Voluntários no XV Evangelizar É Preciso Fortaleza

15/10/2022 às 00:25

Em Missa de Envio, os voluntários rezaram pelo dia de trabalho e fé que se dedicarão durante o evento 

Nesta sexta-feira (14), aconteceu a Missa de Envio para voluntários do XV Evangelizar É Preciso Fortaleza, que será realizado hoje (15) no aterro da Praia de Iracema, na capital cearense. A solenidade marca o final dos treinamentos para as pessoas que se prontificaram em ajudar a Obra no grandioso evento.

Foram cerca de 1100 voluntários inscritos e em torno de 900 participaram dos treinamentos, que aconteceram nos dias 12, 13 e 14 de outubro. O encontro  tinha como objetivo prepará-los para atuar nos cadastros de novos associados, coleta, ofertas, divulgação das ações da Obra e da Produtos Que Evangelizam.

Na Missa de Envio para os voluntários do XV Evangelizar É Preciso, milhares de fiéis lotaram a Catedral da Sé, localizada no Centro de Fortaleza. No início da celebração, Padre Reginaldo Manzotti relembra que outubro é mês das missões e agradece a todos que aceitaram a missão de evangelizar. “Por isso estamos aqui. Às vezes nos esquecemos de nossa missão dentro de casa, no trabalho, na Igreja. Muitas vezes nos cansamos e recuamos, e o senhor nos manda avançar. Perdão, Senhor”, afirma.

Ao receber a palavra, Padre Clairton Alexandrino, Pároco da Catedral, enaltece o ato de evangelização de todos os presentes. “Evangelizar é anunciar o nome de Jesus, a Pessoa, a Promessa para o Reino de Deus. Somos todos encarregados de administrar os Mistérios de Deus”.

Na homilia, Padre Reginaldo volta a agradecer a todos os voluntários. “Comemoramos 17 anos da existência da Obra Evangelizar. Foi no décimo ano quando Jesus pediu que nos dedicássemos à devoção a Jesus das Santas Chagas. Vocês estão aqui, pois todos somos missionários. Meus irmãos, nós Padres não fomos feitos pra a colheita, fomos feitos para o plantio. E vocês também. É isso que significa a palavra evangelizar”, finaliza.

Voluntários

Inúmeros são os testemunhos daqueles que se ofereceram a ajudar a Obra durante o XV Evangelizar É Preciso Fortaleza. Entre eles está o da Conceição Maia, associada desde 2013 e Mensageira de Jesus das Santas Chagas. Pela terceira vez voluntária no evento, ela conta que participa em agradecimento pela intercessão de Jesus das Santas Chagas por uma doença.

“Tinha problema de psoríase [doença crônica da pele caracterizada pela presença de manchas avermelhadas, recobertas por escamas esbranquiçadas], sou professora, trabalhava e não podia pisar no chão. Sempre pedia a cura dos meus pés. Em 2013, fiz um retiro com Padre Reginaldo. No Terço da Misericórdia, ele pediu por todas as pessoas que tem psoríase, e apontou para mim dizendo que estava curada. Nunca tive mais nada nos pés. Nessa época,  já era voluntária, associada e, depois, conheci os Mensageiros de Jesus das Santas Chagas. Agora estou aqui, no meu terceiro Evangelizar É Preciso Fortaleza e atuarei no carrinho da coleta!”, confidencia.

Conceição veio ao evento junto de uma Caravana com mais 60 pessoas, que foi organizada pela Izabel Cristina de Freitas, associada há mais de 10 anos e coordenadora de um grupo de Manzottinhas em Maracanaú, município do Ceará. “Bebel”, como é conhecida a organizadora da Caravana, já foi voluntária em outras edições do Evangelizar É Preciso Fortaleza e distribuiu cerca de 200 broches de girassóis artesanais para quem participava do evento. Desta vez, ela estará em uma tenda para a distribuição de materiais da Obra, junto de suas amigas e também Mensageiras Adriana Sena e Leandra Kelly.

Além delas, Alexandre Garcia Campos participou e trabalhou como voluntário na Missa de Envio. Ele conheceu a Obra por intermédio de sua mãe, que é associada desde 2008. E é por causa dela que ele se prontificou em ajudar a Obra. “É um prazer estar aqui e dar continuidade ao que pede o Padre Reginaldo, que é evangelizar. Não é evangelizar por si só, mas ajudar no princípio de caridade, fortalecendo a Associação. Minha mãe é associada e, como ela está doente, tenho assumido algumas coisas em seu lugar. Essa é uma delas”, conta.

Testemunhos

Na Missa de Envio dos Voluntários, houve testemunhos de pessoas que passaram pela celebração para agradecer. Uma dessas histórias é do Stefferson Rodrigues de Menezes, associado desde 2019 e morador de Novo Oriente, cidade localizada a 415 km de Fortaleza. Ele relata que viveu uma grande mudança em sua vida, fruto da intercessão de Jesus das Santas Chagas pela dependência da bebida.

“Foi no XIII Evangelizar É Preciso Fortaleza que me ajoelhei e pedi que Jesus atendesse ao meu pedido. A partir daquele momento, senti que conseguiria me afastar das coisas que estavam me prejudicando e me aproximei de Deus ainda mais. Minha vida mudou completamente. Vai fazer três anos e estar aqui novamente é uma felicidade”. A esposa e ele estavam em Fortaleza para uma consulta médica, e acabaram perdendo a condução pra voltar à cidade natal. Foi um sinal de Deus para participarem da Missa de Envio e do XV Evangelizar É Preciso Fortaleza mais uma vez.

Assim como Stefferson, Antonia Eridan Alves foi à Missa para agradecer. Associada há cerca de três anos, ela alcançou a graça de recuperar uma amizade perdida durante 13 anos. Foi em um encontro com Padre Reginaldo Manzotti no Ceará, há cerca de três anos, que ela pediu que o Senhor intercedesse pela relação com a amiga. “Na semana seguinte, fizemos as pazes e voltamos a nos falar. Tem gente que pede a Jesus por bens materiais, mas acredito que amizade é algo que fica. Por esse motivo, pedi isso a Ele e fui atendida”.