Segundo dia de Retiro Nacional é marcado por momentos de motivação

02/04/2017 às 16:00

Ao som de “Espírito enche a minha vida”, o padre Reginaldo Manzotti iniciou as atividades do segundo dia do V Retiro Nacional da Evangelizar É Preciso, no domingo, 2 de abril. Após rezar o Pai Nosso e a oração do Anjo da Guarda, pediu por aqueles que estão passando por provações e dificuldades. O  padre ministrou a primeira pregação do dia usando diversos provérbios bíblicos para ilustrar e contextualizar os problemas enfrentados no dia a dia, motivando os católicos a enfrentar as adversidades de cabeça erguida. “Viver é enfrentar e resolver os problemas da vida. Cada problema resolvido nos prepara para enfrentar um novo. É preciso ter perseverança para resolvê-los”, refletiu o Padre.

A pregação “Fé, Dom e Motivação” deu sequência às palestras do dia. O padre Reginaldo usou São Pedro, São Gerônimo e São Francisco de Sales para explicar a diferença entra a raiva e a ira. Segundo o sacerdote,  “a raiva é uma indignação sadia, é um sentimento de repulsa ao erro. Mas é preciso ter controle e sabedoria para que a raiva não se evolua para a fúria”.

Assim como no primeiro dia do evento, uma fila se formou  para as Confissões,  atendidas por sacerdotes de várias paróquias de Curitiba e Fortaleza. Luis Gonzaga Gomes, de Varjota, norte do Ceará, estava na fila. Para ele, o Retiro é uma importante ferramenta de fé. “Eu acho essencial, para a vida do cristão, acompanhar os movimentos da igreja. Precisamos cuidar de nossa vida espiritual e nisso o Padre Manzotti tem me ajudado muito”, contou. Ivanilda Maria da Silva, de Curitiba, compartilha da mesma ideia. Para ela, que esteve presente em todas as edições do Retiro, o evento “é uma oportunidade de recarregar as forças em Jesus”.

O pequeno Rafael sonha em ser sacerdote desde os três anos. Ele entrou no pavilhão ao lado dos pais e fez uma surpresa para o padre Reginaldo Manzotti: subiu no palco e presenteou o Padre com uma imagem de Nossa Senhora Aparecida. Juntos, cantaram “Tempestade”, escolhida pelo próprio Rafael. “Que Nossa Senhora o acompanhe na sua escolha”, desejou o padre.

Católicos dos Estados Unidos, Canadá, Argentina, Angola, Portugal e diversos outros países acompanharam o V Retiro por meio da transmissão via internet da TV Evangelizar.  Em “Fé e Promessa”, a última pregação do dia, o padre recebeu testemunhos de graças alcançadas e convidou os presentes a segurarem a Bíblia Sagrada nas mãos: “Deixe que essa Bíblia fecunde na sua alma e no seu coração”. Finalizando o V Retiro Nacional Evangelizar É Preciso, a Santa Missa celebrou a liturgia do quinto domingo da Quaresma emocionando todos os devotos.

Veja a galeria de fotos!