Obra alcança 4.700 cidades brasileiras com distribuição de conteúdo católico

12/04/2023 às 16:01

Pelas ondas do rádio, sinais de TV, streaming e redes sociais, Rede Evangelizar de Comunicação leva programação religiosa e informativa a 195 milhões de brasileiros

Fundada pelo Padre Reginaldo Manzotti há 18 anos, a Rede Evangelizar de Comunicação, parte essencial do trabalho da Associação Evangelizar É Preciso,  conquistou, em 2023, a marca de 24 capitais e mais de 4.700 municípios brasileiros alcançados com produção própria de conteúdo religioso e informativo.  

Para chegar a cerca de 195 milhões de pessoas em todo país, a Rede conta com quatro emissoras geradoras de conteúdo para o rádio, 26 afiliadas, mais de 1.650 emissoras de rádios-irmãs, duas emissoras que geram conteúdos para televisão, 60 canais próprios repetidores no ar e 11 em ativação, 10 canais afiliados 24h, 80 emissoras parceiras e 325 operadoras a cabo, que distribuem a programação da TV Evangelizar para mais de mil canais.

A mensagem da Evangelizar vai além do alcance das emissoras de rádio e TV no país. Ela atravessa fronteiras e cruza oceanos em sites e portais institucionais, 19 plataformas de streaming, redes sociais, aplicativo com acesso mundial, sinais de satélite e captação por antenas parabólicas.

Pouco antes da pandemia chegar ao Brasil, em setembro de 2019, a Rede Evangelizar incorporou aos seus negócios também a tecnologia OTT (do inglês “Over-the-top” ou “acima do topo”), que permite expandir sua comunicação pela parceria direta com as indústrias do segmento de mídia. Não é à toa que a Evangelizar se firma hoje no meio como a maior rede de distribuição de conteúdo católico do Brasil.

As emissoras cabeça-de-rede, que são responsáveis pela produção de conteúdo, ficam em Curitiba, capital do Paraná. Um dos desafios é manter uma linguagem inclusiva para a população distante e diversificada, além de incorporar à grade especificidades e regionalismos que possibilitem maior identificação da audiência. O objetivo desse crescimento é fortalecer a razão de ser da própria Associação, batizada com o nome de Evangelizar É Preciso.

Compromisso de benfeitoria nacional

O diretor de Expansão da Rede, Geizom Sokacheski, explica que, desde 2005, quando a Rede passou a oferecer conteúdos para emissoras de rádio e TV em todo o país, a proposta se iniciou com programas apresentados pelo Padre Reginaldo Manzotti, como o Experiência de Deus. “Em 2007, com o surgimento da Rádio Evangelizar, e em 2011, com a TV Evangelizar, as grades e programas avulsos passaram a compor o portfólio de programas da Rede, e contribuíram para a execução de parcerias no país com a oferta de muitos conteúdos, reforçando o compromisso de benfeitoria nacional, com a entrega de programas de alta qualidade que promovem a audiência local e auxiliam muitas emissoras com recursos escassos a levarem aos seus dials e canais nossos programas já prontos, com cessão de direitos para exibição. O sucesso foi tanto que atingimos essa marca nacional e também em muitos países em todo o mundo”, conta.

Em 2015, quando a Associação Evangelizar completou 10 anos de atividades, foi tomada a decisão de fazer um grande investimento na profissionalização da Rede. Os números desse alcance e capilaridade devem muito à visão de que os conteúdos gerados e difundidos por meio do sinal da Rede Evangelizar precisavam também ser atrativos, relevantes e diversificados para conseguir chegar mais longe e cumprir a missão evangelizadora.

A Rede Evangelizar é retransmissora, ainda, dos conteúdos produzidos pela agência de notícias do Vaticano, a Vatican News. Os formatos digitais fazem com que mais de cinco milhões de internautas sigam a Rede Evangelizar pelo aplicativo, plataformas de streaming e perfis nas redes sociais.

TV que informa e evangeliza

Pesquisa realizada com o público da TV Evangelizar a coloca entre as cinco maiores audiências do segmento católico no país, com o diferencial de atrair a atenção de pessoas cada vez mais jovens, a partir dos 40 anos, em comparação com as demais emissoras pesquisadas, cuja audiência prevalece entre as idades mais avançadas. 

