Relativismo e Identidade Humana Cristã Católica 

02/01/2018 às 14:31

Antesé importante entender que o Relativismo é uma corrente de pensamento que nega toda a verdade absoluta e perene, deixando a critério de cada um definir sua verdade e o que é melhor para si. Aí vai um exemplo prático: você conta um segredo para um amigo, mas ele acha relativa a importância de guardá-lo e resolve contar a todos. Seria um motivo para perder a confiança e, até mesmo, romper uma grande amizade, não é? 

E é isso que o relativismo fez com a compreensão que temos de nós mesmos. Para muitos homens e mulheres já não é mais importante cultivar e cuidar de sua identidade por achá-la relativa. “Não se trata em pôr em dúvida os direitos e a dignidade de cada um. O homem será muito mais humanamente masculino a medida em que respeitar a mulher. E a mulher viverá muito mais sua profundidade feminina na medida em que cultivar a sadia complementariedade em relação ao homem”, explica Dom Peruzzo.

Essa corrente de pensamento tem sido utilizada como base para o desenvolvimento de projetos educativos e diretrizes legislativas que promovem uma identidade pessoal e intimidade afetiva radicalmente desvinculadas da diversidade biológica. “Faz mal ao coração humano desdizer a natureza. Não fomos chamados a existência e a vivência de uma liberdade que nos privem de relações e experiências de comunhão. Já é hora de resgatar a liberdade sonhada, e não de destruir um caminho que nos leva a complementariedade”, finaliza o Arcebispo.  

Confira a mensagem completa de Dom José Antônio Peruzzo sobre o tema no Programa Pausa para Reflexão