Santíssimo Sacramento chega a Capital Eucarística pelas águas da Amazônia

18/08/2016 às 18:25

A procissão fluvial chegou na tarde de quarta-feira, 17, na Escadinha do Cais do Porto de Belém após sair de Manaus no dia 8 de agosto e percorrer várias prelazias e dioceses

A procissão fluvial chegou na tarde de quarta-feira, 17, na Escadinha do Cais do Porto de Belém após sair de Manaus no dia 8 de agosto e percorrer várias prelazias e dioceses. Jesus Eucarístico desembarcou do navio da Marinha pelas mãos do Arcebispo de Belém, Dom Alberto Taveira Correa acompanhado do Bispo Auxiliar, Dom Irineu Roman e foram acolhidos por uma multidão de pessoas seguindo em direção ao Portal da Amazônia.

Os fieis partilhavam, entoavam cantos e louvores enquanto aguardavam a chegada do Santíssimo Sacramento no Portal. Dona Maria de Nazaré Meireles, 70 anos, da paróquia Nossa Senhora do Perpetuo Socorro estava desde cedo esperando com ansiedade o grande momento. “Eu estou revivendo tudo o que a minha avó viveu no Congresso de 1953, por isso quis participar pra entender tudo o que ela sentiu”, contou Dona Nazaré.

Um grupo de jovens da Renovação Carismática Católica (RCC) aproveitavam aconcentração para evangelizar vendedores ambulantes, pessoas e jovens que passeavam pela orla de Belém. Segundo Jaciara Ferreira, da Diocese de Ponta de Pedras e Antonio Cleiaison, da Diocese de Abaetetuba, é uma oportunidade de levar a palavra de Deus para muitas pessoas.

A população rendia graças com acenos, sinal da Cruz e joelhos prostrados noasfalto para saudar e agradecer a Jesus no Santíssimo Sacramento no caminho para a Orla de Belém.“O que mais marcou e o mais fundamental foi ver esses gestos que tocaram profundamente no meu coração”, comentou Dom Irineu.

Jesus Eucarístico foi acolhido na orla de Belém com muitos louvores, aplausos, sorrisos e muitas lágrimas. Durante a benção solene o legado pontifício Dom Claudio Hummes, exortou a população para o uso consciente dos recursos naturais da região amazônica. “A samaumeira é a árvore mais alta da Amazônia e o Cristo colocado no seu topo lembra o que o Papa Francisco disse que o Jesus é o ponto alto da criação. Cristo sobre essa árvore nos ensina a cuidar e esperar a certeza que um dia a natureza será redimida por ele”, completou Dom Claudio.

O arcebispo de Belém finalizou a reflexão convidando o público a olhar para o Rio Guamá e pedir bênçãos a Deus para todos que o usam como modo de sobrevivência. Para Dom Irineu, o CEN 2016 é o nosso encontro com Jesus Eucarístico.
Após a Benção Eucarística houve a apresentação da orquestra e coral e em seguida o show do Padre Reginaldo Manzotti, um verdadeiro momento de oração e louvor a Deus.

Procissão Fluvial
Dona Edith Queiroz, 71 anos, saiu de Manaus no dia 13 em Procissão Fluvial e conta que foi uma experiência ímpar. Não há palavras pra mensurar o que é estar em local servindo a Jesus. ”Buscamos mais experiências, porque não sabemos tudo principalmente com pessoas que não conhecemos. Eu espero levar pra casa muitos conhecimentos adquiridos”, conclui Edith.

Kleber Vieira fez parte de toda a organização da Procissão Fluvial e acompanhou todo o percurso de Manaus até a chegada ao Portal da Amazônia. Além das paradas nas cidades, a procissão fez várias visitas em escolas, hospitais e presídios. E esta foi a mais marcante para Kleber porque levar Jesus Eucarístico para um presidio, onde não se sabia o que esperar foi surpreendente. “Eles estavam no pátio pegando sol quando chegamos com Jesus Eucarístico. Eles choraram se emocionaram e rezaram conosco e no final todos os encarcerados abraçaram o diácono Nelsinho e o Santíssimo”, relembrou Kleber.

“É tocante e emocionante levar Jesus na Eucaristia para cada pessoa. Foi marcante demais e ficará para sempre em minha vida”, concluiu. A procissão percorreu as prelazias e dioceses de Itacoatiara-AM, Parintins-AM, Óbidos-PA, Santarém-PA, Gurupá-PA e Ponta de Pedras-PA. A programação continua nesta quinta-feira, 18, com simpósio teológico e Santa Missa com Primeira Comunhão de crianças da Arquidiocese de Belém, no estádio do Mangueirão.