V Retiro Nacional reúne católicos de todo o país em um dia de fé

01/04/2017 às 21:49

O frio e a chuva não espantaram devotos que vieram ao V Retiro Nacional para um fim de semana de oração e de nçãos. Neste ano, o Retiro Nacional Evangelizar É Preciso aborda o tema “Ser quem nasci para ser” e o lema “Foi para liberdade que Cristo nos libertou”, Gl 5,1. 

Os fiéis começaram a chegar cedo e lotaram o Marumby Expo Center, em Curitiba. A chegada foi recepcionada com um pocket show da dupla sertaneja católica Álvaro e Daniel.  A abertura foi conduzida pelo apresentador da TV Evangelizar William Teixeira e pelo Ministro Fernando, que  fizeram um momento de espiritualidade e guiaram o terço das Santas Chagas. “A busca pela sabedoria” foi a palestra de abertura do Padre Reginaldo Manzotti.  “A sabedoria é acessível a todos, ela está em todos os lugares. Se manifesta na criação e no sinal de Deus“, afirmou durante o discurso.  A busca da sabedoria é tomar decisões: “Vou voltar ao meu Criador. E o fruto será a felicidade. Na fé eu espero Você, Senhor.” 

Foi a busca pela sabedoria para lidar com situações adversas que trouxe a devota Maria Luísa de Souza ao V Retiro. Pela primeira vez no evento, a devota de Palmas (PR), espera que, por meio da evangelização, consiga forças para lidar com o luto.  “Eu entrei aqui com o espírito pesado, mas já estou me sentindo mais leve”, conta.  

A caravana de 40 pessoas de Corbélia, no Paraná, trouxe Lidiane dos Santos. Acompanhada pela mãe, que já é frequentadora do Retiro há três anos, Lidiane também busca por sabedoria para lidar com a depressão.  “Eu espero que o Retiro me dê forças para lutar contra essa doença”, confessa.  

Vindos sozinhos, com família, amigos ou com caravanas de diversas partes do Brasil, cerca de cinco mil pessoas louvaram ao som do Ministério de Música Evangelizar é Preciso e assistiram à encenação da VI Estação da Via Sacra, em que Verônica enxuga o rosto de Jesus.  

A emoção tomou conta do V Retiro durante a Adoração ao Santíssimo. Os fieis, tocados pelo Espírito Santo, pediram bênçãos e agradeceram graças alcançadas enquanto o Padre Reginaldo percorreu o pavilhão. Esse momento intenso de oração fechou o primeiro dia de evento. 

O V Retiro Nacional Evangelizar É Preciso continua amanhã, domingo, às 9h, no Marumby Expo Center. Orações, pregações e Santa Missa fazem parte da programação do segundo dia do evento. 

Veja a galeria de fotos do primeiro dia do evento!