Na grade de programação, são espelhados 11 programas diários com transmissão ao vivo e 73 programas semanais. Além dos programas jornalísticos, a TV já produziu três documentários internacionais, com captação de imagens e entrevistas em Portugal, Espanha e também no México.  E o canal do YouTube da TV Evangelizar, que hospeda boa parte destes conteúdos, reúne quase dois milhões de internautas inscritos.

Emoção e prestação de serviço no Rádio

Há 15 anos no ar, a Rádio Evangelizar é a quarta emissora nacional entre rádios AM e FM de todo o país, de caráter secular ou religioso, com um alcance de quase meio milhão de ouvintes por mês. Quando incorpora a essa conta a audiência dos perfis digitais ou o alcance dos produtos da Rádio nos meios de veiculação pela internet, o número sobe para 800 mil ouvintes fiéis todos os meses, segundo levantamento feito em dezembro de 2022. Em média, os ouvintes passam duas horas, 14 minutos e 38 segundos por dia conectados à mensagem da Rádio Evangelizar. Predominantemente, o público é formado por mulheres acima de 25 anos.

Evangelização digital

A Rede Evangelizar tem investido na expansão para espaços e formatos inovadores na internet, nas redes sociais e aplicativos. Ela corre o mundo com perfis no Facebook, Instagram, no TikTok, com sites institucionais da Associação e do Padre Reginaldo Manzotti, portal IDe+ – plataforma de streaming IDeplay, que disponibiliza aos associados da Obra séries, documentários, eventos, palestras e outros conteúdos audiovisuais, além dos canais de atendimento pelo WhatsApp e envio de conteúdos por meio da plataforma RD Station. 

Em 2022, a página de pedidos de oração do app da Evangelizar recebeu 37 mil solicitações. A Capela do Santíssimo, que pode ser acompanhada em tempo real no site da Associação, recebeu no ano passado 68.389 pedidos de oração, 2.639 testemunhos escritos de associados e 49.391 pedidos para acender velas virtuais.

Números da Rede Evangelizar

Rádio Evangelizar, 15 anos no ar (2008)

  • 4 emissoras geradoras de conteúdo
  • 26 afiliadas
  • Mais de 1.650 emissoras de rádios-irmãs
  • 7 programas apresentados por padre Reginaldo Manzotti
  • Grade disponível para reprodução 24h, 12h, 5h e programas avulsos

Alcance do sinal

  • 24 capitais
  • 4.700 municípios brasileiros
  • Público de 180 milhões de pessoas

 

TV Evangelizar, 11 anos no ar (2011)

  • 2 emissoras geradoras
  • 60 canais próprios repetidores no ar
  • 11 novos canais próprios em ativação
  • Mais de 10 canais afiliados 24 horas 
  • 325 operadoras a cabo que distribuem para mais de 1.000 canais
  • 19 plataformas de streaming com acesso mundial
  • Mais de 80 emissoras de TVs-irmãs que distribuem programas para mais de 1.000 canais
  • 4 programas apresentados pelo Padre Reginaldo Manzotti
  • Grade disponível para reprodução 24h, 12h, 5h e programas avulsos

Alcance do sinal

  • 1.399 municípios no Brasil 
  • 20 capitais 
  • Público de 119.560.327 pessoas 

Grade de programação

  • 11 programas diários com transmissão ao vivo
  • 73 programas na grade semanal
  • 164 colaboradores somente da equipe da TV, além dos setores de apoio na geração, transmissão e capilaridade de canais como engenharia e expansão de rede

Portal IDe+, 2 anos (2021)

  • Mais de 800 mil visualizações logo após lançamento
  • 140 mil visitantes únicos 
  • 180 mil páginas vistas

Redes Sociais

  • Facebook: 10 milhões de seguidores
  • Instagram: cerca de 6 milhões de seguidores
  • Tik Tok: Cerca de 1 milhão de seguidores e mais de 7 milhões de visualizações em vídeos
  • YouTube: Quase 5 milhões de inscritos
  • Capela do Santíssimo no site da Associação (2020): 68.389 pedidos de oração; 2.639 testemunhos escritos de associados e 49.391 velas virtuais
  • Página Pedido de Oração do App (2022): 37 mil pedidos.