17 anos da Obra: o anúncio da pessoa de Jesus Cristo, nas Suas Santas Chagas

03/10/2022 às 17:00

Missão de fé, abraçada por colaboradores e associados, é celebrada com Missa em Ação de Graças no Santuário Nossa Senhora de Guadalupe e de Jesus das Santas Chagas 

Hoje (3), a Associação Evangelizar É Preciso celebra 17 anos de vida, como resultado de uma trajetória já construída pelo Padre Reginaldo Manzotti. O Experiência de Deus, por exemplo, teve início um ano antes e foi o que impulsionou a existência da Rádio Evangelizar, que completa 15 anos junto do Jornal do Evangelizador, e depois a da TV Evangelizar, que celebra 11 anos. Durante a homilia, Padre Reginaldo reforça a grande missão de todos que, de alguma maneira, fazem parte da Obra, sejam associados, sejam colaboradores. “Nossa missão é anunciar a pessoa de Jesus Cristo, nas Suas Chagas”.  

Ele reforça que o Evangelho do dia, como sempre, tem muito a nos ensinar. E que o de hoje não foi diferente. Reforça que em Lucas 10,25-37, Jesus conversa com um homem da Lei e que, durante esse diálogo, fica claro que saber e conhecer não é o bastante. “É preciso crer e aderir à Palavra e a Jesus. É preciso amar ao próximo. E a minha pergunta é ‘quem é o próximo?’. Para nós, cristãos, a resposta é muito simples e Jesus a apresenta contando uma parábola, falando de um homem que ficou à beira do caminho. São pessoas que desistiram de viver, que estão cansadas”, completa.  

De alguma forma, segundo o Sacerdote, a Obra atrai exatamente essas pessoas. “Se observar os testemunhos, as partilhas, as pessoas que vêm até nós estão com questões familiares, econômicas e de saúde. Elas estão feridas e buscam a cura. Quando está tudo bem na vida, a gente diz ‘eu fiz’, ‘eu consegui’. Porém, quando o pé está no poço, procuramos Jesus. Esses são os nossos próximos”.  

Padre Reginaldo aproveita para pontuar como é difícil a missão da Igreja e da Obra, e lembra que o próprio Jesus disse: “Se agiram assim comigo, com vocês não será diferente”. Para ser vista e ouvida, ele reforça a importância da aproximação, de se colocar no mesmo nível, como Jesus fazia. Ao lembrar do bom samaritano, o Sacerdote nos lembra de cuidar dos hóspedes de Jesus, que a nós foram confiados para curarmos as feridas. “Temos um número grande de associados, mais de 10 mil Capelinhas pelo mundo. Digo isso, pois Deus há sete anos nos pediu para levar Suas Santas Chagas. Prestamos um serviço missionário e evangelizador de forma impressionante pelo Brasil e pelo mundo, por causa dos aplicativos. Na caridade, de 2021 para 2022, foram 239 toneladas de alimentos arrecadados e doados, mais de 95 mil pessoas alimentadas com a doação dos associados, as 10 mil crianças atendidas pela parceria com a Pastoral da Criança”, reforça.  

Para ele, não existe fé alimentada sem a Palavra. “Quando Paulo escreve para Timóteo, ele diz: ‘Coragem, Timóteo. Deus não lhe deu um espírito de timidez, mas de fortaleza, de amor e de sobriedade’. Então, não se abatam por nada. Críticas virão e irão, elogios e calúnias também. A nós, além de tudo o que fazemos com retidão e seriedade, continuemos sendo fortaleza. Por isso que o pouco que a gente tem em recursos e espaços, a gente transforma. Não sejamos tímidos e envergonhados. Coloquemos o amor nos hóspedes de Jesus, que nos foram confiados. A sobriedade, na língua original, quer dizer mansidão e temperança para resistir. E a última palavra que Ele disse a Timóteo ‘não tenha vergonha de ser testemunha de Jesus Cristo’ serve para nos inspirar”, finaliza.  

Assista ou reveja a Missa em Ação de Graças pelos 17 anos da Obra, o vídeo comemorativo, feito pela Rede Evangelizar de Comunicação, e as fotos da celebração, registradas pelo Felipe Gusso.