VI Retiro Nacional: Palestras mais que especiais

17/03/2018 às 18:15

Padre Reginaldo Manzotti iniciou o Retiro com uma palestra sobre o tema e o lema do evento: ‘Crescer para a Vitória’ e o ‘Desejai com ardor o alimento espiritual’ (1Pd 2,3). “Para crescer, você precisa tomar a decisão por completo. Cuidar do que você vai ler, ver, ouvir e falar é muito importante. Quanto tempo você dá ao WhatsApp, à internet? Nós perdemos muito tempo, nós aceitamos a contaminação. Muitas vezes, o mal-estar que você está tendo é o inferno que sua alma vive. A procrastinação é um grande mal, pois dentro de nós tem uma energia enorme, uma força vital, tem Deus”, explica o sacerdote.

Ao final, Padre Reginaldo contou a história da Rosa e seu amigo e parceiro Sapo para reforçar como devemos nos afastar das serpentes que plantam o mal e a discórdia e cuidar de nossos amigos verdadeiros, pois são eles que nos protegem quando mais precisamos.

Após um breve intervalo, Padre Reginaldo volta ao palco para continuar sua palestra e pede cuidado com quem você se aconselha, pede discernimento, faz pactos e alianças. Tudo isso após contar a história de Ananias e Safira.

“O grande problema é a nossa carnalidade. Temos confiança demais nas coisas materiais e isso é a principal causa de conflitos em nossas casas. Falta consciência das nossas fraquezas. A gente adia as decisões por medo, por perfeccionismo. Não aceitamos errar. É preciso saber que não há crescimento sem dor, sem erro. Não podemos passar a vida sem decidir nada, sendo vítimas das situações. Precisamos ser protagonistas da vida”, reforça.

Uma das mensagens mais fortes do Padre Manzotti foi para quem está passando por uma noite escura na fé. “Erga tua mão o mais alto que puder para que Deus complete a distância que falta”.

Em seguida, começará a Adoração ao Santíssimo, que marca o encerramento do primeiro dia.