Vigília de Pentecostes: um dia para celebrar o Espírito Santo

31/05/2020 às 19:24

Depois de uma madrugada cheia da Palavra, de bênçãos, o dia começou com a Santa Missa das 8h, celebrada pelo Padre Reginaldo Manzotti

Foto: Felipe Gusso

Em seguida, enquanto ele, os ministros e padres parceiros da Obra entregavam a Eucaristia aos fiéis que foram de carro até o Santuário Nossa Senhora de Guadalupe e de Jesus das Santas Chagas, padre Chrystian Shankar entrou no ar diretamente do Santuário Frei Galvão, em Divinópolis (MG).

Em sua pregação, padre Chrystian falou sobre como é importante libertar o Espírito Santo, que vive em nós, cristãos, desde o batismo. “Deus só precisa de uma coisa: do nosso sim. Saber que a água mata a sede, não mata a sua sede, certo? O Espírito Santo não pode se permanecer no saber, ele precisa se tornar sede em sua vida. Muitas pessoas estão só no nível do conhecimento, elas sabem tudo sobre o Espírito Santo mas não O vivem. Hoje, estamos melhores que os apóstolos. Eles tinham Deus ao lado. Nós, hoje, temos Ele dentro de nós desde pequenos, quando fomos batizados. Nós somos peneiras na mão de Deus. Nós só viveremos cheios do Espírito Santo se estivermos mergulhados nele, imersos”.

Para ele, ainda é importante reforçar que quem está na Igreja e carrega consigo o Espírito Santo deve ser diferente dos demais. Não no sentido de ser melhor, e sim de ser merecedor

do Espírito Santo e coerente com os valores cristãos. “Os pecados são iguais a flocos de neve. Se você deixar cair e acumular, vai virar um gelo que não se tira fácil”, explica Padre Chrystian Shankar.

Durante todo o tempo, o sacerdote clamou e convidou aos fiéis para juntar-se a ele em uma prece especial. “Ajuda-nos Senhor a entender que tudo aquilo que o Espírito Santo quer fazer em nós e que toda a ação evangelizadora só se realizam para os que sabem dobrar os joelhos em adoração. Os apóstolos, com Maria, clamavam pelo Espírito no Cenáculo. Hoje, nós estamos clamando e pedindo. Confirma a nossa unção, a nossa escolha, a nossa consagração. A Tua Igreja necessita do teu Espírito Santo. Sem ele, os nossos ritos são apenas teatros e a nossa pregação é vã. Venha Espírito Santo e faz de nós Obras purificadas, obras de Deus”.

Em seguida, Padre Reginaldo celebrou a tradicional Missa do meio-dia e reforçou que Pentecostes é uma das festas mais importantes da Igreja e que, pela primeira vez, a Vigília foi realizada no Santuário. Ao fim dos ritos, chamou Ironi Spuldaro para sua pregação.

Entre momentos de adoração e revelações de graças do Espírito Santo, o pregador reforçou que, apesar de estar presente o tempo todo, o Espírito Santo foi o último a se revelar. Mas, infelizmente, o primeiro a ser esquecido.
Explicou ainda que existem dois tipos de fogo: o do Espírito Santo e o do inferno. E que, pra não viver no inferno, é preciso estar cada vez mais no fogo abrasador do Espírito Santo. Uma das mensagens mais fortes da pregação, foi referente ao momento que vivemos. “Os Carismas (conhecidos também como Dons) do Espírito Santo são as armas potentes que temos a nossa disposição para viver o fogo do Espírito Santo. O Espírito Santo é o remédio para todo o mal que estamos vivendo. É a vacina para todas as pandemias que o Mundo vai passar. Não se engane, Nossa Senhora, em suas aparições, tem relevado que pestes virão. Deus não coloca a mão na história de um povo para castigá-lo, mas sim para prepará-los para um mundo melhor”, explicou.

Em seguida, Padre Reginaldo voltou ao Santuário para o Terço de Jesus das Santas Chagas e reforçou que não existe Igreja sem o Espírito Santo. “Renova a minha experiência de Deus, renova o meu amor por Ti”, disse o sacerdote. Chamou Padre João Luiz Lemos para o momento de Adoração ao Santíssimo, que durou até o início da Santa Missa de encerramento, que foi presidida pelo Arcebispo de Curitiba, Dom José Antônio Peruzzo. “Vendo o Espírito Santo, não só a palavra que pronunciamos ou os gestos que expressamos, até os silêncios, procedem do Espírito Santo. Que Ele nos faça sábios nos gestos e lúcidos nas interpretações”, disse durante sua homilia. Para finalizar, o Arcebispo convidou Padre Reginaldo e João Luiz Lemos a estender a mão em direção aos fiéis para a bênção final, especial pelo dia de Pentecostes, e transformou a despedida em um lindo momento de fé.

Assista novamente

Os vídeos da Vigília de Pentecostes ficarão disponíveis para que você possa ver e rever, quantas vezes quiser, no YouTube da TV Evangelizar.