Santa Clara de Assis

Ao iniciar a Novena, reze: Deus vinde em nosso auxílio. Senhor, socorrei-nos e salvai-nos.

Depois continue rezando com fé, esperança e amor:

Querida Santa Clara, que seguistes de perto São Francisco, na vida de pobreza e no amor ao próximo e de Deus, olhai carinhosamente para o mundo de hoje, tão necessitado de vossa proteção. Ouvi meu pedido e concedei-me a graça que vos peço, com fé e confiança. Como verdadeiro necessitado, rogo-vos que me alcanceis de Cristo a saúde espiritual e corporal, para mim e meus familiares. Sobretudo, peço a Vossa ajuda para o problema que me aflige…

(Especificar o problema)

Atendei-me, Santa Clara, pela força que tendes junto a Deus e pela fé que me faz buscar Vossa proteção. Amém.

Reflexão

Já seus olhos se fecharam. E agora rezam-lhe ofícios. (Tecem-lhe os anjos grinaldas, no divino Paraíso. Pomba argêntea! cantam, Estrela claríssima!). Irmã Clara, humilde foste, muito além do que é preciso!… O caminho me ensinaste: o que fiz foi vir contigo… (Assim conversam, gloriosos, Santa Clara e São Francisco, Cantam os anjos alegres: vede o seu sorriso!). Que assim partem deste mundo os santos, com seus serviços. Entre os humanos tormentos, são exemplo e aviso, pois estamos tão cercados de ciladas e inimigos! Santa! Santa! Santa Clara! os anjos cantam.

Meditação

A vida de Clara se passou no silêncio e na humildade de uma vida reclusa e pobre. Mas, Deus exalta os humildes; quis que sua serva tivesse uma morte gloriosa e seu sepultamento fosse uma apoteose. Clara vivia os seus últimos momentos neste mundo rodeado por suas irmãs. A certa altura diz baixinho: Vai segura minha alma, pois tens um bom guia para o caminho. Aquele que te criou, te ama ternamente, como uma mãe a seu filhinho querido! Ela falava com sua alma, e assim acrescentou: Sê bendito, Senhor, por me haveres criado! . Foram suas últimas palavras.

Oração Final

Um mistério do terço em louvor a Maria Santíssima.