“Tu és o centro”: Corpus Christi 2022

16/06/2022 às 17:57

Após dois anos sem celebração presencial, a festa de Corpus Christi em Curitiba (PR) aconteceu hoje

Mais de 4 mil pessoas voluntárias trabalharam na confecção dos quase dois quilômetros de tapetes que ligam a Catedral à Praça Nossa Senhora de Salette para a procissão. Ao todo, 116 paróquias, Pastorais, escolas católicas e movimentos da Igreja contribuíram com a decoração especial da procissão. Só da Obra Evangelizar e do Santuário Nossa Senhora de Guadalupe e de Jesus das Santas Chagas foram quase 80 voluntários. Confira parte deles na imagem abaixo.

Às 15h, Dom José Antônio Peruzzo, Arcebispo de Curitiba, iniciou a Santa Missa com muita alegria. “Há anos esperávamos por este momentos e fomos agraciados com a possibilidade de celebrar. A todos os presentes, muito obrigado e bem-vindos a esse encontro com o Senhor e a Sua Palavra. Vamos pedir ao bom Senhor, que nos conceda o Seu perdão e celebremos a Sua presença entre nós”, reforça. 

Com o tema “Tu és o centro”, a celebração recebeu milhares de fiéis que puderam admirar as artes feitas e, claro, a Eucaristia. Em sua homilia, Dom Peruzzo deixou uma mensagem aos católicos que acompanharam a festividade na Capital Paranaense, responsável por uma das maiores festas de Corpus Christi do mundo. 

“O tempo ou o momento recomenda brevidade. Mas é preciso que deixemos que a Palavra nos fale num tempo de muitas palavras, de muitas verdades, de muitas incertezas. Em tempos em que somos tentados a acreditar nas nossas próprias capacidades, da ciência ou do engenho humano. É ótimo que tudo isso se torne uma fonte de bênçãos, mas ao mesmo tempo percebemos as nossas fragilidades por muitas linguagens. Sigamos o Evangelho e tentemos nos colocar entre aqueles que quiseram ouvir a Palavra do Salvador. Jesus acolheu as multidões. Acolher está ligado ao campo semântico dos afetos, não foi cordialidade. Acolheu contemplando um povo que trazia consigo dores, e doía n’Ele a dor daqueles que O procuravam. Não se trata de quantidade de pães a se compartilhar, mas de sentimentos a oferecer. Se somos irmãos, somos chamados a promover a paz, e ela começa lá em casa. Quem a experimenta e a promove em casa, sempre encontrará soluções para promovê-la fora. Vamos caminhar com o Senhor. O caminho nunca teve um sentido de um percurso a ser andado, como um deslocamento. Na tradição bíblica, quer dizer um processo de mudança. Que a nossa ida até à Praça, mova-nos para que nossas palavras construam relações novas nos lugares em que as divisões podem se impor. Os que creem podem ser o sinal, podem levar a paz onde ela falta. Que o Espírito de Deus acompanhe os nossos passos.”

Ao final da Missa e antes de iniciar a procissão com a Eucaristia, o Arcebispo convidou todos os presentes a trocar um olhar de paz ao próximo para fazer justiça ao tema do dia, enquanto ainda precisarmos evitar a contaminação pela Covid-19. 

Após uma caminhada emocionante, com paradas para a encenação relacionadas a Jesus Eucarístico em palcos espalhados pelo trajeto, e cheia de lindas imagens proporcionadas pelos tapetes, que você pode conferir aqui  ou rever pela playlist da TV Evangelizar no YouTube, Padre Reginaldo Manzotti assumiu o palco montado na Praça Nossa Senhora Salette, em frente ao tapete de Jesus das Santas Chagas montado pelos voluntários da Obra e do Santuário, e fez um show especial.

É muita emoção. Depois de dois anos, é a nossa hora de celebrar para o Brasil e o mundo ver, de dizer ‘eu te amo, Jesus’. Visite os hospitais, os presos e presas, as pessoas doentes, as pessoas que precisam de libertação das drogas e dos vícios, Jesus’. Viva a Arquidiocese de Curitiba, viva a Igreja”, completa Padre Reginaldo.