Retiro Nacional 2019: A Força da Oração – Parte 3

07/04/2019 às 11:38

O segundo dia do VII Retiro Nacional começou com música e fiéis animados para o aprendizado sobre a Palavra de Deus. Em seguida, foram chamadas ao palco pessoas que queriam dar seus testemunhos de graças alcançadas durante edições anteriores do evento ou as que se sentiram tocadas durante a programação de ontem (6).

Antes de começar mais uma palestra, o Padre Reginaldo Manzotti falou sobre o seu novo livro, “O Poder Oculto”, que tem uma caveira como símbolo. “Sabe por que eu escolhi essa caveira? Para lembrar que todos nós, brancos ou negros, do Sul ou do Norte, vamos ficar assim no fim. Só ficamos bonitos se nascermos em Deus”.

A força da oração

Padre Reginaldo continuou a sequência de palestras sobre a oração, suas formas e, principalmente, a importância que elas têm para a vida de todos nós. “Quando estiver em uma festa, não tenha medo de deixar tudo e ir rezar. Não procure o encontro com Deus apenas no momento de desespero”, lembrou o sacerdote, citando o exemplo de Jesus, que tantas vezes se afastava para fazer suas orações na montanha.

A busca pela intimidade, proximidade com Deus deve ser uma constante na vida de todo cristão, pois é dela que vem a força da oração. “A nossa busca de oração é chegar ao Cristo crucificado, ressuscitado”, continuou.

Oração mental e oração vocal

Como o Padre Reginaldo explicou no primeiro dia, a oração mental dá qualidade à vocal. Sobre a oração que é a verdadeira Palavra do Cristo, o Pai Nosso, o Sacerdote alertou que muitos a rezam por rezar, no chamado “piloto automático”, sem pensar e refletir sobre cada parte. Da primeira à ultima letra, essa oração é um compromisso com Deus e é preciso conhecê-la e vivê-la em toda a sua verdade.

“Precisamos acabar com a desnutrição espiritual. Deus nos nutre e precisamos nutrir nossos irmãos”, convocou o Padre ao ensinar cada trecho do Pai Nosso e seus profundos significados de entrega, confiança, perdão e amor.