ao longo da semana. Confira a programação religiosa e cultural completa em nosso site. Confira aqui as fotos do 5º Encontro dos Mensageiros das Capelinhas de Jesus das Santas Chagas.